Usar um transformador gasta mais energia?

Por isso que bani os estabilizadores da minha vida, eles em 99% dos casos usam transformadores, melhor uma fonte PFC ativo e um bom filtro de linha.

Muitos nobreak tem transformador para estabilizar a tensão, o que eu acho uma burrice, queria um sem transformador.

4 curtidas

Aqueles nobreaks da Weg será que presta ?

Aqui já começa o problema pra mim

Tensão de Entrada: 120/220 V
Tensão saida: 115 V

ele tem transformador, então perde eficiência energética.

Pra manter o meu wifi eu construí um nobreak 12v, mas já se acha alguma coisa pronta pra vender hoje em dia.

No caso teria que ser 115 entrada e saída ?

É difícil fazer um ? Tenho uma bateria de 12 v de chumbo ácido que tinha em um amplificador, só não sei a amperagem, mas chuto que deva ser em torno de 1

Eu usei bateria de litio de notebook e segui um tutorial do youtube, as de chumbo tem o complicador que elas descarregam sozinho e ai tem de fazer um circuito flutuador tambem.

Mesmo assim eles costumam ter um transformador para estabilizar a tensão, acho que a perda é menor mas não o ideal.

1 curtida

sim, pra que você pretende usar?

É por que é mas fácil pra um nobreak transformar 12v pra 120v do que pra 220v. No curso técnico construimos um pequeno inversor para a conclusão de uma das disciplinas.

Na real o que ainda não entendo é por que toda impressora de toner é 120V. Daria até uma boa pauta pro Tecnoblog pesquisar. kkkk

Computador mesmo, intenção é mais proteger disco rígido

Podiam fazer nobreak 110v sem transformador estabilizador então.

Quanto as impressoras acho que é projeto pros EUA que são 110v.

Nas regiões de 127 volts as distribuidoras hoje em dia só fazem entrada em bifásico ou trifásico aí tem disponível também a tensão de 220 volts sendo necessário só instalar tomadas, sendo desnecessário o uso de transformadores. Já nas regiões de 220 volts não tem saída tem que usar transformador, mas dependendo da potência é mais barato comprar um equipamento novo pois transformadores acima de 1 Kva são muito caros.

1 curtida

Regra primária de física: Esquentou? Então gasta energia!

Outra regra: Quanto mais energia térmica for gerada, menor o rendimento (a menos que seja um aquecedor, eh claro).

3 curtidas

Falou tudo!

Discordo do eletricista quando diz que os aparelhos ligados em 220v gastam iguais aos ligados em 110v. Mesmo irrisório há um menor consumo em 220v, principalmente se a fiação em 110v não estiver adequada pois pode ocorrer aquecimento nos fios e esse aquecimento gerar um gasto(desperdício).

1 curtida

Boa pergunta. Tenho um desses transformadores jurássicos (deve ter uns 40 anos o meu) só por causa dessa minha impressora 120v

Como assim somaram a potência do transformador com a da carga?

Não. Só fazem se você solicitar bifásico, por padrão ainda fazem monofásico.

Nobreak com entrada e saída e 110v? Mas aí teria que usar transformador pra usar ele em 220v…

Depende onde tu more, tem muitos lugares 110v no Brasil.

Se mora num lugar 220v, o ideal é entrada e saida 220v, mesmo que isso signifique maior complexidade do inversor.

Melhor que fica desperdiçando energia com um transformador estabilizador que só gera problema para as fontes chaveadas ao fica comutando as saídas do transformador e fazendo aquele tec irritante de rele abrindo e fechando.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.