Trump ameaça Apple com tarifa de 25% sobre iPhones fabricados fora dos EUA

1 Like

Deixa o norte americano pagar mais pelos produtos. Afinal, eles elegeram isso aí. Que paguem a conta. Os Estados Unidos incentivaram durante décadas esse modelo descentralizado da produção, usando a China e similares como mão de obra especializada e barata, e o resto do mundo fornecendo matéria prima a preço de banana, tudo no intuito de terem produtos e serviços no menor valor possível, mesmo que isso implicasse em violações de direitos dos mais diversos. Daí, do nada, querem mudar um sistema e uma lógica que eles mesmos fomentaram.
Qualquer coisa o Trump fala com a Multilaser pra montar uma fábrica lá pra eles.

21 Likes

Está engraçado vê o EUA “virando” o Brasil hahaha. Parece que não é só aqui que a gente vê o governo anunciando alguma taxa nova a todo momento

4 Likes

Um adendo: deixar o principal mercado do iPhone pagar mais por ele

2 Likes

Opa caiu um link aqui, alguém pega pra mim

Chapéu de otário é marreta

11 Likes

Penso exatamente igual, só não diria o norte americano, e sim apenas o Estadunidense (digo isso pq o Canadá não tem problemas com as importações da China e Índia)!
Levando em conta a facilidade dos Estadunidenses, de viajar para o Canadá, se eu sou a Apple, vendia, com valor superior apenas nos EUA mesmo!!!
Exemplo: mantém o futuro iPhone 17 Pro no preço do “16 Pro” para o Canadá (C$999), e cobra nos EUA, por exemplo, US$1499 (40% a mais, para cobrir taxas)!! Te garanto que com essa diferença, muito vão preferir pegar um vôo low cost de US$60 entre EUA e Canadá, e comprar lá (levando em conta que o Norte Americano prefere usar Apple, em vez de migrar de marca)!!!
Quem vai perder é o próprio governo dos EUA, que arrecadaria menos imposto sobre as transações!

1 Like

Mas a Apple tem uma vantagem nos EUA: diferente da liderança da Samsung no Brasil, ou da liderança da VIVO/JOVI na China Continental, que é baseada em preços e recursos, a liderança da Apple nos EUA não é baseada apenas em preço, e sim, no “apego emocional” (como a questão das “blue bubbles”) com a marca!!!
Então eles tem uma margem de manobra no preço, muito maior do que a Samsung ou a VIVO/JOVI tem em seus mercados!!!
Aqui, se a Samsung sobe muito o preço, o público migra pra Motorola; na China, se a VIVO/JOVI, sobe muito o preço, eles migram pra Huawei e Xiaomi. Agora, pode ser um Google Pixel mais barato nos EUA, isso não faz eles deixarem de preferir o iPhone!!!

2 Likes

Make America Great Again…

1 Like

Eu já fiz essa piada algumas vezes:

3 Likes

O preço destrói qualquer apreço emocional para a maioria das pessoas, hoje isso existe porque o preço e pagavel, indo para U$3500 não tem amor a marca que resista

3 Likes

Não quero parecer sádico :face_with_peeking_eye: :face_with_hand_over_mouth:, mas estou achando isso tudo muito bom, muito bom. kkkkkk.

1 Like

Tadinho dos canadenses e dos mexicanos.

1 Like

Mesmo com 25% de tarifa ficara mais barato importar iphone que produzi-lo nos EUA. Toma laranjao!

1 Like

Mas aí é o que eu disse lá em cima: se o aumento for só nos EUA, eles não vão pagar US$3500, eles simplesmente vão pagar US$60 em qqr vôo low cost (infelizmente não temos vôos baratos assim no Brasil, mas enfim), e pagar C$1099 no Canadá, que ainda sairia muito mais justo o preço pra eles!!!
E nessa, como disse, quem perde é o próprio EUA, que deixa de arrecadar com as tarifas sobre o comércio no país (se o público do país comprar no vizinho, já que pra eles, a proximidade e relacionamento logístico EUA-Canadá, faz ser natural; algo parecido com quem mora no Sul do Brasil, na relação Brasil-Paraguai)!!!

1 Like

Só para explicitar sua tese, trago a cotação do dólar canadense x dólar estadunidense

Cotação de hoje 25/05/2025 às 11:00

Então para quem ganha em dólar EUA o iPhone na casa vizinha sai:

Portanto mais barato. Caso o sr. presidente não crie nenhuma taxa de importação, realmente valerá (valeria) mais a pena.

2 Likes

Obrigado por exemplificar @_leo!! :wink:
É exatamente isso, vai ser como quem mora perto da fronteira, e atravessa pro Paraguai pra comprar mais barato as coisas lá!!
E nessa, quem sai no prejuízo, como disse, é a arrecadação de tarifas dos EUA sobre compras! :man_tipping_hand:t2:

2 Likes