Ubisoft alega que jogadores não são donos dos jogos que compram

Na real desde sempre o jogo nunca foi literalmente seu. O que nos deu essa sensação de “posse absoluta” foi a mídia física dos anos 80 e 90. De fato, o jogo estava ali, queimado de alguma forma na mídia.

O engraçado, é que viajando um pouco na maionese de Narnia, se hoje fosse o inicio da geração de videogames, não teríamos mídia física e desde sempre nada seria de ninguém.

Que nos leva ao :parrot::pirate_flag:

6 Likes

Eu certamente não sou e nunca serei dono dos jogos da ubisoft.

8 Likes

E é exatamente por isso que a pirataria deve permanecer exatamente como é, e além disso, que evolua e se expanda. Isso é uma falta de vergonha na cara, é sempre essas balelas pra cima do consumidor e ainda por cima precisamos aceitar isso garganta abaixo.

5 Likes

Eu sou :smiling_face_with_tear:
Devo ter uns 6 TB de jogos da Ubisoft espalhados por HD’s…eu gosto dessa bitch

Eu sou dono de meus jogos porque pirateio com muito orgulho. Zero dinheiro pra essas empresas safadas.

7 Likes

Permitam-me aqui fazer um jabá: na GOG, nem a própria GOG consegue tirar os jogos de quem comprou. Eu comprava jogos até pouco tempo atrás pela Steam, onde tenho um catálogo com alguns jogos que precisam do cliente da Steam e de conexão à Internet pra funcionar (e que podem sair do catálogo a qualquer momento que a Steam desejar)… Então descobri a GOG, que vende alguns dos mesmos jogos (como Slime Rancher e Terraria, os quais comprei “de novo”) com um diferencial simples mas extremamente significativo: jogos sem DRM invasivas, entregues através de instalador totalmente offline, e que pode ser instalado em quantos PCs eu quiser! Compro, baixo o instalador, e consigo manter em meus backups uma cópia original do jogo, mesmo que o jogo saia de produção e/ou seja removido dos catálogos um dia. E tem jogos de graça lá também, que também funcionam no mesmo esquema.

Não é sendo contra a pirataria, ao meu ver é uma forma válida também, diante de estúdios e empresas (como Nintendo) que fazem de seus jogadores gato-sapato. Mas modelos que permitem comprar/ter de fato, sem que a empresa possa tomar de volta, existe, e é a GOG (não sei se existem outros similares, talvez o itch.io).

Pode ser que me arrependa no futuro de recomendá-la por alguma enshittificação que a GOG venha a ter (porque até Steam enshittificou), mas hoje é um modelo mais próximo possível de “compra e posse perpétua”, e ainda recompensa os pequenos produtores de jogos indie que por ventura disponibilizem seus jogos por lá.

12 Likes

Espera ai…eu tenho o trabalho de baixar um torrent e ele não é meu? Como assim…tá no meu HD é meu! :wink:

5 Likes

É verdade, igual quando se compra um dvd — se é que isso ainda existe — de música ou filme, ele não pertence à você, tão igual o Renato Russo “tire suas mãos de mim”. Por essas e outras que estão a beira da falência, quero mais que morra Memo

Efeito Amazon com os ebooks

Os jogos offline em mídia física são seus, ninguém vai tirar de você. A questão dos jogos online é que eles têm um servidor, uma empresa está por trás oferecendo um serviço. A característica dos SaaS é que a empresa pode deixar de prestar o serviço, seja porque você não pagou a mensalidade (ou seja lá qual for a forma de licença do software) ou porque a empresa está descontinuando o serviço.

3 Likes

Acontece que os tempos de hoje em diante era o que essas empresas sempre esperaram (provavelmente não por seus fundadores).

Antigamente embora soubéssemos que não podia tirar cópia e vender (por mais que fizéssemos) a cópia comprada por você era direito vitalício seu, enquanto você tivesse o objeto, agora sabemos que tínhamos (temos) o direito de fazer uma cópia de segurança (li por aqui no Tecnoblog).

Hoje tudo que elas “vendem” são serviços. Hoje você encontra dificuldade de até mesmo ligar o videogame sem ele estar conectado a internet, se você compra um jogo físico, dificilmente ele estará completo naquela mídia (como outros produtos digitais), você precisará atualizar ou complementar para jogar.

E assim vamos indo, até piorar.
Só resta saber quem vai vencer.
:face_exhaling:

2 Likes

O que você tem é a posse da mídia física e dos dados contidos nessa mídia.
Já os direitos, você só tem os direitos sobre a mídia física em si (você pode fazer o que bem entender com a mídia), os direito dos dados contidos nessa mídia não (o que você pode fazer com os dados é limitado por lei).

2 Likes

ME PARECE que nem mesmo na prática você conxeguia fazer muita coia tendo a mídia física, eu por exemplo quando insiro um dvd original em um pc/notebook só encontro 2 pastas, ÁUDIO TS e VÍDEO TS, copiar aquilo dalí não adianta de nada, os arquivos jamais estão como quando o dvd é inserido no aparelho de dvd

Eu queria o conteúdo todo pra quando reproduzisse no VLC a reprodução se iniciasse no menu inicial que é exibido no repridutor e que também é exibido no pc caso o dvd esteja nele, porém os dvds podem se arranhar com o tempo e irem se tornando ilegíveis, daí a necessidade de uma cópia digital MAS EM ISO!

Até onde sei o formato que conterá toda mídia (uma cópia bruta mesmo) ficaria em formato ISO, porém ÁUDIO TS e VÍDEO TS não aparentam ter nenhum arquivo ISO

É como tivessem feito algo pra ocultar arquivos ou sei lá, impedir qualquer “backup” de segurança do conteúdo

Existiram e ainda existem pessoas que fazem um serviço de digitalizar dvds, eu realmente me pergunto se elas preservam tudo incluindo menus bonus, extras jogos (sim, haviam dvds originais com “jogos” para se jogar via aparelho de dvd, o do garfield por exemplo até o tenho e tinha um jogo de labirinto e você jogava com o controle remoto do dvd player mesmo) ou se pegam apenas o filme descartando o resto e chamando aquilo de cópia :roll_eyes:

:warning: ISSO TUDO É APENAS UMA IMPRESSÃO MINHA, NÃO SEI SE ESTOU OU NÃO CORRETO:warning:

Deve haver alguma forma de localizar o arquivo ISO

1 Like

ISO é basicamente um container, que nem um arquivo zip ou rar.
Tanto é que o WinRAR consegue abrir arquivos .ISO.

Dentro do arquivo ISO você vai encontrar os arquivos que estão no DVD, que no caso de um DVD com vídeo e som (de um show ou filme, por exemplo), você vai encontrar exatamente as pastas AUDIO_TS E VIDEO_TS.

Se você tem essas pastas contendo o conteúdo que tinha no DVD (geralmente só tem arquivos na pasta VIDEO_TS e os arquivos são .vob, .ifo e .bup), você consegue rodar sem grandes problemas com o VLC. Para tal, abra o VLC, clique em File (ou Arquivo, se estiver em português) e “Open Folder…” (ou “Abrir pasta…”). Daí você escolher a pasta VIDEO_TS e pronto. Se der erro muito provavelmente é porque deu algum problema quando você copiou os arquivos.

3 Likes

Um dos jogos que mais joguei foi Asphalt 7 no celular e tablet, quando não atualizaram o mesmo para uma versão 64 bits e parou em todos os novos iPhones e iPads da época. Nunca obtive uma resposta da desenvolvedora que promoveu o nome Asphalt 8.

Acho que gastei uns 50 reais nele, porém hoje poderia ter uma nostalgia de jogá-lo e nem dá.

Dali vi que o correto é, de fato, não apoiar a indústria hoje; se quero algum jogo, parto para torrent. Os novos Resident Evil joguei, zerei tudo pirateado, por exemplo. Tenho um Xbox Classic com 2 TB, ou seja, todos os jogos dele no HD são piratas. Everdrive então comprei para meus videogames retro para manter a nostalgia, até porque entrando na Nintendo parece que até nisso ela quer apagar o passado.

Porém no mundo as coisas são assim não paga seus impostos devidos e veja se o estado não vai te tomar tudo.
No inventário do meu pai ver o cara do cartório vindo com palavrinhas feliz vc é herdeiro literalmente pague pra ter direito e agradeça e estado kkk.

3 Likes

Sim mas o que desejo é fazer uma cópia idêntica ao dvd, ou seja gerar um arquivo completo e quando abrir esse arquivo com o VLC ser exatamente igual a quando reproduzo o cd com o vlc, ou seja exibir a tela de advertência e ir ao menu inicial

Quando consegui fazer isso com um software o arquivo gerado foi um arquivo ISO (ocupando muita memória mas já era esperado), e quando reproduzia ele via VLC era exatamente igual a estar reproduzindo pelo dvd

Joga Concord lá então XD

Só que hoje em dia quase qualquer jogo é conectado na internet, então da pra simplesmente desativar tudo nele com uma atualização. Vide caso The Crew. Não interessa q vc tenha mídia física, vc não consegue mais jogar. E em outro post coloquei um vídeo (e vou colocar aqui DE NOVO) de um cara que citou q isso nem é novo, já aconteceu com alguns jogos “games for windows” na época do Vista.

É aí que acho q vc não captou o problema. Isso não é SÓ para SaaS.

É o tipo de coisa q sempre esteve escrito nos termos de serviço mas a gnt nunca leu. Sem contar que até a sexta geração de consoles como não havia (ou havia mto pouco) atualizações via internet NA PRÁTICA vc entendia q vc tinha a “posse” do jogo. Quando na verdade é como vc falou, vc tem a posse da mídia física e daqueles dados. Sendo o direito de publicação e tudo mais da desenvolvedora e/ou publisher, hoje em dia eles podem simplesmente desativar o jogo e vc não pode fazer nada.

Agora só esperar a galera falando q da pra reviver com mod e não sei o q pq a comunidade bla bla bla quando isso sequer devia ser necessário.

1 Like

Novamente, arquivo ISO nada mais é do que um container como um arquivo rar ou zip.
Tanto é que você consegue criar um arquivo ISO com o winRAR ou outros compactadores.

As pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS nada mais são do que o conteúdo do pacote cuja extensão é .ISO.
Em um DVD de filme/show, a tela de advertência, menu, extras, etc, estão todos contidos nos arquivos dentro da pasta VIDEO_TS. Dentro da pasta VIDEO_TS você vai ter:
VIDEO_TS.IFO que contem as informações sobre menu, legendas e capítulos
VIDEO_TS.BUP que é o backup do arquivo .IFO
VIDEO_TS.VOB que contem o vídeo e o áudio em si.
Além desses você pode ter VTS_01_0.IFO, VTS_01_0.BUP, VTS_01_0.VOB, VTS_01.1.IFO, etc, etc, etc, que são outras faixas de vídeo e áudio (a tela de advertência, extras, etc, etc, etc).

O VLC consegue analisar os arquivos dessa pasta automaticamente e executá-los como se estivesse lendo o DVD, basta usar a opção de abrir pasta ao invés de abrir apenas um arquivo .vob aleatório.

2 Likes