Uber deixa alguns motoristas definirem preço da corrida na Califórnia

Originally published at: Uber deixa alguns motoristas definirem preço da corrida na Califórnia – Negócios – Tecnoblog

Motoristas da Uber que atuam em algumas rotas de aeroportos na Califórnia poderão cobrar até cinco vezes a tarifa normal

Surreal, é o mesmo que eu abrir uma loja e meus funcionários quererem definir os preços dos produtos vendidos. Legisladores da Califórnia adoram dar essas esquerdadas de vez em quando.

4 curtidas

Tosquissimo. jaja estão com preço de taxi se é que ja não estão. Espero que essa M de decisão fique por lá.

1 curtida

Ainda bem que temos legisladores ruins em todos os lugares do mundo…

Descobrimos que essa comunidade foi uma ideia maravilhosa quando uma postagem sobre UBER não leva aqueles comentários imensos do disqus com matemática questionável sobre as tarifas do app.

[…] é o mesmo que eu abrir uma loja e meus funcionários quererem definir os preços dos produtos vendidos […]

Então nessa comparação você está considerando os motoristas como funcionários do Uber? É essa a ideia mesmo, ué.

Se eles são funcionários e não podem definir os preços, então eles devem ser tratados como funcionários para todos os efeitos.

Se eles são trabalhadores autônomos e independentes, então nada mais justo que eles poderem definir o próprio preço.

2 curtidas

Não, não estou, falei funcionário por falta de um termo melhor, parceiro é um termo mais adequado. E não dá pra dizer que são realmente autônomos se prestam serviço para uma empresa em vez de oferecê-lo diretamente ao cliente. Só querem o filé, aí é fácil.

Vamos ver o que vai dar com essa mudança, mas imagino que o número de corridas vá cair drasticamente com essa decisão. O Lyft que deve se beneficiar com essa mudança. Um serviço que começou muito bem mas que foi sendo avacalhado aos poucos pelo Deus-Estado metendo o bedelho e o mau caratismo de muitos motoristas desonestos.

Falta-lhe um termo melhor justamente por não existir uma palavra que descreva alguém que não é funcionário ao mesmo tempo em que está submetido às obrigações de um, como a de não poder definir seus próprios preços.

Mas vamos usar a alternativa que você sugeriu, parceiro, para exemplificar.

“Surreal, é o mesmo que eu abrir uma loja e meus parceiros quererem definir os preços dos produtos vendidos.”

Ora, não tem nada de surreal nisso. Essa prática é perfeitamente normal no mercado.

Lojas com marketplace, como Americanas e Amazon, por exemplo, são lojas cujos parceiros definem os próprios preços dos produtos que vendem.

Assim como lojas de aplicativos, como a App Store e Play Store, os parceiros, que são os desenvolvedores, é quem definem os preços dos aplicativos que disponibilizam.

O AirBNB, frequentemente citado junto ao Uber como exemplo de disrupção de mercado, adotando um modelo de marketplace similar, também dá toda a liberdade aos seus parceiros para definirem os preços que acharem mais adequado.

Não faltam exemplos de serviços de lojas onde os parceiros definem os próprios preços.

3 curtidas

Sim, até concordo que é comum parceiros definirem os preços, mas no caso o Uber só tomou essa decisão após a aprovação dessa lei estúpida.

Mas é esse justamente o ponto. Pq os legisladores não tomaram decisão similar para os outros serviços citados pelo Danilo? Justamente pq o modelo do Uber, Cabify, etc é mais controlador, eles atuam controlando os motoristas, logo isso não torna eles autônomos.

Autônomo… ¯ _😎_/¯

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.