Trump assina ordem para manter TikTok nos EUA por 75 dias

1 Like

Não aposto que vá ser algo diferente disso. E nisso mais um prego na tampa caixão da velha mídia está sendo colocado. X, Meta, agora (e certamente) TikTok…

matar o tiktok só vai fazer aparecer mais concorrentes chineses, melhor tenta ter o controle parcial dele.

1 Like

Só mais uma demonstração do conceito geral dos poderosos: “meu umbigo primeiro”.

1 Like

A lei dos EUA, apoiada e assinada pelo ex-presidente Joe Biden, proíbe que aplicativos controlados por países adversários dos EUA sejam atualizados e mantidos nos EUA. O texto dá amplos poderes ao presidente para limitar aplicativos com ligações a Rússia, China, Irã e Coreia do Norte.

Isso já acontece do outro lado, Twitter (atual X), Outlook e muitos outros serviços de e-mail, Snapchat, Facebook, Instagram, … já são bloqueados na China

1 Like

Através do Xiaohongshu (ou XHS, conhecido por aqui como Livrinho Vermelho ou RedNote, eu gosto de chamar pelo termo original em Mandarim), eu soube de um rumor de que o TikTok, similar ao que a Meta fez, estaria se ajustando a novas diretrizes de comunidade, não de forma oficial, mas algoritmica. Muitas pessoas por lá relatando que respostas e publicações no TikTok com determinadas temáticas/terminologias, que antes eram aceitas, agora estão sendo apagadas.

Não sei se procede, mas não duvido: já foram duas as ocasiões onde o TikTok se referiu nominalmente ao 47º mandatário estadunidense com o título de “Presidente” em um momento em que ele sequer tinha sido empossado ainda, meio que em uma “sinalização de virtude”.

Há outro rumor, ainda menos confirmado e menos confirmável, de que a “queda” do TikTok (que na realidade foram eles próprios se derrubando, já que não houve um despacho para que os serviços fossem desligados, apenas uma votação unânime concordando com o banimento) teria sido, na verdade, um re-routing/re-deploying de servidores para um novo local, e esse local seria a Meta.

Há um print circulando no XHS de um perfil verificado do próprio Facebook no TikTok, que segundo os usuários teria surgido pouco antes do TikTok “se derrubar”. Depois do retorno, o pessoal notou uma funcionalidade de integração para importar contatos do Facebook que supostamente não estava ali antes, e também teria surgido algo no Facebook para incorporar o link do TikTok de forma oficializada no perfil. Não sei confirmar isso porque não tenho mais TikTok faz tempo, mas os prints, principalmente o do perfil oficial do Facebook no TikTok, parecem proceder.

Em resumo: a situação envolvendo o TikTok está esquisita. Aliás, a situação envolvendo a maioria esmagadora das redes mainstream está esquisita. Pensar que Facebook, Instagram, Whatsapp, Threads, Tiktok e X, sozinhos, correspondem a uma boa parcela da “plataformosfera social” (acho que eu inventei esse termo) da Internet, e todos eles envolvidos recentemente em situações políticas, é preocupante.

Com as últimas ações que o Trump anda fazendo para nacionalizar sua internet, somado ao fato que muita empresa chinesa se mantem sob o olhar do governo a contragosto e isso barra a possibilidade de lucro, eu realmente não me surpreenderia se soubesse que o TikTok anda surfando da onda deste caldeirão geopolítico fervente pra trocar de vassalo na maciota.

Trump também concedeu perdão presidencial ao dono do site Silk Road…

Muito great essa America

1 Like