Upgrade no Sony Vaio SVE-13157CXS

Tenho um Sony Vaio SVE-13157CXS. Gostaria de saber que processador fazer UP GRADE nele. Será que ele aceita i7 e i9. Quais?! Sei que RAM pode ser expansível pra 16GB.
PLACA GRÁFICA tbm posso melhorar?!

Sendo sincero, não perca seu tempo, esse notebook é extremamente antigo e defasado e não vale o investimento. Melhor economizar o que você gastaria tentando melhorá-lo para comprar um novo.

Em relação aos upgrades, o chipset dele só aceita CPUs Intel de 2ª e 3ª geração, que você só vai encontrar para comprar usadas no AliExpress e similares, e que são um péssimo investimento considerando o desempenho entregue vs o valor cobrado. Para comparação, a CPU mais potente teoricamente compatível com esse notebook (assumindo que ele aguente o TDP de 45W) seria o Core i7-3840QM, que apanha de praticamente qualquer Core i3 ou Ryzen recentes.

Placa de vídeo também não é atualizável, visto que é soldada diretamente na placa-mãe. O que sobra pra atualizar é a RAM e o armazenamento, que pode dar uma sobrevida nesse notebook mas que não vai melhorar muita coisa…

Resumiu bem.

Mas se vai ter que ficar com esse, faz uma limpeza, troca a pasta térmica, mais que isso é queimar dinheiro.

Eu nem consigo achar esse modelo no Google pra ver detalhes, mas se for qualquer notebook de mais ou menos 2010 pra cá, o processador é soldado na placa. A menos que você saiba mexer com solda BGA, você não troca o processador, ponto final.

Também não encontrei esse modelo exato mas com exceção de uma meia dúzia de modelos com APUs da AMD, todo o resto da linha SVE do Sony Vaio embarcava processadores Intel série M de 2ª ou 3ª geração. Essas foram as últimas CPUs da Intel para notebooks que não eram soldadas diretamente na placa-mãe, então até dá pra trocar sem ter que mexer com solda, porém não vale o investimento…

Série M ou Socket M? Socket M é Core Duo/2 Duo mobile (que realmente usam um socket), Série m você se refere aos Core m?

Série M eu tô me referindo aos modelos terminados em M e QM (i3-2xxxM, i5-2xxxM, i7-3xxxQM, entre outros), esses utilizam o Socket G2 e foram uma das últimas CPUs Intel para notebooks que não eram soldadas…

Acho que não todos, provavelmente a maioria desses já usavam BGA. Meu MacBook Pro 2011 usa um i5-2415M e…é soldado.

Resolvi consultar o site da Intel e quase todos os modelos de 2ª e 3ª geração foram disponibilizados nas duas versões (BGA e Socket G2). As exceções ficam por conta das séries U/Y (essas sempre foram BGA) e alguns poucos modelos da série M, que parecem ter sido usados exclusivamente… pela Apple (finja surpresa).

Não cheguei a desmontar nenhum MacBook dessa época, mas tive contato com várias marcas de notebooks Windows desse mesmo período (inclusive modelos SVE da Vaio) e nunca me deparei com uma CPU série M dessas gerações que fosse soldada, somente os da série U/Y mesmo…

1 curtida

Cara, Tu diz Vaio da época que a Sony era responsável pela Vaio no Brasil?

Como já foi dito, nem perca seu tempo. O máximo que tu consegue melhorar nisso é colocar um SSD sata e 16GB de RAM (embora o processador seja extremamente lento e 8GB dual channel sejam suficientes)

Ps.: Placa de vídeo em 99.999999% dos notebooks não é atualizável. Só com eGPU ou gambiarra das bravas, mas mesmo assim esse teu PC não tem o que precisa para eGPU e não vale a pena fazer gambiarra.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.