TSMC começa a fabricar estruturas de 3 nm para as próximas CPUs da Intel

E nem precisa, todos sabem que a Intel não está com capacidade produtiva para competir no mercado atual. Ela confiou muito na sua hegemonia que se esqueceu de inovar, apresentando sem mais do mesmo.

4 Likes

Ela ficou anos parada no 10nm, teve que recorrer a tmsc para não ficar para trás

2 Likes

Ninguém tem a capacidade dos asiáticos, principalmente da TSMC e da mão de obra taiwanesa

1 Like

A holandesa ASML Holding N.V., fabricante dos equipamentos, acho que teria sim.

1 Like

Pode até ser, mas acredito que são processos diferentes. A taxa de rendimento da TSMC é superior a qualquer fabricante de chips de baixa litografia, mesmo todas tendo acesso aos mesmos fornecedores. A fabricação não se resume às máquinas, mas principalmente com o modo de produção e a expertise da mão de obra.

1 Like

E foi exatamente isso que a Intel, cega com seu narcisismo, esqueceu e que fez com que as concorrentes a ultrapassarem.

Não podemos negar que ela ainda é líder em capacidade instalada e que ainda vende muito bem, e antes do ARM, ela era líder isolada.

1 Like

A Intel deu passo maior que a perna tentando ir pra 10nm, digo, Intel 7 (e acho que parte do problema foi que tentaram evitar usar EUV).

Não é por que a ASML fabrica o equipamento que qualquer um consegue fazer a litografia hahaha. Até por que a Intel e a Samsung também usam os equipamentos de ponta da ASML (e provavemente todas as outras fabricantes de semicondutores usam alguma coisa da ASML).
E, assim, a óptica dos produtos da ASML é da Carl Zeiss, e outros componentes também costumam ser de terceiros, eles focam mais na integração.

1 Like