Uma CTO lotada é um problema?

Venho enfrentando problemas com a Internet porque a CTO está lotada. Uma pessoa da empresa de Internet me falou que o problema acontece porque muita gente usando a Internet ao mesmo tempo causa looping na rede.
O que vocês acham?

1 curtida

Positivo! Tem que haver planejamento dos provedores, resumindo! Fonte: Erros comuns nas redes FTTH: CTO lotadas e outros pontos

1 curtida

Internet é que nem papel moeda, se todo mundo for sacar seu dinheiro ao mesmo tempo banco algum terá como fornecer isso.
O mesmo acontece com conexões de internet onde sempre é vendido em “overbooking”, ou seja, se eles tem capacidade para 30Gbps eles vão e vendem 40Gbps contando que esses 40Gbps nunca serão usados realmente.

2 curtidas

Depende o sentido de lotada, pode ser somente todas as portas usadas, mas com um bom planejamento e não venderam acima da capacidade, ou pode ser lotada mesmo, de saíram vendendo a rodo sem planejar quanto de banda seria utilizado pelos clientes e agora tá dando gargalo.

Cada porta GPON tem só 2,5 Gbps, dependendo dos planos vendidos e a quantidade de clientes é bem fácil saturar isso.

O que tem de perguntar pro provedor é se vão resolver isso (dividir os clientes em 2 portas) ou vão deixar assim mesmo e esperarem os clientes cancelarem pra se resolver sozinho o problema?
Minha dica é, começa a sondar a concorrência pra ver se não da pra trocar de provedor, e não tem essa de fidelidade se eles não conseguem entregar a internet com qualidade, isso cabe processo e indenização.

Congestionamento de tráfego na sua região. E é coisa que nem ANATEL daria jeito. Você precisaria de algo que comprovasse que está tendo prejuízos constantes e que a empresa não está entregando os 40% da banda contratada aí pra você.

Saída seria ir pra outro provedor. Mas como dificilmente algum vai te oferecer internet sem carência, corre o perigo de sair de algo ruim pra algo pior e ainda por cima ter que ficar 12 meses “de castigo” na empresa. Apesar que eu já me livrei de multa de carência recorrendo à ANATEL pra fazer portabilidade numérica.

Nas pequenas causas nem precisa de muito pra se livrar da fidelidade, da pra pedir pra empresa ter de provar que está te entregando a velocidade contratada (inversão de ônus da prova), e vai ser mais fácil pra eles cancelarem o contrato do que se incomodarem com isso e ainda acabarem tendo de paga uma bela indenização. Além do que tem aquela coisa dos 7 dias que da pra cancelar um contrato desses, ou seja, se instalou e não tá legal, já pede a desistência do serviço.

Mas claro, sempre bom pergunta pros vizinhos e amigos (até grupo de facebook nessas horas tá valendo) como anda a qualidade da internet que tu pretende assinar.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.