Uma carta de amor a Mass Effect

1 curtida

O que dizer de Mass Effect (ME para os íntimos)? É simplesmente o melhor jogo que eu já tive o prazer de jogar!

Já devo ter jogado a trilogia completa, no mínimo, uma dezena de vezes ao longo dos anos, e estou atualmente jogando a Legendary Edition. Já joguei com todas as classes do jogo e já tentei fazer as duas moralidades (Renegade é tenso, principalmente no 3), mas é um jogo que nunca canso de jogar, acho que principalmente pelo trabalho excepcional do Mark Meer e da Jennifer Hale (que mulher!). Os personagens, como você bem citou, são tão críveis que realmente parecem amigos reais, daqueles que você vai na casa deles para um jantar ou te encontram num happy hour depois de uma semana cansativa. E você falou dos personagens aliados, mas não citou um dos melhores antagonistas dos games: o Illusive Man. O trabalho do Martin Sheen é simplesmente sensacional, ele transmite a arrogância do personagem com tanta classe e convicção que merecia um Oscar (mas… fuck the Oscars!)

A história é essencialmente simples, mas tão cativante e bem construída que até mesmo o final de ME3 hoje eu relevo. Fiquei com muita raiva quando saiu, mas com o passar dos anos, eu acho que entendi o ponto da BioWare com o final: ME não é um jogo de ação, mas de decisões, e aquela é a última decisão. Você está preparado para desistir de suas decisões anteriores em prol do bem maior, seja ela pela destruição do inimigo à custa de amigos e da tecnologia crucial para a sociedade galáctica (final vermelho), pelo entendimento do propósito do Reapers até então, mas quer mostrar que os orgânicos estão prontos para o próximo passo (final verde) ou você concorda com o Illusive Man e que aplacar os Reapers pela dominação é a única forma de seguir em frente (final azul) ou não decidir nada (final de extermínio)? Suas decisões levaram você até aquele momento, mas nem sempre temos controle sobre o que vai surgir em nosso caminho. Entendo que muitos fãs ficaram decepcionados com o final, a maioria alegando que a BioWare jogou todas as decisões de 3 jogos no lixo com aquele final (o que não é mentira), mas quem nunca se programou para uma viagem/compromisso e na hora H, algo dá ruim e você tem que decidir o que fazer com o abacaxi? É basicamente o que eu penso do final da trilogia. Fora que muita gente, por causa desse final controverso, diminui o terceiro jogo, mas, penso eu, é um dos mais impactantes que eu já joguei. Quem jogou e não ficou pu** com a proposta da Dalatrass Salarian, triste pelo fim de Thessia, arrasado com o destino do Thane ou ficou dividido com o conflito dos Quarian x Geth que lance o primeiro biotic, hahaha

Mas enfim, deixa eu parar por aqui com o textão, senão vou ficar a tarde inteira escrevendo sobre Mass Effect. Só dou um conselho: quem quer uma experiência mais imersiva e uma QoL melhor, vai no Nexus Mods e veja os mods fantásticos da comunidade, mas primeiro, recomendo jogar o vanilla para depois entrar no mundo dos mods de ME.

Illusive Man! Sim! O Martin Sheen foi mesmo incrível no papel! Boa lembrança.

1 curtida

Ah, e parabéns pelo texto, @ViviWerneck ! É sempre um prazer ler suas matérias!

1 curtida

Obrigada! :heart: