União Europeia vai propor lei para padronizar carregador de celular

Ah peraí, tirar o carregador da caixa pode, aí troca o cabo pra usbC pode, aí eu que tenho os cabos e carregadores antigos me lasco. A UE tem que forçar mesmo essa troca, aí sim, o discurso de ecologia da Apple vai valer, por que hoje é muito na cara que é apenas pra aumentar a margem de lucro. (Toda empresa tem que lucrar, eu sei, mas sem abusos né??!!)

12 curtidas

Cabos são coisa do passado. Deveriam se preocupar e discutir sobre a Tecnologia wireless e a maneira de levar ela adiante com mais rapidez.

1 curtida

Quando lí o título do post, não sei porque lembrei logo da apple. hahaha

Parabéns a todos os envolvidos na mudança.

7 curtidas

A Apple se tornou uma empresa controversa demais.

3 curtidas

“adotar o USB-C na linha iPhone poderia afetar o programa de licenciamento para acessórios MFi (Made for iPhone), impactando as receitas da companhia.”

Apple: vamos tirar o carregador pra não acumular lixo.

Tira o carregador com conector USB-A e muda o conector do cabo pra lightning - USB-C, forçando consumidores a comprarem outra cabeça com conector USB-C (e acumularem lixo)

EU: vamos padronizar o conector dos carregadores de celular para as pessoas poderem aproveitar carregadores antigos e não acumular lixo no mundo.

Apple: eu sou contra. Vai afetar meu lucro… Digo, vai acumular lixo no mundo.

6 curtidas

Ecologia é a bunda do Tim Cook. Se tu retira o carregador da embalagem, aumenta o preço do telefone e ainda vende o carregador separado… ai é bem complicado engolir.

3 curtidas

Parece lindo, só que o USB-C é uma zona. Nem todo USB-C é igual, muito menos todos estes aparelhos tem as mesmas características de hardware.

Já acho um absurdo a UE se intrometer em assunto que não é da competência dela. E a Apple as vezes consegue tomar algumas decisões burras, que não ajudam. Ok, não quer usar USB-C, então toma a frente e apresenta solução melhor. Que para mim nesse caso seria a criação de algum consórcio entre as diferentes fabricantes, para implementarem uma tecnologia que seja multi plataforma e superior ao que temos hoje.

Para carregamento e transferência de dados, os principais usos para um smartphone, não, o USB-C não é uma zona. USB Power Delivery tá no mercado desde antes do surgimento do USB-C e o protocolo de transferência de dados não teve nenhuma mudança drástica, inclusive a versão mais recente ainda mantém retrocompatibilidade total com as versões anteriores.

Concordaria com você se estivéssemos discutindo os modos de transferência alternativos do USB-C (Thunderbolt, MHL, DisplayPort, áudio analógico, etc.), o que não é o caso. Qualquer carregador USB-C funciona sem problemas com um dispositivo que tenha a mesma entrada, desde que tenha a potência adequada (e caso não tenha o próprio dispositivo avisa o usuário)…

5 curtidas

Nem todo o USB-C é igual, mas todos tem especificações mínimas, como fornecer 5V a 500mA.

Isso já é o suficiente pra que um carregador velho que tenho em casa possa ser utilizado no telefone mais moderno que possuo.

Mas ainda é a melhor forma de se transmitir energia com o mínimo de percas. Como a desculpa para a discursão é ambiental, então o QI charger ou similares é a última solução que poderia ser adotada. Acredite, a UE já até chegou a considerar, mas desistiu depois que viu o impacto que isso causaria era maior que os prejuízos com os cabos

3 curtidas

Também acho a solução ideal, já que governos ditando regras não tem um histórico muito bom de sucesso, além disso, todas as empresas se beneficiariam de uma parceria do tipo, reduzindo custos e popularizando um padrão universal.

Em parte o USB fez isso, meu sonho seria a evolução dele juntando-se a outros padrões, como Thunderbolt e HDMI. Um futuro que tudo (dados, audio, video, energia) seja numa única porta e cabo é a solução dos problemas de fios acumulados nos aparelhos ou indo pros lixos.

O USB4 usa o Thunderbolt como base, então de certa forma isso já aconteceu. No entanto o padrão é bem recente, são pouquíssimos os dispositivos à venda no momento que oferecem portas USB4…

1 curtida

Sim, já é um grande avanço, mas eu disse no sentido de juntar-se todos mesmo, tipo, descontinuar os outros padrões para que todos se foquem em um só.

Não adianta termos cada um pegando a melhor parte do outro e incorporando porque teremos um monte de redundâncias e fios ainda.

Não é só disso que falo, os royalties sobre portas são bem significativos. A solução mesmo é um consórcio entre as empresas de tecnologia para a criação de uma especificação única e livre de royalties, no melhor cenário possível.

O que eu quero dizer é que um dispositivo com um conector USB-C certificado para o USB4 suportará implicitamente o Thunderbolt, DisplayPort e o USB Power Delivery, que são modos obrigatórios nessa versão (existem outros modos opcionais, mas esses são obrigatórios).

Acabaram com a salada do USB 3.2, que poderia ou não suportar essas tecnologias e que tinha 3514 logos e símbolos diferentes para indicar quais modos uma porta USB-C específica suportava, muitas vezes implementadas de maneira inconsistente entre as fabricantes.

O USB-C não tem royalties, muito menos os outros protocolos que compartilham o conector (USB-PD, DisplayPort, etc.). O Thunderbolt já teve royalties no passado mas a Intel abriu mão deles, inclusive foi o estopim para que o USB-IF o adotasse como base para o USB4.

A fabricante só terá algum custo se optar por certificar o produto, para ter direito a usar as logos do USB e do Thunderbolt, e até onde sei é uma taxa única por produto, bem diferente do MFi da Apple, por exemplo, que cobra uma taxa anual dos participantes mais um custo fixo por cada conector Lightning vendido…

2 curtidas

Eu entendi o seu ponto, mas o grande problema para a universalização de um padrão e solução dos problemas ecológicos é ainda existir os outros.

É ai que entra minha sugestão quase utópica, unificar-mos tudo num só padrão universal, que seja totalmente aberto e livre, possuindo apoio e colaboração de todos do setor.

No caso a Apple vende a ponteira para os membros do MFI, porque nesta ponteira está o hardware que assegura a compatibilidade e originalidade do acessório.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.