Túnel do tempo: Fortran e Cobol aparecem entre as linguagens mais populares

Esse indice é uma balela!

Só pra deixar mais claro pra todos como o índice TIOBE funciona - e conforme a descrição no próprio site:

Ele faz uma busca por +"<language> programming" (ou seja, +"JavaScript programming", +"Python programming", etc) em vários sites diferentes. A lista completa está no link já indicado acima, e é curioso que ela tenha sites como o Walmart.com (??) e até mesmo o Etsy.com (que é um site que vende roupas, calçados, artigos para a casa, cozinha, etc).

faça uma busca no Etsy por +"Java programming" e ela retornou adesivos, canecas e camisetas:

Walmart, a busca retornou livros:

No mesmo link já citado tem a lista de linguagens consideradas, além da fórmula para calcular a pontuação de cada uma (que basicamente considera a quantidade de hits em cada site).

Enfim, fica o alerta. Não leve esse índice tão a sério.
Fonte: Não leve o Índice TIOBE tão a sério | hkotsubo_programming_blog

1 Like

Eu não considero o índice Tiobe uma balela, não. Como digo no texto, a lista serve para dar uma noção do quanto está o uso de cada linguagem no mercado. Faz sentido o Walmart entrar na lista por vender livros sobre programação. Já o Etsy é realmente estranho, mas ele é considerado não qualificado para o índice atualmente.

A listagem é baseada nos mecanismos de buscas mais bem classificados na Similarweb, sem haver muita distinção sobre qual o foco de cada um. É por isso que a lista inclui outros sites estranhos, como Globo, Weather e Netflix. Mas note que nenhum desses serviços foi qualificado para o índice.

De qualquer forma, atualizei o texto para explicar melhor esse ponto.

1 Like

Imagine pesquisar python e aparecer dezenas de milhares de sites de cobras…
Vai valer kkkk

Mas na descrição do próprio site está dizendo que não leva o Etsy em consideração.

Aí eu iria iniciar uma campanha para mudar o nome da linguagem :stuck_out_tongue:

Estava falando com uma menina aqui do trabalho sobre programação. Ela é engenheira química e disse que teve aulas na faculdade (se formou faz 2 anos) e que tinha curtido, mas não lembrava o nome da linguagem que aprendeu. Depois de uns minutos ela me chamou para mostrar qual era, que tinha lembrado: FORTRAN! :clown_face:

1 Like

eu queria ter aprendido fortran há muito tempo. naquela época, falavam q cobol morreria em breve. só não sei se esse breve é p volta d 2099…

continua firme e forte!

O exemplo do COBOL (em maiúsculas, pois trata-se de uma sigla para COmmon Business Oriented Language) foi um tanto infeliz. O Report Writer foi retirado da linguagem na versão do COBOL 85… Poderia usar um exemplo de código envolvendo a Procedure Division e partes da Data Division.