Ubuntu Unity é aceito pela Canonical como o novo “sabor” do Ubuntu Linux

1 curtida

Seria bom se tivesse um PopOs Unity, eles sabem desfazer as cagadas que a Canonical faz no Ubuntu

3 curtidas

Não sei se foi uma boa ideia da canonical isso, eles mataram o Unity porque estava difícil desenvolver melhorias para ele, e nem o Unity por si está tendo upgrades. É, vamos ver o que o futuro nos reserva.

3 curtidas

Eu acho (ou, no fundo, quero acreditar) que esse reconhecimento vai servir de incentivo para que o Unity (a interface) ganhe atualizações regulares. Mas é o que você disse, vamos ver o que o futuro reserva.

3 curtidas

Conheci o Ubuntu no 11.04, então já conheci com o Unity, o que deixava o sistema muito bonito na época, talvez eu não tivesse usado se fosse na versão gnome por achar feinha (usuario de windows desculpa((eu atolava tema nessa epoca no windows))), mas que legal que trouxeram o Unity, bom pra quem gosta, mas eu ainda gostaria que fizessem duas ou tres versões no maximo, e focassem nelas, o linux “não vai pra frente” porque é muito fragmentado, usei varias distros, mas ainda prefiro usar o Linux Mint, o Zorin OS e Manjaro.

1 curtida

Isso já foi discutido dentro do fórum e conforme foi apontado, essa “fragmentação” não interfere em nada no ecossistema.

Vamos explicar novamente:

  • Quem cria uma distribuição Linux, automaticamente contribui com todas as tecnologias envolvidas. Você pode criar uma distro nova, mas por trás, ainda será o Kernel Linux e tecnologias de mercado que vão ser supridas pelas suas implementações e correções.

  • Se você lançou uma distro Linux e não contribui com o desenvolvimento de nenhuma tecnologia envolvida, então você só tem uma remasterização, não sabe desenvolver (ou não tem interesse) e não contribuiria de qualquer forma.

  • Quem cria uma distribuição Linux diferente é porque não concorda com alguma questão das existentes, portanto, se lhe fosse tirado as 4 liberdades do Linux, ele, com certeza, não contribuiria com nada. Afinal, aqueles desenvolvedores já partiram para algo diferente por não concordarem com o que existem.

E no final, vamos ao último exemplo. Todos os navegadores da atualidade, exceto o Firefox e Safari, são baseados no Chromium. A existência do Edge, Vivaldi, Opera, Brave, etc, não impactam de forma alguma no “vai pra frente” do Chromium. Muito pelo contrário, hoje é um dos projetos open source mais bem sucedidos, após o Kernel Linux, e todas as empresas que fazem seus navegadores em cima deste projeto, contribuem com alguma implementação ou correção.

Diante disso, a “fragmentação” (Coloco entre aspas, porque não existe fragmentação neste cenário. O Kernel Linux é apenas o núcleo que você pode usar para criar quantos sistemas precisar ou tiver vontade e não terá causado qualquer fragmentação no Kernel) não tem qualquer impacto no ecossitema.

2 curtidas

Pra fechar o conjunto de desktops só falta entrar o Ubuntu Cinnamon Remix nas flavors

Que bacana, ser reconhecido oficialmente essa versão do Unity, eu uso Ubuntu desde a versão 10.04 quando era gnome, quando foi lançado o Unity no começo achei estranho um pouco difícil porém me adaptei e uso ele até hoje, minha máquinas todas tem Ubuntu 20.04 Lts com Unity de interface padrão.

:thinking::thinking: :point_right: que eu saiba os computadores mais vendidos no mundo ainda são com Windows,
Em 2° lugar as TVs com Android,
Em 3° o iPadOS,
Em 4° o ChromeOS (pois os governos compram laptops com ChromeOS e dão nas escolas do mundo todo),
Em 4° mais vendido é com MacOS (em MacBooks)
Em 5° é que está os usuários Linux …
(Tanto em laptops e PCs vendidos com Linux ou quanto em números de usuários que decidiram usar linux por conta própria),
( sendo que em quantidade as vendas de laptops com Processador Snapdragon e Windows ainda estão crescendo e ja está quase igual ao número de laptops que a Dell vende com Linux de fábrica )…
:thinking::thinking::point_right: então porque perdem tempo recriando a roda toda hora em vez de criar logo os pacotes snap e flatpack para Android, ChromeOs, Windows e macOS /iPadOS ?
:point_right: porqur não se esforçam em levar a base necessária para rodar aplicativos linux sobre outros sistemas operacionais? O importante não é o usuário conhecer os Aplicativos linux e gostar deles? Sério mesmo, 15 … 20 Anos atrás eu adorava o Kurumin e o BigLinux , mas em certos AMD K6-2 essas distros rodavam travando pois eram pesadas pra hardware de Windows 98… mas o XP rodava bem nesse hardware… desde ali eu já percebi que as distro Linux são boas e competentes apenas num bom hardware, errado é velho Windows ainda se sobressai, as inúmeras distros criados para PC antigo são prova disso, para conseguir rodar em PC antigo só mesmo criando distros pequenininhas e capazes quase sem recursos nenhum… acaba sendo preferível utilizar o Windows mesmo em versões mais antigas neste hardware antigos, enfim, distro linux mentem descaradamente nesse sentido de dizer que são melhores em hardware antigo… nunca foram e continuam não sendo pra PC antigo mas sim PC novo … não sei quem inventou essa necessidade de mentir para as pessoas, acho que é verdade sempre deveria reinar, falar a verdade e dizer que a pessoa precisa sim ter um PC bom para rodar uma Distro Linux com dignidade e se a pessoa tem PC velho que se livre do PC velho… faça doação ou joga no lixo

1 curtida

:point_right: a verdade é que a maioria das pessoas hoje em dia estão satisfeitos com sua Smart TV e seu celular e mal pensam em ligar o computador ou laptop ( a não ser quando é necessário fazer algo para o trabalho) … o sistema operacional de tela grande mais presente nas casas hoje é o Android que está rodando na Smart TVs … porque não criam o flatpack e o Snap para Android ? Assim eu poderia instalar aplicativos Linux na minha Smart TV e ter a experiência desktop que eu quiser… assim eu poderia instalar navegadores de desktop e poder usar extensões no navegador em minha Smart TV … assim eu poderia utilizar aplicativos flatpak e Snap em minha TV … poderia usar o qbittorrent para criar torrents ( algo que nenhum aplicativo Android Deixa eu fazer hoje é criar torrent, e sinto falta de poder criar ) … além disso, o Snap e o flashback para Android poderiam permitir que um instale aplicativos no cartão de memória ou no pen drive conectado à TV … Eu por exemplo utilizo um SSD nvme no adaptador USB 3.0 que fica parecendo um pen drive e conecto Na minha TV Android… com o flatpak ou Snap para Android eu poderia instalar aplicativos Linux diretamente no SSD que está nessa porta USB, e assim usufruir do aplicativo rodando com mais velocidade na TV … será possível até rodar jogos Leves ( aplicativos de emulador de PS2 e Arcade) que já existem em flashpack … será otimo rodar isso na TV … bem como utilizar aplicativos da rede ethereum, acredito que o projeto de levar o flatpak ou o Snap para as Smart TV Android será a revolução do Século… pois o próprio projeto terá de hospedar os pacotes em um novo servidor, onde os pacotes já sejam armazenados pré-convertidos em ARM64 … ou seja, aquela técnica criada pela Microsoft para rodar aplicativos antigos x86 e x86_64 já existentes no ARM64 (que é codigo livre) passará a ter uma atenção que hoje ainda não tem dos programadores Linux … o fato da Microsoft ter deixado como código Livre vai ajudar (e muito) que essa técnica seja empregada e o código aperfeiçoado… portanto aperfeiçoamento do código ainda estará sendo código Livre e beneficiará tanto para o Windows migrar de vez para o ARM64 e ainda ser possível as pessoas instalar o Nero 7 por exemplo e outros aplicativos antigos… quanto também será benéfico para permitir aplicativos Linux já existentes rodar no ARM64 também sem precisar ser reescrito… ou seja, a técnica ( que consiste em monitorar a depuração do aplicativo rodando em máquina virtual e assim utilizando todos os recursos do aplicativo perceber quais são os momentos específicos em que o software utiliza a linguagem de máquina que só um processador Cisc que conseguiria entender e assim criar um aplicativo tipo uma sandbox, a qual o aplicativo original feito para x86 ou x86_64 vai estar dentro dessa SandBox e esse app da sandboxie sim é que vai ser compilado para a ARM64 e instalado no Android … ou seja… algo como o que a Apple fez no roseta … só que agora a Microsoft também está fazendo com que esta própria sandboxie identifique quando o aplicativo chama dll do próprio Windows … e assim substitui algumas DLL nativos ( que deveriam estar dentro da sandbox) por DLL já compiladas em ARM64 … e assim aquela perda inicial de desempenho equivalente estar rodando numa máquina virtual) estar rodando dentro de uma sandbox acaba sendo acelerado e no contexto final o desempenho acaba sendo 95% do desempenho original que seria do aplicativo totalmente comprado em ARM64 … Microsoft não conseguiu os 95% ainda… ainda estão em 65% para aplicativos antigos de farmácias e Supermercados … mas grande parte da culpa dizem ainda estar pesada pelo fato do próprio Windows 11 ser pesado… tem lixo demais rodando junto… já com o Android a história é diferente… Com certeza se o pessoal do mundo lindo que se utilizar os códigos criados pela Microsoft vai dar para levar tranquilamente o Snap e o flatpak para rodar no Android e assim poder instalar qualquer aplicativo Linux na Smart TV … Isso é o que eu quero para o meu futuro … não estou preocupado com desktops de distro linux nenhuma … android já venceu , tem de ser muito burro pra não ver isso … aliás… só como exercício seria bom criar logo o Snap e o Flatpack para o ChromeOS e para o Android x86_64 … já uso ChromeOS em meu laptop e existe Wine para ele … também uso o Android Remix x86_64 (do Android 11) e o desempenho de aplicativos rodando no wine é excepcional, o excel 2013 roda muito melhor num laptop i3 de 1.7 GHz peli wine do Android x86 do que via wine no Xubuntu 20.04 … o bigLinux também é ótimo mas nesse hardware velho o wine roda a mesma coisa que no Xubuntu … ou seja… travando… neste hardware fraco o Android x86 ou o ChromeOS dão um banho em qualquer distro Linux… e aplicativo de Windows rodando no Wine rodam leves como uma pluma … é por isso que eu estou dizendo que o Android já venceu … Com certeza o novo futuro dos PCs e Laptops é a criação de distros baseadas no Android x86 … e é evidente a necessidade extrema que eu tenho que seja possível instalar aplicativos em flatpack aqui … talvez a necessidade no laptop seja até mais urgente que a minha necessidade na TV Android … sei que para existir o flatpack a TV Android será necessário converter tudo em ARM64 ( o que vai dar muito trabalho) … mas o simples ato de levar o flatpak para o Android x86 não deve ser tão difícil … afinal ele ainda é x86 ( Sim eu falo apenas a sigla x86 Mas estou me referindo também aos 64 bits de processadores Intel e AMD) … é que tenho preguiça de escrever _64 ao lado do x86 para formar o x86_64 … ok google, publicar

image

3 curtidas

Mais facil os desenvolvedores dos programas lançarem versão para Android do que resolver os milhões de dependencias que faltam no Android para rodar um snap pack da vida.

E te engana que tudo é arm64 igual, cada família de processadores precisa da sua propria compilação.

1 curtida

Nossa, obrigado pela aula Goku.
Pela sua logica vai pra frente, mas não finaliza, não deixa bem acabado, visualmente falando claro, sei que tem muitas distros linux que são bem otimizadas, mas falta aquele capricho, aquela finalização, os programas do sistema são até legal de usar e tal, mas vc vai pegar os programas que normalmente usa no dia a dia, e são todos com interface genérica ou até feias, pode ser funcional, mas não agrada o paladar, eu ficaria até calado, mas mesmo no android outra plataforma “aberta” tem altos aplicativos lindos e funcionais saca, não precisa ser que nem a apple, mas no minimo um windows. Algumas distros tem umas lojas tão feias, outras tem mais bonitas, e claro carece de portes oficiais de programas como da adobe por exemplo, facilitaria demais pra alguns.

Eu concordo que no geral, falta uma uniformidade em UX para a maioria das distros, o ambiente Gnome vem investindo pesado nisso (Sendo refletido, principalmente, no Fedora), o POPOS vem apostando e o Elementary tenta, mas ainda pena.

Ainda temos experiências como o Deepin que aposta neste ponto, mas acaba sendo algo muito priorizado ao ecossitema chinês e o Ubuntu apesar de não fazer feio, está longe de ser um exemplo e peca nas inovações e com sua loja (Entrando no ponto que você apontou).

No restante, concordo totalmente que UX é totalmente precarizada, Manjaro é um exemplo, famoso na comunidade, mas uma colcha de retalhos na questão de UX.

Mas cara, eu não diria que Windows é um exemplo, pelo contrário, Windows entra no mesmo cenário. Só recentemente, com o Windows 11, que a Microsoft passou a investir mais em UX e ainda assim, temos uma precariedade em todos os sentidos. Configurações que só são acessíveis pelo painel de controle antigo, gerenciadores que ainda carregam o visual do Vista/XP, loja de aplicativos que deixa a maioria dos softwares de fora, atualizações não unificadas e espalhadas por cada sofware, etc, etc.

Diria que no quesito UX, Android, IOS, ChromeOS e MacOS são os que mandam melhor.

E sobre os programas oficiais, isso deixa de ser relevante a cada ano, a Adobe mesmo, vem perdendo espaço para soluções como Figma, Canva, etc.

A própria Adobe vem investindo pesado no Creative Cloud, muito em breve, suas opções locais serão tão pouco necessária como o Itunes ou Outlook Client Desktop.

1 curtida

interessante, concordo 100%, entretanto creio que sistemas operacionais baseados em linux menos propicios a mudanças seriam mais interessantes para usuário final (oi aosp e chromiumos). Ou seja, apesar do linux ser um kernel, normalmente é distribuído com o gnu (os comandos básicos) e também com um gerenciador de janelas e uma interface gráfica. E a fragmentação nesses dois últimos pode afastar desenvolvedores, que poderiam contar com uma API de desenvolvimento melhor integrada, e, em geral, sem abrir mão das diferentes plataformas de desenvolvimento pro sistema operacional (qt, java, gtk, electron, e por aí vai). Mas claro, a comunidade não curte essas coisas (mir e unity são exemplos =D).

Gostaria de ver qual o rumo que essa distribuição irá seguir agora.
Afinal, o unity 7 já está congelado e sem receber features, não fica tão bonito com os CSD do GNOME e…
O pessoal do Ubuntu Unity esqueceu daquele projeto que seria a continuação do Unity 8? o tal do Lomiri, que praticamente sumiu da existencia, focando apenas em Ubuntu Touch?
Bem que poderia haver um port do Unity 8 para Wayland/X11.

Aqui você entrou em um ponto que me preocupa, também. Tanto o Unity 7 como o Compiz (Já que ele é um plugin deste) são softwares defasados. Compiz principalmente, que na época do Unity já era um morto vivo que a Canonical passou a dar suporte para manter a existência do Unity 7, enquanto planejava o Unity 8.

Mas a Canonical costuma dar aprovação como Flavour apenas de projetos bem estruturados, então, acredito que tenham apresentado alguma proposta de manutenção para os componentes, só gostaria de saber sobre a evolução.

pois é, se a comunidade não fosse tão tóxica com a empresa, e é claro, Canonical focasse só em desktop (e esquecesse essa ideia de convergência), poderia-se ter pelo menos um Unity 8 com o Mir e X11 como fallback.
Mas ficar na manutenção do compiz/unity/metacity vai ser um trabalhão para os desenvolvedores.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.