União Europeia quer facilitar troca de baterias de celular e fone sem fio

Originally published at: União Europeia quer facilitar troca de baterias de celular e fone sem fio – Legislação – Tecnoblog

O órgão deve apresentar a exigência em março como parte de uma iniciativa sustentável

Vamos ver se a galera que aplaudiu a troca de conector vai aplaudir isso também. Vai chegar uma hora que o celular vai ter que cobrir as especificações técnicas da UE de forma completa e depois se expande para outros eletrônicos e serviços ficando tudo controlado de forma irrestrita por eles.

3 curtidas

Bem q eles podiam forçar as fabricantes a atualizar por 5 anos o sistema dos aparelhos também

2 curtidas

Vai chegar uma hora que a UE vai ficar igual ao Brasil: de tanta regulação e tanta fiscalização, as empresas deixarão de lançar aparelhos por lá, ou irão restrinigir/atrasar bastante os últimos lançamentos.

5 curtidas

A Apple faz isso sem precisar de “regulação”. Aliás, se não me engano teve aparelho com 6 anos de lançamento ainda entrou na esteira de upgrades.

2 curtidas

É, eles quis fazer referência às outras fabricantes.

Aparelho com Android no segundo upgrade (quando acontece) já fica praticamente inutilizável. Imagina se fizer upgrade por 5 anos.

3 curtidas

Complicado isso, maior problema hoje é desmontar o aparelho pra troca da bateria, já que muitos tem a proteção contra água.

O que talvez possa ser feito é facilitar e promover mais trocas de bateria dentro de assistências técnicas autorizadas por valores mais justos, mas não sei o custo disso na europa pra saber o quanto valeria a pena algo assim.

2 curtidas

“As empresas, por sua vez, deverão garantir que os dispositivos tem um conserto simples e oferecer peças de substituição.”

Conserto simples significa aumentar a oferta de peças genéricas e de baixa qualidade no mercado de reposição. Intensificaria o que já acontece hoje.

O que não faltará é gente optando por uma bateria de fone BT fajuta que custe x, em detrimento de uma original, que custe 2x. Uma bomba relógio na orelha. Aconteceu um caso desse tipo há dois anos, aproximadamente. Uma mulher colocou pilhas de baixa qualidade no fone BT e o bicho explodiu, queimando o rosto dela.

Resolveria um problema criando um pior ainda. Toneladas de componentes sem controle nenhum de qualidade, altamente nocivos à saúde.

3 curtidas

A UE faz qualquer coisa que melhore a vida do consumidor e vocês: “Ah, não! Eu prefiro a liberdade de ser obrigado a trocar de telefone porque a bateria não presta mais”. Às vezes o ranço do brasileiro contra a UE é patológico…

11 curtidas

UE impondo exigências absurdas assim aumentado o custo de produção e tal custo será repassado ao consumidor final e limitando a inovação do setor e você acha que eu tenho que aplaudir essa atitude? Começa com conector depois bateria ai vem a tela … etc. Daqui a pouco vamos regular os outros eletrônicos. Patológico é sua cegueira e submissão a UE.

3 curtidas

Produtos de baixa qualidade sempre existirão, evitar concorrência por isso é burrice.

2 curtidas

União Europeia é um caso perdido, se diz ajudar o cidadão, mais como todo povo de esquerda não fala que o custo final bem para o consumidor final, se bem que tudo que eles compraram vem do pagador de imposto, logo nem se importam com quem diz defender.

2 curtidas

Intervencionismo ingênuo dessa UE. Certo fez O Reino Unido com o Brexit e parou de ter que seguir essas políticas falidas desses burocratas! Quer ajudar de verdade investe em políticas públicas de reciclagem, incentiva a população e as empresas a reciclarem o lixo e os aparelhos e para de enviar o lixo eletrônico pra países da África.

1 curtida

Ainda levará tempo para concluir o brexit,(saída total) logo ainda vão fazer muito m…

1 curtida

Se depender do nosso congresso falho sua vontade vai ocorrer, uma pena você apenas ter uma visão desta enfim deve ter faltado é muito nas aulas de biologia para culpar o homem por tudo.

3 curtidas

Pera, então acho que sonhei, mas tenho um iPhone SE de 4,5 anos com um iOS atualizado e performance ok para um dual core, e sem ser obrigado a nada, fui em uma autorizada e troquei a bateria dele por 10% do valor de um iPhone novo…

Pessoal aplaudindo os discursos e poesia da nave Vogon tá complicado…

1 curtida

Eu acho que a UE que está seguindo um exemplo antigo do Brazil…

1 curtida

Sim, em reflexo disso hoje somos a replica das bananas que tem apenas commodities para oferecer ao mundo e temos de importar tudo que é tecnologia a preços absurdos baseados em dólar… Um exemplo realmente do que não fazer…

2 curtidas