UE quer que apps pré-instalados no celular sejam removíveis

Originally published at: UE quer que apps pré-instalados no celular sejam removíveis – Legislação – Tecnoblog

Próxima Lei de Serviços Digitais da União Europeia pode tornar mais simples a remoção de bloatwares em smartphones

1 curtida

Se deixassem o Bloat mas com a possibilidade de ser removido ja estaria OK…

2 curtidas

o que eles vão considerar bloatwares? pq por exemplo, aquele aplicativo da Apple pro relógio seria isso pra mim, 2 apps de navegador ou SMS idem no Android

Acho que exceto as configurações, todos os apps poderiam ser removidos, até mesmo o de chamadas e câmera, desde que você já tivesse outro app instalado capaz de substituir o que veio instalado de fábrica.
No IOS a loja de apps não poderia ser excluída, mas no Android até mesmo a Play Store poderia ser removida.

1 curtida

Sou a favor dessa lei! Tenho o K10 Power, que tem uma pasta oculta com apps de uma operadora de telefonia mexicana, que não é possível ser removido.
Se eu pudesse remover todo app que não me interessa, eu iria liberar 1GB de espaço.

Sim, no Android daria pra remover quase tudo.
Até mesmo o Google Play Services se quiser, embora isso vá diminuir um bocado o número de apps que funcionam.
A pergunta é quão a fundo no sistema eles vão querer que a legislação chegue.

A Play Services já está bem integrada ao sistema, nem tem mais um app visível ao usuário, então embora seja possível desinstalar, acho que não entraria na regra da UE. Lembro de uma época que o app estava disponível para avaliação na Play Store e um monte de gente dava 1 estrela pois não sabia para que o app servia e não tinha como desinstalar.

1 curtida

Por que tem esses apps da operadora mexicana? O celular foi comprado lá?
Instale uma ROM stock nele, aí vai se livrar dos apps de operadora.

Daqui a pouco a UE vai querer decidir como um smartphone deve ser, desde hardware a software, e se sobrepor ao funcionamento de uma entidade privada.

Se puder desinstalar o que desejar, nem vai ser mais necessário root… no meu caso, meu chip da Claro tem um maldito aplicativo chamado “Claro Menu” (instalado pelo próprio chip), que abre um pop-up de 15 em 15 minutos oferecendo planos, pacotes, serviços, etc que inferniza a vida do usuário e drena a sua bateria. A merda do aplicativo liga a tela sozinho, faz um bip e depois de um minuto desliga. Sério, não tem opções para desabilitar e parece feito para te irritar. Solução? Fazer root e instalar o Titanium Backup, para CONGELAR o maldito Claro Menu. Por quê congelar? Se desinstalar, quando reiniciar o aparelho o chip reinstala de novo o tinhoso, belzebu, execrável, deplorável, maldito… CLARO MENU!

2 curtidas

Sabe como fazer root do LG K4 LTE?? Estou quase sem memória…

Mas ué, foi exatamente isso que eu li na matéria!

Na One UI do meu S10+ ao inicializar o smartphone pela 1a vez, ou um reset, temos a opção de escolher quais apps instalar ou não não instalo quase nenhul da Samsung, mas a Bixby não está na lista.

tá é doido, num caso desses prefiro trocar de operadora que isso já é abuso

tem vários aplicativos do google assim, pessoal dá uma estrela pq não sabe pra que serve e não dá pra desinstalar

Pois é.
É um aplicativo bem integrado ao sistema, mas a princípio não é essencial pro sistema rodar. Tanto é que custom rom não tem e funciona.

Por isso que a pergunta é quão a fundo no sistema eles vão querer ir com a legislação.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.