Usando WhatsApp, polícia recupera celulares roubados no RJ

Originally published at: Usando WhatsApp, polícia recupera celulares roubados no RJ – Brasil – Tecnoblog

Projeto criado na delegacia de Nova Iguaçu envolve mensagem pelo WhatsApp para quem comprou celular roubado

1 curtida

Ótima iniciativa. E pelo que as pessoas falam, já está funcionando em várias delegacias. Comprar celular sem nota de pessoa desconhecida já virou um risco. No site da Anatel pode ser consultado o IMEI para se resguardar.

2 curtidas

Não entendi como funciona, como eles entram em contato com as pessoas? as operadoras associam o chip ao MEI?

Excelente iniciativa, muitas vezes o produto é de procedência mas o dono não guarda a nota fiscal, quem sabe isso “virando moda” brasileiro passa a ser menos desleixado e guarde a nota dos produtos, se não tiver nota é categorizado como roubado e pronto.

1 curtida

Existe uma lista oficial de IMEIs de celulares roubados.

A operadora tem acesso ao IMEI dos aparelhos que conectam em sua rede, ou seja, acesso ao IMEI dos celulares que estão com chip.

Assim, a Polícia requisita a operadora que repasse o número de telefone que estiver ativo no celular de IMEI roubado e entra em contato com esse número.

Na verdade todo aparelho que use rede tem um número identificador. Em wifi/ethernet existe o MAC Address. Nos celulares existe o IMEI. Existem formas de alterar estes identificadores, mas o bom dessas iniciativas é que dificulta o trabalho do assaltante e do receptador.

2 curtidas

Isso já deveria estar implementado a muito tempo. Outra coisa, tem q punir quem compra, não adianta falar que não sabia, nossa obrigação e pedir a nota fiscal ou qualquer outra coisa q comprove q o aparelho não é fruto de roubo. Se acabar a receptação, acaba o roubo.

Calma, nem todos tem dinheiro para comprar celular novo ou usado com nota, que não é fácil achar. Primeiro estão educando a população e criando uma cultura virtuosa. Depois pode até se pensar em punição. Com essas notícias muita gente já está pensando duas vezes antes de comprar. Outra, celular da China não vem com nota, não sei se eles aceitam aquele documento deles aqui.

Alterar imei é tão fácil quanto fazer root.

E se a mesma que supostamente compra um telefone roubado não usar essa porcaria de Whatsapp, como é que fica?

Bom, “pesquisas” dizem que o Whatsapp está instalado em 99% dos smartphones no Brasil. Então é improvável.

Acredito que não seja tão simples assim. A pessoa tem que fazer um boletim de ocorrência, passar o IMEI pra polícia pra depois ser feita a abordagem. Como mesmo disse, nem todo mundo guarda a nota fiscal, e ainda assim, basta voltar na loja onde foi comprado e pedir uma segunda via caso precise provar.

Muito bom! A Polícia entrou em contato comigo falando que acharam meu celular, vou buscar amanhã! Fiquei curiosa e vim pesquisar no google, realmente, eu deixei no uber em novembro e ele não devolveu, fiz registro e bloqueei o IMEI, ontem me deram a notícia

1 curtida

Fui assaltada hoje e o policial informou-me isso. Esqueci de perguntar pra ele se isso adianta em caso do IMEI ser trocado, pois todos sabem que uma das primeiras coisas que esses fdp desses assaltantes fazem quando roubam um aparelho celular, é alterar o imei.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.