Upgrade mobo antiga Intel DQ965GF

Boa tarde pessoal!

Penso em dar uma modernizada no pc velhinho que tenho aqui com a placa mãe DQ965GF e minha dúvida é quanto ao consumo de energia do novo processador que ainda estou escolhendo qual colocar. Minha fonte é uma genérica da marca PC CASE de 450W será que dá conta?

Rodo atualmente com o E6300 e estou em duvida sobre os dois ao lado.

Só pelo fato de ser uma fonte genérica, com uns 10 anos de uso, acredito que possa dar problema sim. Tu não mencionou sobre a placa de vídeo.
(Não quer dizer que vá, mas pode.)

Pelo que vi aqui, esse Core2Quad pode ser usado nessa placa desde que a BIOs esteja atualizada, entretanto não é uma informação oficial, pois tanto no manual de 2006 quanto na atualização de 2008 não menciona Processadores desse tipo, apenas:

  • Core 2 Duo
  • Pentium D
  • Pentium 4
  • Celerom D

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005792/boards-and-kits/desktop-boards.html

Então, é seminova, troquei ela faz 1 ano quando a outra começou a falhar a ventoinha. A placa de video é uma hd 5570 1gb ddr3 pci-e

Bacana, pesquisando no google cai direto na pagina de guias a manuais e lá não consta isso.
Bom a diferença é só 30W deve dar conta.

1 curtida

Qualquer aumento de consumo em uma fonte genérica eu considero arriscado, mesmo que sejam míseros 30w, não tem como saber a real capacidade dela.

Eu joguei só o modelo no Google. Nada além do modelo. hahaha

Veja qual a potência real dela (quanto ela consegue entregar na linha 12v), mas acho que deva aguentar. Apesar de eu ter horrores de fontes genéricas por já ter perdido muito hardware com elas e elas desperdiçarem energia adoidado. Dependendo do uso, tu recupera o custo da fonte na redução de consumo em uns dois ou três anos e a fonte dura uns 10 se bem cuidada…

Reescrevi pra você. :V
Falando sério, até tem se o fabricante foi honesto: quantidade de energia que ela consegue apenas nas linhas 12V.
Outro problema real das fontes genéricas é que elas desperdiçam MUITA energia… eu peguei um PC para arrumar com uma fonte que chegava à desperdiçar 67%, o PC consumia cerca de 80W (segundo o PSU Calc), e a fonte puxava 250W. (tenho medidor aqui)
Fonte de boa qualidade se paga com o tempo na conta de luz.

Nossa, não sabia desse gasto inútil de fonte genérica… que absurdo. Achei que o valor mais elevado das boas residia somente no fato de apenas elas entregarem a wattagem prometida; aliás, nunca cheguei a considerar que havia energia sendo jogada fora. Que loucura.

Começando a considerar uma básica de marca boa hehehe já que esse PC ainda vai longe.

Obrigado pelas dicas, amigos.

Tem mais uma coisa… fonte genérica geralmente tem um projeto bem mais simples (as vezes antigo), o que geralmente implica falta de certas proteções. E dependendo do hardware, quando ela queima, ela leva alguma coisa junto. Sem contar que fonte desregulada consegue estragar e/ou desgastar precocemente os hardwares mais sensiveis como HD.

Tipo… evita algumas marcas: AeroCool, KCAS, SevenTeam, etc.
Quando o preço dos hardwares voltar à um patamar de gente, tem a PCYes Electro V2 de 450W (a Electro original é lixo) que é uma fonte honesta e bem em conta. (Pelo menos a turma do TecLab testou essa fonte e gostou do que viu)

1 curtida

Tem muita fonte entregando tensão fora do correto, pra mais ou pra menos, gerando erros de tela azul aleatórios quando pra menos e queimando componentes quando pra mais, também geram muito ruído. E o mais grave, não costumam ter nenhum circuito de proteção pra picos de tensão, então acabam deixando ele passar pela fonte e chegar na placa mãe, matando ela.

A muitos anos atrás eu fiz um investimento e coloquei corsair nos pcs aqui de casa, uma cx400 e outra cx430, uma já beirando 10 anos e a outra uns 8 anos e funcionando bem, já troquei os pcs e mantive a fonte, nem muita limpeza elas exigem, o projeto não acumula sujeira em excesso.

1 curtida

Se tu tiver cachorro/gato/bicho com pelo/carpet em casa e um case sem filtro direto no chão, ah como enche de sujeira… tu não tem idéia.

Tenho gato e tem pelo dele pela casa toda, mas o computador fica em cima da mesa mesmo, então não suja tanto.
Mas o meu ponto de comparação é sempre com o cooler do processador, que precisam de limpeza anual ou na melhor das hipóteses bianual.

Eu não tenho gato/cachorro e em seis anos de uso do meu FX-6300 no chão, sem carpet, eu só passei um pincel de leve no cooler do processador pra tirar um pouquinho de poeira uma vez no Hyper TX3. (Isso à uns meses quando fui pegar a fonte pra colocar no Ryzen)
Mesmo assim, os coolers frontais e algumas vezes os traseiros também precisam de limpeza. Os frontais são os que mais sofrem.

Como os PCs são de trabalho e estudo eles só tem o cooler do processador e fonte, sem nenhuma barreira antes, a poeira se acumula neles. Até a placa de vídeo é uma básica com dissipação passiva.

Hm… Eu gosto de ter ao menos um fan frontal para auxiliar mesmo nesses casos. Mas ao menos essa é a diferença, acredito eu. Quase nenhum fluxo de ar.

Man. como eu queria achar uma dessas por um preço decente… ai poderia usar o PC sem ficar surdo com a GTX 750 da Gigabyte… hahaha

Essas é só as placas super básicas, a minha é uma GT610, acho que a ultima que vi assim foi uma GT710, não tem como uma GT750 não ter dissipação ativa.

Já vi 2060 passiva, mas aí já é offtopic… Hahaha

Seu cooler da CPU não vai aguentar, vai ter que comprar outro

1 curtida

Obrigado mas pelo que pesquisei meu cooler atual é o mesmo modelo dos vendidos para o processador que pretendo adquirir.