TV Samsung TU8000 UHD - vício oculto

Boa tarde pessoal.

Venho relatar aqui a minha experiência com este televisor, especificamente o modelo de 50". Após ler e assistir o review feito aqui no Tecnoblog pelo @higa não pensei duas vezes e comprei a TV.

Passados 14 meses desde a compra, a TV começou a desligar e ligar em loop, sem motivo aparente. Além disso a tela LED apresentou algumas manchas nas bordas. Após contato com a Assistência Técnica Samsung, o painel foi condenado, com orçamento de R$3.830 para substituição pois o produto estava fora da garantia. Extra oficialmente o técnico relatou que semanalmente recebem cerca de 10 TVs com o mesmo problema desde novembro do ano passado.

Ao pesquisar melhor sobre o problema descobri CENTENAS de relatos idênticos, com um tempo de uso sempre próximo aos 15 meses e a mesma postura por parte da Samsung: cobrança de um valor acima do preço de mercado do produto ou simplesmente condenando a TV ao lixo. Segue link do Reclame Aqui, vocês poderão notar a cronologia das reclamações, todas feitas nas últimas semanas.

Tendo em vista a quantidade de relatos do problema em um produto que foi lançado em meados de 2020 gostaria de receber o Feedback de pessoas que compraram a TU8000 a fim de formar um grupo ou abrir uma ação exigindo que a Samsung faça o recall desta TV baseado no Código de Defesa do Consumidor por indícios de Vício Oculto.

Ao Tecnoblog, fica a sugestão de pauta para cobrar uma posição da Samsung, tendo em vista que foi uma TV emprestada pela empresa para avaliação, recomendada pela equipe (afinal, ninguém sabia que haveria um problema nesta proporção) e que a avaliação positiva certamente ajudou na decisão de compra de muitos clientes.

5 curtidas

https://fabriciobolzan.jusbrasil.com.br/artigos/121819706/stj-utiliza-o-criterio-da-vida-util-do-bem-para-reconhecimento-de-vicio-oculto-no-cdc

3 curtidas

É sempre uma merda quando essas coisas acontecem, principalmente com coisas “duráveis” como TVs, geladeiras e afins.

Por se tratar da mesma marca, baseado na experiência q tive com meu galaxy watch, recomendo o seguinte: abra reclamação no reclame aqui, se já não o fez, e no procon. De preferência citando “vício oculto” como mencionou e também “obsolescência programada”.

Coincidência ou não, assim que mencionei essa segunda expressão a samsung deu um jeito rapidinho de consertar meu galaxy watch q “coincidentemente” tinha quebrado logo após uma atualização de sistema.

4 curtidas

Eita, minha TU fez aniversário novembro passado. Tá tudo certinho com ela, mas fiquei cabreiro agora

A Samsung infelizmente não tem canal de atendimento através do Reclame Aqui, apenas por chat ou ligação direta para empresa. São pelo menos 300 reclamações do mesmo problema no último mês apenas no RA além de comentários nos vídeos de Youtube que promovem o televisor.

O Procon de Minas é apenas decorativo, o trabalho em abrir uma reclamação é maior que abrir uma ação no Juizado de Pequenas Causas rsrs. Porém, tendo em vista o número de pessoas prejudicadas me deu ideia de tentar abrir uma ação coletiva para que todo tipo de consumidor esteja devidamente amparado quando for agraciado por um problema do tipo que parece ainda mais antigo pois atinge também os modelos RU7100 de 2019…

Eu tenho uma TU7000 e nunca me deu problema. Comprei a 2 anos atrás.

Cara isso é um vicio oculto mesmo, tenho uma tu7000 3 meses apos a garantia acabar ja começou esse problema do loop… depois voltou a ligar normal e agora apresenta listras… no facebook tem um grupo com mais de 9 mil pessoas com esses problemas nas tvs samguns, grupo de wpp etc… a empresa nao faz nada!

1 curtida

Eu hoje só compro tv com 2 anos de extensão de garantia, além do um ano do fabricante.

Parece caro, mas não é.

Se durar mais de três anos ou já se pagou, ou tá na hora de um modelo novo mesmo.

A 43 Pol que o meu filho joga está na garantia extendida.

Por enquanto, sem problemas.

Mas o caminho é ação coletiva.

Garantia de sucesso, não tem.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.