TVs LCD mais finas estragam mais rápido, segundo testes

Já já vem com vida útil na caixa igual lâmpada.

6 Likes

O que mais tem no YouTube é vídeo de TV Samsung com manchas na tela por conta do acrílico derretido pelos leds do backlight

4 Likes

Eu amei a resposta da Hisense, enquanto Samsung e LG justificaram que suas TV’s edge-lit estão evoluindo, a Hisense lançou, educadamente, claro, um “A gente não faz mais essa porcaria não” kkkkkkk

10 Likes

Certíssima a Hisense

4 Likes

não sei se foi incluído outra linha, mas a Qled da Samsung esquenta que é uma beleza a tela.

mas é só esse ano, as anteriores já têm data de validade

2 Likes

Ficou em um passado muito distante aquilo de termos TVs que duravam 30 anos. Hoje, se durarem 5 anos, é para glorificar de pé. Sem falar na obsolescência programada de sistemas que começam a engasgar precocemente, tudo na falácia da evolução dos aplicativos que exigem cada vez mais das TVs. Simplesmente não agregam nada em termos de funcionalidades e usabilidade.
Todas as TVs atualmente deveriam vir com um sistema no modo “básico”, no qual ela ligaria e só carregaria funcionalidades básicas: troca de canais, volume e entradas. Assim se evitaria passar por telas de início pesadas e sistemas desatualizados e cheios de bloatware, quando você só quer, vejam só, assistir TV ou selecionar a entrada HDMI do receptor de TV, Roku, etc.

2 Likes

Exatamente hahaha. Samsung fez um parágrafo, LG fez um textão (por isso optei por resumir). Hisense:
image

12 Likes

Tenho uma Samsung de 2019 parada porque queimou o barramento por conta de superaquecimento nos LEDs. É uma ■■■■■ mesmo.

Tecnicamente já tem, até pq usam “lâmpadas”. Só tem que consultar as fabricantes dos LEDs, eles com certeza tem a “quilometragem” máxima que suportam.

1 Like

Isso era meio que óbvio… Por esses e outros motivos sempre evitei comprar ou recomendar a compra de modelos edge-lit. A Samsung é a rainha das edge-lit nos modelos de entrada. A LG utiliza muito na linha NanoCell e, por ser uma linha mais cara, a gente não ouve falar tanto de problemas, até mesmo pelo motivo de no geral a Samsung vender muito mais.

Juntem isso ao fato de morarmos num país quente e a maioria dos projetos dessas TVs já virem prontos lá de fora, e fazem a adaptação apenas para ser compatível com o sistema de televisão digital brasileiro.

Se for pra ir de básica, é direct LED no mínimo.

Mas o pior de tudo é que dificilmente o consumidor encontra essa informação nas especificações. Quando raro, especificam se o painel é VA ou IPS apenas. Nem nos reviews “especializados” procuram entrar nessa seara, o que na minha opinião já depõe contra o review. Mas tem marca que nem raramente isso divulga…

5 Likes

Eu tenho em casa duas Panasonic com 2 e 3 anos de vida, vamos ver até quando.

Que inclusive é vastamente superestimada.

Lampada que diz que dura 20k horas na caixa no mundo real vai durar umas 4-5k.

Concordo com vc, e nesse caso, acho que, com a empresa nova por aqui se formando no BR, vale recomendar no segmento de entrada as TVs da Hisense, pq pelo menos não vai ter erro, já que a empresa não fabrica mais Tvs edge-lit!

3 Likes

E qual a dica pra saber se a TV é ou não Edge-Lit?

Google
Pesquisar

Como a fabricante não divulga o que vende, e a maioria não se importa de saber o que está comprando, ninguém vai te dar essa informação de mão beijada.

Há alguns fóruns brasileiros (não sei se poderia falar o nome aqui, mas no Google acha fácil) que se discute muito sobre TVs, e lá o pessoal consegue compartilhar essas informações.

Sites gringos também são muito importantes, diria até essenciais, já que há muitos sites que fazem reviews bastante destrinchados, que é bem diferente do que se encontra aqui na imensa maioria. Mas é preciso saber se o modelo vendido no Brasil corresponde ao mesmo modelo que vendem lá fora (às vezes usam o mesmo nome, mas há diferenças no modelo nacional). Aí, nessas horas, vale consultar os fóruns especializados brasileiros.

Já marcas como Philco, Multi, Britânia, esquece. Nem em fóruns brasileiros se encontra essas informações. Você vai achar informações sobre Samsung e LG principalmente, e TCL e Philips alguns modelos. Havia bastante informação sobre modelos Sony e Panasonic quando estas vendiam aqui no Brasil. Pessoal nesses fóruns não dá muita bola para marcas nacionais por motivos de nobody cares :man_shrugging: é tudo white label, nem as marcas sabem o que estão importando e vendendo…

Se partir para o YouTube, fuja de review nacional. A maioria é só panfleto do que a própria fabricante divulga. Inclusive um grande canal desses do YouTube postou certa vez review se referindo ao painel da TV como IPS, quando na verdade era VA, isso porque a própria LG do Brasil fez a lambança de divulgar incorretamente a informação no site dela (e isso já era de conhecimento do pessoal dos fóruns, aliás). O mesmo canal fez review falando mil maravilhas das OLED Samsung quando lançaram no Brasil, mas sequer citou o ponto de que elas não aceitam Dolby Vision, o que para o consumidor é uma informação extremamente relevante, tendo em vista a pouca compatibilidade de conteúdo com o HDR10+ que a Samsung utiliza em seus modelos. Enfim, review brasileiro infelizmente o conteúdo é só rasgar caixa na frente das câmeras e ler o que o está no site. Parece mais que você está assistindo à Shoptime do que assistindo a um review. Não há aprofundamento em nada.

Não dá pra confiar nem muito nos próprios sites das fabricantes no Brasil, pois, como disse, às vezes há mudanças nos modelos daqui e eles só fazem traduzir o que divulgam dos modelos lá fora. LG do Brasil já fez várias trapalhadas com isso.

Enfim, como as fabricantes brasileiras não compartilham esses dados, o segredo é Google > pesquisar. Não tem fórmula fácil. Tem que querer ir atrás da informação, ou simplesmente compra e confia.

5 Likes

Enquanto isso uma TV de Plasma da Samsung, que gasta o equivalente a 8 TVs mequetrefes como esta da matéria, está funcionando desde 2006 e nem pensa em parar em casa.

Logo vem a Assinatura dos aparelhos de TV, pague pra sempre e tenha sempre uma aparelho funcionando.

3 Likes

Por isso apesar de adorar tecnologia prefiro a estabilidade que ser early adopter.
Em 2010 comprei um Monitor TV Samsung 24" de uns 2 anos antes, vendi em 2020 por praticamente o valor que paguei nele 10 anos antes, em 2013 comprei uma LCD 40" também da SS que vendi em 2022 como nova ainda, quando peguei uma 4k da LG de 1 ou 2 anos anteriores que esta novinha até hoje, preferi uma LED simples se fosse Oled/Qled duvido se ainda estaria viva.

1 Like

Comprei uma AU8000 em 2021 e esse ano precisei mandar para assistência técnica porque um dos lados já estava queimado.

Gostaria de ter tido essa Informação antes de comprar. Como ela deve durar mais uns 2 anos, vou tentar arranjar uma TV melhor até lá

2 Likes