Usar o celular enquanto carrega estraga? Eis a resposta!

5 postagens foram divididas em um novo tópico: Bixby Routines pode fazer integração com interruptores inteligentes

A verdade é que a maneira como você deve cuidar de uma bateria varia muito conforme a tecnologia empregada na bateria. O que você diz pode servir para uma batéria de níquel-cádmio, mas não serviria para um bateria de íon-lítio ou chumbo-ácido.

1 curtida

Em equipamentos em geral dificilmente você vai achar algo diferente de íons de lítio como composição da bateria. AGORA se você está falando de baterias recarregáveis e coisa do tipo, aí sim a forma de lidar com elas é totalmente diferente. Tanto que alguns carregadores tem rotinas de esgotamento da bateria antes de fazer a recarga justamente pra evitar os problemas de tecnologias mais antigas.

Vou falar baseado na minha experiência, porém com meu laptop! Tenho um Dell com cerca de dois anos de uso. Apesar de see um notebook ele funciona mais como um desktop, pois fica 100% do tempo na bancada ligado na tomada. Recentemente fui usar na sala, na bateria, e o aparelho simplesmente apagou. Não durou nem 5 minutos. Obviamente achei que tinha ficado fora da tomada. Então, botei para carregar novamente e aconteceu a mesma coisa. Alterei as configurações de energia e nada! Resumindo: a bateria “morreu”!! Simplesmente não carrega mais! Tenho um outro notebook com quase 10 anos de uso que a bateria ainda funciona satisfatoriamente. Na minha opinião, a causa do problema foi o carregamento contínuo. Depois disso descobrí que nas configurações existe um programa de gerenciamento que faz basicamente o que os celulares mais novos fazem, ou seja, avalia os padrões de uso e de carregamento para proteger a bateria, reduzindo a velocidade de carregamento quando se aproxima de 100%. É por isso que os aparelhos carregam extremamente rápido os primeiros 30% e depois reduzem progressivamente a velocidade de carregamento.

3 curtidas

Otávio, tive esse mesmo problema com meu notebook anterior. Então, desde que troquei de notebook, estou usando a bateria até ele dar o sinal que precisa de recarga, daí ligo na tomada… no geral tem sido um dia de tomada e quase um dia de bateria. Será que isso pode prolongar o tempo de uso dela?

1 curtida

Se usar o notebook direto na tomada estragar a bateria o meu já foi pro espaço, eu só uso assim há mais de um ano.
Não q bateria de notebook gamer dure mto de qualquer forma kkkkk

O recomendado é fazer uma recarga completa nos 30% restante da bateria e deixa-lo em repouso, usar o celular enquanto carrega pode viciar a bateria e até perder os seus níveis, até o celular não funcionar mais! Aí para voltar a funcionar será preciso dar um CHOQUE na bateria. E se de repente o celular não funcionar mais em função da bateria, pegue um fio crú descascado com um terminal USB, plug no carregador e retire a bateria, junte a ponta do fio vermelho no polo (+) e o preto no polo (-) deixe carregando por 10 minutos, só assim para ressuscitar!

Bateria íons de lítio não viciam.

6 curtidas

Sim pode até ser, mas desse modo incorreto pode também deixar a bateria inchada, a bateria engorda até o ponto de não conseguir encaixar mais no aparelho!

Baterias podem expandir independente de como você usa.
Forçar (sempre carregando e descarregando completamente, usando enquanto está carregando, etc) pode potencializar o risco, mas ele existe mesmo que você deixe a bateria parada e sem uso.

5 curtidas

Mais uma coisa: se a bateria do celular esquentar acima do ideal enquanto carrega já pode ajudar à dar problema. (Até mesmo porque esse é um dos motivos pelo qual depois de uns 80% de carga o celular começa à reduzir a velocidade da recarga…) - e nem precisa ser por estar usando, clima quente já ajuda um tanto.

Filho… as baterias dos celulares atuais são lithium ion ou lipo… não NiCd (que já é desaconselhada desde o começo do século pelo fato de Cádmio ser um agente cancerigeno… sem contar que elas são bem inferiores).

3 curtidas

Cargas completas são como facadas na bateria. O ideal é usar carga lenta sempre que possível, manter a temperatura ambiente e a carga entre 20% a 80% (menos ou mais q isso já é ruim).

Vejam se eu entendi direito. O ideal, então seria usar carregadores “rápidos” apenas em situações especiais e por pouco tempo e carregadores “normais” quando tiver mais tempo para deixar o aparelho carregando?

Por exemplo: se vou sair e estou com pouca bateria, carregar rápido o máximo que der enquanto me arrumo. Mas se estou em casa trabalhando ou vendo TV, posso deixar carregando mais sossegado sem ficar mexendo no aparelho.

Pelo q eu andei lendo no Battery University, sim. Quando vc eleva muito a tensão, ele aumenta as chances de danos.

1 curtida

Isso seria o ideal. Mas tu pode deixar carregando com carregador lento de noite, enquanto dorme e terá 100% de manhã.

1 curtida

Isso. Estou tentando fazer isso no dia a dia… Na vdd, depois de alguns dias usando o carregamento lento, acabei vendo que nem tem diferença gritante.

Só deixo o carregamento rápido qnd estou com uma bateria externa, por exemplo.

A melhor faixa de carregamento é entre 15 e 55%. 0 e 50% n é igual 50 e 100%, 0 e 50% desgasta bem menos q 50 e 100%. Eu vi isso no accubattery, um app baseado em pesquisa científica.

Ps: Eu sei q parece difícil de acreditar, até eu n acreditei no começo, mas depois eu vi q faz sentido. Eu carrego entre 15% e 55% faz quase dois anos e aparece no accubattery q a saúde da minha bateria tá em 96%.

Usei um LG S460 assim por dois anos e quando o vendi a “saúde da bateria” estava em 92%.
Faz 1 ano que uso um Samsung E34 quase da mesma forma e está com 87% da capacidade da bateria.

Que programa faz esse monitoramento? Achei bem interessante

gnome-power-statistics