Uma carta de amor a Mass Effect

1 curtida

O que dizer de Mass Effect (ME para os √≠ntimos)? √Č simplesmente o melhor jogo que eu j√° tive o prazer de jogar!

J√° devo ter jogado a trilogia completa, no m√≠nimo, uma dezena de vezes ao longo dos anos, e estou atualmente jogando a Legendary Edition. J√° joguei com todas as classes do jogo e j√° tentei fazer as duas moralidades (Renegade √© tenso, principalmente no 3), mas √© um jogo que nunca canso de jogar, acho que principalmente pelo trabalho excepcional do Mark Meer e da Jennifer Hale (que mulher!). Os personagens, como voc√™ bem citou, s√£o t√£o cr√≠veis que realmente parecem amigos reais, daqueles que voc√™ vai na casa deles para um jantar ou te encontram num happy hour depois de uma semana cansativa. E voc√™ falou dos personagens aliados, mas n√£o citou um dos melhores antagonistas dos games: o Illusive Man. O trabalho do Martin Sheen √© simplesmente sensacional, ele transmite a arrog√Ęncia do personagem com tanta classe e convic√ß√£o que merecia um Oscar (mas‚Ķ fuck the Oscars!)

A hist√≥ria √© essencialmente simples, mas t√£o cativante e bem constru√≠da que at√© mesmo o final de ME3 hoje eu relevo. Fiquei com muita raiva quando saiu, mas com o passar dos anos, eu acho que entendi o ponto da BioWare com o final: ME n√£o √© um jogo de a√ß√£o, mas de decis√Ķes, e aquela √© a √ļltima decis√£o. Voc√™ est√° preparado para desistir de suas decis√Ķes anteriores em prol do bem maior, seja ela pela destrui√ß√£o do inimigo √† custa de amigos e da tecnologia crucial para a sociedade gal√°ctica (final vermelho), pelo entendimento do prop√≥sito do Reapers at√© ent√£o, mas quer mostrar que os org√Ęnicos est√£o prontos para o pr√≥ximo passo (final verde) ou voc√™ concorda com o Illusive Man e que aplacar os Reapers pela domina√ß√£o √© a √ļnica forma de seguir em frente (final azul) ou n√£o decidir nada (final de exterm√≠nio)? Suas decis√Ķes levaram voc√™ at√© aquele momento, mas nem sempre temos controle sobre o que vai surgir em nosso caminho. Entendo que muitos f√£s ficaram decepcionados com o final, a maioria alegando que a BioWare jogou todas as decis√Ķes de 3 jogos no lixo com aquele final (o que n√£o √© mentira), mas quem nunca se programou para uma viagem/compromisso e na hora H, algo d√° ruim e voc√™ tem que decidir o que fazer com o abacaxi? √Č basicamente o que eu penso do final da trilogia. Fora que muita gente, por causa desse final controverso, diminui o terceiro jogo, mas, penso eu, √© um dos mais impactantes que eu j√° joguei. Quem jogou e n√£o ficou pu** com a proposta da Dalatrass Salarian, triste pelo fim de Thessia, arrasado com o destino do Thane ou ficou dividido com o conflito dos Quarian x Geth que lance o primeiro biotic, hahaha

Mas enfim, deixa eu parar por aqui com o textão, senão vou ficar a tarde inteira escrevendo sobre Mass Effect. Só dou um conselho: quem quer uma experiência mais imersiva e uma QoL melhor, vai no Nexus Mods e veja os mods fantásticos da comunidade, mas primeiro, recomendo jogar o vanilla para depois entrar no mundo dos mods de ME.

Illusive Man! Sim! O Martin Sheen foi mesmo incrível no papel! Boa lembrança.

1 curtida

Ah, e parab√©ns pelo texto, @ViviWerneck ! √Č sempre um prazer ler suas mat√©rias!

1 curtida

Obrigada! :heart: