TSE tenta explicar gasto de R$ 26 milhões em nuvem Oracle

Originally published at: TSE tenta explicar gasto de R$ 26 milhões em nuvem Oracle – Brasil – Tecnoblog

Segundo o TSE, serviço foi contratado sem licitação após certidão apontar que só a Oracle pode oferecer “nuvem Oracle”

O contrato foi realizado dessa forma pois o tribunal entendeu que só [a oracle] poderia oferecer “nuvem Oracle”.
ou
“No entanto, o treino [da A.I.] aconteceu com tabelas vazias, um cenário muito diferente da realidade”

Difícil de definir qual a melhor dessas joias…

5 curtidas

"Como é possível perceber, a ABES não afirma que a Oracle é a única que presta serviços de nuvem para órgãos públicos. O que a nota diz é que a empresa tem exclusividade sobre a nuvem Oracle. Portanto, ao menos em teoria, o TSE poderia buscar serviços equivalentes de empresas como Amazon, Microsoft e Google.

Em sua explicação, o tribunal não trata da existência de outros serviços e afirma que o modelo de contratação sem licitação também é usado por órgãos como a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF)."

Uma compra desse porte sem qualquer justificativa adequada. Só pode ser uma piada de mal gosto.

Em qualquer compra pública, principalmente de TI, é necessária a devida análise das soluções disponíveis no mercado, devendo ser justificada a inviabilidade de contratar uma solução em relação à outra. Como a matéria aponta, existem pelo menos outras três gigantes capazes de oferecer solução de processamento de dados em nuvem, mas a justificativa dada pelo TSE é o famoso “migué” que não engana ninguém, mas aparentemente é suficiente pros órgãos de controle.

Complementando: E vale lembrar que as justificativas ridículas do TSE também se mostraram presentes no último domingo, quando culparam o “excesso de acessos simultâneos” e “downloads de última hora” pela indisponibilidade do aplicativo e-Título, sendo que ele deveria justamente aguentar a maior carga possível no único dia em que se mostra mais necessário: eleições. E até onde eu sei, os downloads são fornecidos pela Google e Apple…

5 curtidas

E onde está o TCU?

1 curtida

Infelizmente, de quando eu trabalhava com Oracle, pouquíssimos programadores sabiam que as consultas SQL são otimizadas e dependem fortemente de estatística.

off: o prédio do TSE é lindo demais (ᵔᴥᵔ)

TSE tentando justificar o injustificável. :man_facepalming:t4:

26 milhões pra um usar por 1 dia a tal nuvem oracle?

É assim, né? A gente é obrigado a pagar impostos pra coisas desse tipo! =/

4 curtidas

Na compra de carros por exemplo não faz diferença usar carro A ou B, ambos vão entregar resultados semelhantes, porém quando falamos de software, a coisa muito muito de figura.

No caso de software, entendo completamente a escolha de um determinado fornecedor.

Há diferenças absurdas no uso de cada um, por mais que teoricamente façam a mesma coisa. Por exemplo: pra arquitetura e engenharia se usa programas de CAD. Existem diversos por ai, muitos gratuitos, mas nenhum chega sequer perto do AutoCad. Na teoria todos servem pra CAD, mas o produto final que se consegue neles é completamente diferente.

A escolha pela Oracle pode ter se dado por conta de alguma particularidade dela que a faz atender o TSE de forma muito melhor que outra.

E sim, em licitações existe isso. Você pode escolher determinado fornecedor, desde que seja devidamente justificado. Como todos os processos são públicos, concorrentes podem inclusive questionar a validade da justificativa. Se Amazon, Microsoft ou outra não questionou, provavelmente é porque não conseguiram atender a demanda como a Oracle conseguiu.

O nome disso é “TI querendo inventar moda”. Antes as totalizações eram feitas pelos TREs, que só enviam os resultados ao TSE para homologação.

Daí esse ano “inventaram” que a totalização deveria ser feita no TSE, que receberia os dados brutos diretamente dos centros de apuração de cada cidade. É claro que eles não previram que um computador minúsculo desses não ia ser capaz de processar e validar algo em torno de 150 milhões de votos em questão de minutos.

O software pode ser o melhor do mundo e o mais capaz pra tamanho processamento (o que de fato é em vários cenários). Mas daí o software precisa de um hardware capaz pra isso.

Explicando algumas coisas: apesar da “nuvem Oracle” aparecer, o produto em si pode ser instalado como uma nuvem privada em um datacenter que o cliente detenha. Não é como os produtos da Amazon e Microsoft, em que os dados ficam nos datacenters deles. O que eles não foram capazes de prever é a capacidade de hardware pra isso.

E pra encerrar: que raio de equipe de TI faz um teste de processamento com os bancos de dados zerados? Gerar um banco de dados fictício maior que o que travou a máquina levaria minutos e evitaria essa vergonha e esse desperdício de dinheiro.

E em falando em desperdício: pra que eles vão inventar um servidor pra ser usado à máxima capacidade por apenas algumas horas a cada 2 anos? E o resto do tempo fica lá aquele monstro totalmente ocioso. Pelo menos um plano pra que essa infraestrutura seja compartilhada com outros órgãos, ninguém pensou?

É muito desperdício de dinheiro.

4 curtidas

Dizem que dizem, que em 2018 três peritos da polícia federal entregaram um relatório dizendo que era mais seguro centralizar tudo no TSE ao invés de deixar nos 26 TRE.
Povo preferiu acreditar em apenas três pessoas sem contestar a opinião deles.

“Peritos”… sei. Eles podem até estar certos de alguma forma. MAS daí que a equipe de TI do TSE foi de um amadorismo monstruoso nem preciso dizer de novo.

Por um dia a cada dois fucking anos…

1 curtida

Dureza seria dizer que só a Amazon vende nuvem da concorrente Oracle.

A nuvem que o TSE contratou é uma “nuvem privada”. Você cria os serviços de nuvem da Oracle na sua própria infraestrutura. No caso de Amazon, Microsoft e outras empresas eles só vendem o serviço que é todo feito na infraestrutura deles. A Oracle também oferece serviços de nuvem com infraestrutura deles.

2 curtidas

Só bandidos dos barrosos

Só não entendi onde entra aprendizado de máquina para contar coisas… A ia não tem de inferir o voto, tem de conta-lo.

IA provavelmente é pra prever alguma discrepância na contagem, como uma urna de uma seção com uma maioria esmagadora de votos pra um candidato só, por exemplo. Só que pra isso teria que ter uma equipe pra criar e “treinar” a IA pra que ela não desse “falsos positivos”, como por exemplo no caso que expus antes a urna ser de uma cidade com um candidato só.

Só que com essa TI extremamente incompetente, contratar algo capaz de ter uma IA é desperdício de dinheiro. Não conseguiram prever a capacidade de hardware, imagina criar e treinar uma IA.

O problema não é necessariamente justificar porque a Oracle foi contratada, ainda que a justificativa de exclusividade tenha sido ridiculamente vazia, mas sim porque somente o produto dela atende às necessidades da Administração. Isso, a julgar somente pela matéria, PARECE não ter sido feito, mas não tenho conhecimento do processo para afirmar com certeza.

No seu exemplo, você pode sim, justificar perfeitamente a aquisição de licenças do AutoCAD, desde que embase com informações técnicas e coerentes, inclusive apontando os concorrentes e porque eles não te atenderiam.