TV box ilegal rende primeira multa contra pessoa física

1 Like

Anatel quero também multas contra todas as operadoras que passam o dia me ligando e mandando zap oferecendo plano

22 Likes

3 Likes

O dia que alguém da Anatel descobrir que qualquer Smart TV da par instalar app pra ter IPTV pirata vai ser assim:

17 Likes

Se fosse bem organizada e com a devida força, a Anatel poderia fazer mais que passar multas que são basicamente troco de pinga para as tele

2 Likes

Pior que sabem… Mas tecnicamente não tem como saber se o que estão trafegando é pirataria sem ter algum tipo de monitoramento. Quer um exemplo? Você pode usar aplicativos de IPTV para gerar streams de eventos para os quais não compense fazer via alguma plataforma.

3 Likes

Mas a questão não é a pirataria. É a venda de equipamentos sem homologação…
A propósito, não faz sentido a Anatel fazer um trabalho que é das transmissoras, ao combater a pirataria. As empresas que devem desenvolver meios de evitar a pirataria.

8 Likes

Mas não é trabalho do Estado coibir e punir ações criminosas?

1 Like

Na verdade o papel da Anatel é combater os dispositivos vendidos sem homologação, o que inclui os tv box. Combater a pirataria que infringe Copyright é papel da Ancine, não da Anatel. Ou seja, você pode comprar uma smartv tv ou um tv box e instalar um IPTV pirata nele, é papel da Ancine derrubar o servidor do IPTV. Mas é papel da Anatel fiscalizar essa venda ilegal de tv box, que tem vírus sim. Um amigo meu tinha um e eu passei o aplicativo do vírus total nele. Fiz o upload de todos os apps nativos pra lá. Alguns deram vírus por dezenas de antivírus, não era falso positivo. O difícil é combater a pirataria, eles usam DNS privado do Google, open dns, fora vários outros DNS que nem servidores na América latina têm. É agulha no palheiro.

7 Likes

Mas a Anatel está constantemente nessa briga de gato-e-rato tentando combater so serviços de IPTV pirata:

2 Likes

Sim, é porque aparentemente a Ancine não está muito empenhada nisso. Provavelmente as operadoras de tv e as grandes emissoras (que recebem por cada assinatura de tv, tanto as de canal pago, quanto gratuitas, principalmente as grandes) estão pressionando a Anatel pra fazer isso. E a brecha encontrada por ela pra ter legitimidade pra atuar nessa área é em relação a falta de homologação dos tv box, porém concordo, no final ela quer derrubar os servidores IPTV ou pelo menos fazer com que os dns no Brasil não respondam solicitações de DNS dos usuários para esses serviços piratas.

No final a Ancine passou a bola pra Anatel.

3 Likes

Mesmo que ela aplique a multa eles nunca pagam, digo porque na area da saude quando era de um convenio grande vinha as multas o amigo do amigo pegava o boleto e depois era só arquivar.

1 Like

O jeito, para quem vende, é esperar o STF fixar uma quantidade mínima de aparelhos, para ser considerado crime, a noticia boa é que estão adorando fixar umas metas para venda de coisa ilícita :hugs:

1 Like

Duvido que isso surto efeito!

Hoje em dia nem tão usando mais essas IPTVs, agora é tudo pela smartv ou por stick legalizado (fire stick da Amazon ou Mi Stick da Xiaomi) através de app.

4 Likes

Hoje em dia, muitas pessoas optam por apps de IPTV pirata em smart TVs e TV boxes legalizadas.
Há também apps de pirataria aos montes na Play Store.

Aliás, a Ancine firmou parceria antipirataria com a Anatel no caso das TV Box piratas. A Ancine faz vista grossa com a pirataria audiovisual.

1 Like

Ou seja, a questão é grana msm. Não estão nem aí pra pirataria. Qualquer tv box pode instalar app de tv pirata.

1 Like

Minha opinião sobre um fato que não pode ser descrito em poucas linhas: Calhamaço descritivo/ opinativo.

O que as empresas prestadoras de serviços de tv a cabo e streaming fizeram ,( e ainda fazem) com pessoas de baixa renda ou que não assistem mais que dois canais com as tais “TV Livre” (sky livre, Oi TV Livre, Claro TV…), não está na história.
Estas empresas simplesmente venderam equipamentos quase obsoletos, prometendo transmissão de sinal de TV aberta grátis e perpétua. Dois ou três anos depois, vem/veio o golpe: Elas simplesmente empurraram um pacote pago, sem aviso prévio, e após alguns meses, cobranças bloqueio de sinal e telefonemas incontáveis de cobranças e restrição nos órgãos de defesa ao crédito. E aí vem o papel do Estado (vulgo Anatel), NA-DA.
As pessoas de repente se vêem/viram com restrições de seus nomes no SPC/Serasa e obrigadas a pagar por um produto que não compraram, sequer pediram. As empresas simplesmente agem livremente para extorquir pessoas que, em boa parte das vezes, não têm/tinham como pagar.
Essa Anatel, que se justifica com a caça a serviços de streaming e tv piratas dizendo que quer zelar pela segurança do cidadão, também tinha esse dever de zelar pela conduta das empresas, mas…
Justamente por causa dela, Anatel, eu tenho um conceito de que essas tais “Ana” ou “Tel- alguma coisa”, só servem para beneficiar empresas, nunca o cidadão.
Agora mesmo, a lei da ofertas e da procura deveria ser aplicada aos serviços de TV a cabo, cada dia menos consumidos, mas os preços sempre exorbitantes. Tai a justificativa de 6 milhões de brasileiros arriscarem vazar seus dados na Dipweb ou nas mãos de outros (isso mesmo, outros) criminosos ou financiar a pirataria do que pagar para estas empresas por um serviço legal do ponto de vista jurídico, porém caríssimo e sem órgão fiscalizador.
A Anatel sabem disso muito bem, mas é conivente com a má fé das empresas, como sempre.

3 Likes

O que é meio ridículo, já que a Ancine fica LITERALMENTE NO PRÉDIO DA ANATEL em Brasília.
Inclusive, quem bancou o laboratório de anti-pirataria da Anatel foi a ABTA, a associação de empresas de tv paga.
Lembro que teve alguma choradeira quando fizeram a inauguração do laboratório e não houve representante da Ancine presente.