Um longo rastro de concorrentes deixados para trás

1 curtida

As histórias desses produtos e empresas que ficaram para trás serve como lembrete: ninguém é imbatível, e o dominante de hoje pode perder o posto amanhã.

Os historiadores sempre utilizam aquela máxima dos impérios, de que “Todo império grande um dia cai” mas só que nem todos os impérios caem no mesmo tempo de vida de uma geração.

Dificilmente o Google vai acabar no nosso espaço-tempo. Posso estar queimando a língua, mas está tão enraizado na Internet que se resolvesse acabar do nada, o caos seria generalizado. Não esqueçamos do apagão do Facebook que deu uma prova do que poderia acontecer.

5 curtidas

Isso é um ponto bem interessante. No momento em que o AltaVista foi à lona (um processo longo, é verdade, que se deu por sucessivas vendas para empresas que foram descaracterizando a ferramenta), ainda não tínhamos uma internet que girava em torno do buscador. Anos e anos mais tarde (agora), esse é o caso do Google. Pra além da lição sobre os dominantes poderem cair, há também o fato de que há quedas e quedas. Um WhatsApp fora do ar hoje gera dor de cabeça, é verdade, mas há muitas outras opções. A queda de um Google é outra história. Ele é dominante de um jeito muito mais abrangente.

6 curtidas

Eu comecei neste ano um processo de minimalismo digital! E fiquei surpreso com a qtde de gente que está começando a se conscientizar dos danos dos smartphones no seu dia-a-dia, apesar de tanta conveniência que os mesmos trazem (Uber, iFood, Waze, etc). E como parte do processo eu comprei 2 “Dumb” phones da Nokia, com o KaiOS. Você não acredita que, caso esse movimento de “minimalismo digital” ganhe mais adesão (milhões de pessoas neste caso), a Nokia não poderia renascer das cinzas?!

3 curtidas

Eu não posso usar smartphone no trabalho e com isso acabo deixando ele em casa. Isso melhorou muito a minha vida.

3 curtidas

quando os historiadores falam que todo império cai, o império de referencia é o Império Romano que durou 500 anos, não é de um império que nasce aqui e daqui 20 anos acaba, mas a premissa é que não importa o tempo que leve que pode ser de 1 ano a 1000 anos, o que importa é que vai cair.

difícil, a Nokia é enraizada nas gerações mais velhas, nas novas, nem tanto

4 curtidas

Meu pai era um assíduo cliente da Nokia e Motorola, mas quando chegou a Samsung com seus celulares de telas bonitas e cheias de ícones, ele logo se desfez dos antigos. Eu também admirava a durabilidade desses celulares, tenho 2 aqui comprados nos anos 2000 que ainda funcionam, aqueles da tela monocromática.

Hoje a Nokia é referência em redes 5G, com suas poderosas OLT’s, rádios e antenas setoriais… enquanto a Motorola se tornou uma sombra da Lenovo.

3 curtidas

Pode ser mas daqui décadas. Vai saber o quanto o mundo vai mudar, como mudou no século passado…

2 curtidas

Quase 1500 na verdade, de 27 AC até 1453 DC (embora tenha passado por várias configurações).

1 curtida

Então, eu não entendo como foi feito essa contagem, porque também vai bem antes de 27 a.C… O tempo de Alexandre mesmo foi de 350 a.C.

Imagino que essas configurações fez com que tivesse perdido muito poder

Alexande o Grande foi o rei da Macedônia, não de Roma.
A história de Roma é dividida nos períodos de reinado (753 AC até 509 AC), república (509 AC até 27 AC) e império, que pode ser dividido em 2 partes, império unificado (até 395 DC) e império dividido, com o império romano ocidental, que caiu em 476 DC, e o império romano oriental, que caiu em 1453 DC.
Essas datas acho que são as mais comumentes usadas pelos historiadores.

2 curtidas

É isso mesmo, erro meu

Então, aí vai de 753 a.C. até 1453 d.C.

Só que considera o império de 27 a.C. quando começou o imperador Augusto e termina em 476 d.C. com a queda de Roma.
Ai outros falam que vai até 1453 d.C com a queda de Constantinopla, que também é o fim da idade média

1 curtida

Bateria dura quantos dias/semanas?

Eu não acho que o que fez a queda da Nokia foi o foco no OS próprio e sim como eles queriam o seu OS. Vamos dizer assim: o IOS veio primeiro, o Android já foi uma resposta da Samsung com traços do IOS, porem do seu jeito, o da Noikia é que poderia ter se reinventado para uma resposta ao IOS e ao Android já que eles queriam ter o controle do OS igual a Apple tem do IOS e seus smarts

Saudades do meu n95 e do meu n8.

Acredito que o império do Google seja abalado nos próximos anos, em função do ChatGPT e suas variáveis. Se bem que, o Google não é uma empresa enraizada em conceitos ultrapassados, já deve estar se adaptando à essa nova tecnologia.

É por isso que as empresas gigantes fazem caixa e quando vê uma nova empresa promissora eles vão lá e compram pra absorver novidades e tecnologias, mas principalmente para suprimir a ascenção de um possível concorrente.

Se a blockbuster tivesse comprado a Netflix no início a história seria outra.

Quem fez e faz muito disso é o Facebook, eu realmente queria ver como o whatsapp, Instagram e outras ferramentas tivesse ficado independentes da meta.

E falando sobre o Google, hj certamente ela domina a internet, mas de todas as empresas eu acho que é a mais vulnerável por assim dizer, pois o Google tem uma grande dificuldade em se inovar, criar algo novo e manter. Se hj algo muito inovador chegar ao mercado e que vai de encontro direto aos negócios da alphabet eu acho ela teria muita dificuldade em reagir. Tbm hj acho que falta muita confiança dos usuários em aderir algo novo da empresa, visto que a companhia tem histórico de matar seus produtos muito rapidamente.

No meu ponto de vista hj das empresas de tecnologia a que mais se encontra sólida é a Microsoft, acho difícil hj ela ser destronada, o windows por mais defeitos que ele tenha ele vai continuar sendo o software mais usado no meio corporativo, o office não tem concorrentes, e se ela continuar nessa pegada com o cloud ela vai ser líder de mercado em games tbm, visto que o Google Já desistiu e o Luna nunca deu as caras de verdade, sobra o Gforce Now, mas esse mesmo ela já fez uma parceria de 10 anos. Enfim não vejo como um player novo possa entrar no mercado de software agr e tomar o lugar dela.

1 curtida

Eu já comprei um N95 (Porque sempre tive curiosidade de ter um topo de linha symbian) e pra me afastar do smartphone. Faz uma diferença absurda no meu tempo livre.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.