Não aposto que vá ser algo diferente disso. E nisso mais um prego na tampa caixão da velha mídia está sendo colocado. X, Meta, agora (e certamente) TikTok…
matar o tiktok só vai fazer aparecer mais concorrentes chineses, melhor tenta ter o controle parcial dele.
Só mais uma demonstração do conceito geral dos poderosos: “meu umbigo primeiro”.
A lei dos EUA, apoiada e assinada pelo ex-presidente Joe Biden, proíbe que aplicativos controlados por países adversários dos EUA sejam atualizados e mantidos nos EUA. O texto dá amplos poderes ao presidente para limitar aplicativos com ligações a Rússia, China, Irã e Coreia do Norte.
Isso já acontece do outro lado, Twitter (atual X), Outlook e muitos outros serviços de e-mail, Snapchat, Facebook, Instagram, … já são bloqueados na China
Através do Xiaohongshu (ou XHS, conhecido por aqui como Livrinho Vermelho ou RedNote, eu gosto de chamar pelo termo original em Mandarim), eu soube de um rumor de que o TikTok, similar ao que a Meta fez, estaria se ajustando a novas diretrizes de comunidade, não de forma oficial, mas algoritmica. Muitas pessoas por lá relatando que respostas e publicações no TikTok com determinadas temáticas/terminologias, que antes eram aceitas, agora estão sendo apagadas.
Não sei se procede, mas não duvido: já foram duas as ocasiões onde o TikTok se referiu nominalmente ao 47º mandatário estadunidense com o título de “Presidente” em um momento em que ele sequer tinha sido empossado ainda, meio que em uma “sinalização de virtude”.
Há outro rumor, ainda menos confirmado e menos confirmável, de que a “queda” do TikTok (que na realidade foram eles próprios se derrubando, já que não houve um despacho para que os serviços fossem desligados, apenas uma votação unânime concordando com o banimento) teria sido, na verdade, um re-routing/re-deploying de servidores para um novo local, e esse local seria a Meta.
Há um print circulando no XHS de um perfil verificado do próprio Facebook no TikTok, que segundo os usuários teria surgido pouco antes do TikTok “se derrubar”. Depois do retorno, o pessoal notou uma funcionalidade de integração para importar contatos do Facebook que supostamente não estava ali antes, e também teria surgido algo no Facebook para incorporar o link do TikTok de forma oficializada no perfil. Não sei confirmar isso porque não tenho mais TikTok faz tempo, mas os prints, principalmente o do perfil oficial do Facebook no TikTok, parecem proceder.
Em resumo: a situação envolvendo o TikTok está esquisita. Aliás, a situação envolvendo a maioria esmagadora das redes mainstream está esquisita. Pensar que Facebook, Instagram, Whatsapp, Threads, Tiktok e X, sozinhos, correspondem a uma boa parcela da “plataformosfera social” (acho que eu inventei esse termo) da Internet, e todos eles envolvidos recentemente em situações políticas, é preocupante.
Com as últimas ações que o Trump anda fazendo para nacionalizar sua internet, somado ao fato que muita empresa chinesa se mantem sob o olhar do governo a contragosto e isso barra a possibilidade de lucro, eu realmente não me surpreenderia se soubesse que o TikTok anda surfando da onda deste caldeirão geopolítico fervente pra trocar de vassalo na maciota.
Trump também concedeu perdão presidencial ao dono do site Silk Road…
Muito great essa America