Trocar o HD do Xbox One X por um SSD, ou usar um SSD externo?

Fala galera!

Estava pensando em colocar um SSD no Xbox One X pra melhorar a velocidade de carregamento dos jogos e também dos “transporte rápido”, que demora uma eternidade.

Aí caí em um vídeo gringo que faz um comparativo entre trocar o HD pelo SSD ou simplesmente plugar um SSD externo. Vejam que curioso os resultados dele:

Vídeo completo:

Em resumo, pela economia de tempo, valeria simplesmente plugar um SSD externo. Mas um SSD externo com boas taxas também tende a custar mais caro que um interno.

Trocando o HD tem a vantagem de que o console também inicia mais rápido, mas acho que isso é de menos.

Enfim, queria saber se alguém aqui já fez essa troca, ou se está usando o SSD externo: quais foram os resultados?

Também aceito indicações de SSDs externos com boas taxas, que não custem um rim. :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Pode ser que usando o adaptador abaixo, possa conectar qualquer SSD sata 3 no Xbox, deve ser possível sim. Tem uns adaptadores desses por 40 reais ou menos por aí.

2 curtidas

Eu tenho um xbox 1ª geração e coloquei um hd externo pq ele só tem 500 gb no interno. E mesmo sendo um hd externo normal, dá para ver a diferença de desempenho. Eu concordo com o amigo que deu a sugestão da CASE. Uma 3.0 com um bom ssd como o MX500 da Crucial que tem um ótimo custo benefício fica mais em conta e você terá a melhoria que você quer.

3 curtidas

Tem outros dois pontos aqui que eu acho que vale considerar.
A vantagem de usar um SSD externo também é que você não perde o espaço do HD que já tem (a não ser que você opte por transformar esse HDD em um externo também).
A vantagem de usar um SSD interno é que não vai ter o barulho do HDD girando em todo acesso (em teoria pelo menos, não tenho um XbOX pra saber de fato).

1 curtida

Não é perceptível o barulho não. Só quando liga que dá pra notar mais. Quando eu tinha um PS3 eu ouvia mais.

Indicando SSD:

Melhor a comprar no mercado BR (NFe e garantia): Crucial MX. https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/listagem/listagem.cgi?string=crucial+mx

Se for importar e achar alguma promoção que valha pelo frete e impostos: Samsung 860 EVO ou Samsung 870 QVO. Os QVO são pouco mais lentos mas tem tamanhos e durabilidade maiores.

2 curtidas

Vale ressaltar que os consoles atuais possuem outros gargalos no processamento, por isso não conseguem tirar todo o proveito de um SSD, especialmente nos modelos mais caros e rápidos.

Sendo assim, a menos que você pretenda reutilizar o SSD futuramente em outro aparelho, eu não me preocuparia tanto com altas taxas de leitura/escrita e partiria pra um modelo de entrada ou, no máximo, intermediário…

O dinheiro que você vai gastar a mais com um SSD não vai ser revertido em maior desempenho comparado com um PC, pois, todos os consoles da atual geração são comprometidos na CPU que vai “pedir” os dados do HD/SSD, que é uma das coisas que vai ser mais “resolvida” na próxima geração

O que tem acontecido, pra diminuir o loading nesses consoles, por parte dos desenvolvedores foi colocar o mesmo arquivo em vários setores do jogo, o que tem criado essas monstruosidades de +150gb (Warzone, red dead) que definitivamente não vão aproveitar tão bem um SSD e já foram pensadas para grandes HDs (2tb) que têm espaço sobrando pra jogar fora

Talvez um HD de maior calibre te atenda melhor por um preço menor

1 curtida

Interessante. Tem mais informações sobre esses limites?

Realmente não estou disposto a gastar 1k em um SSD de 500GB. No Mercado Livre vi modelos mais comuns por 500 reais (1TB). A ideia era pegar algo desse tipo…

A não ser que você se aventure em pegar SSDs do aliexpress ( Kingspec hdd 2.5 "sata ssd 128gb 256gb 512gb 1tb sataiii 120gb 240gb 480gb 960gb ssd disco rígido interno para o desktop do portátil|Unidades de estado sólido internas| - AliExpress ) de 1Tb por 492 reais mais frete, o tempo de loading pode valer o café… Porque 500gb, considerando updates, vai caber no máximo 2-3 jogos AAA

Existe um vídeo famoso no youtube que disserta um pouco sobre como SSDs serão melhor aproveitados na próxima geração, e portanto como eles não são aproveitados nesta: I’ve Disappointed and Embarrassed Myself. - YouTube (do LTT)

1 curtida

Não é só a questão da velocidade bruta. Também existe a questão da durabilidade. SSDs SATA melhores (e necessariamente não tão mais caros) tem mais tempo de vida de uma forma geral e componentes de melhor qualidade. Não adianta nada comprar o SSD “mais barato” se a expectativa de vida dele for menor que a de um SSD “mais caro”.

Eu tenho aqui um Samsung 840 EVO 240GB, que já tem mais de 5 anos de uso diário e tem expectativa de vida estimada até 2026. Isso é a garantia que o fabricante dá antes que possam aparecer as primeiras falhas. E encostados aqui tenho 2 Kingston A400 de 256GB, um que durou pouco mais de dois anos de uso e outro que veio com defeito dentro da embalagem e ao acionar a garantia a empresa alegou “mau uso” e recusou a troca.

2 curtidas

Eu não jogo diariamente, por falta de tempo. E quando jogo, não é por um dia inteiro, como seria um computador de trabalho. Então acho que isso diminui bastante o uso do SSD.

Sendo assim, um modelo mediano já atende bem.

O principal gargalo vem do processador. Tanto o PS4 quanto o Xbox One usam CPUs customizadas da AMD, porém baseadas na arquitetura Jaguar, conhecida pela má fama de oferecer baixo desempenho, principalmente quando comparado aos modelos concorrentes equivalentes. O Jaguar antecede a arquitetura Zen, que foi quando a AMD finalmente deu a volta por cima, e isso reflete no desempenho dos consoles atuais.

Em relação aos testes, eu não me recordo se o Digital Foundry chegou realizar esse teste no Xbox One X especificamente, mas nos artigos que fizeram testando os tempos de carregamento de um HD comum, um HD Híbrido e um SSD no Xbox One, no PS4 e no PS4 Pro, o ganho ao partir do HD para o SSD sempre foi menor do que foi obtido ao fazer o teste com os mesmos jogos e o mesmo SSD em um PC, e eles também atribuíram essa diferença ao gargalo no processamento dos consoles.

Bom, não sei exatamente quantificar o que seria uma diferença de preço relevante pra você, mas para efeito de comparação:

SSD Crucial BX 500 - o “mediano” - R$ 314,90 - https://www.kabum.com.br/produto/98544/ssd-crucial-bx500-240gb-sata-leitura-540mb-s-grava-o-500mb-s-ct240bx500ssd1

SSD Crucial MX 500 - o melhor à venda oficialmente no BR - R$ 388,90 - SSD Crucial MX500, 250GB, SATA, Leitura 560MB/s, Gravação 510MB/s - CT250MX500SSD1 | KaBuM!

1 curtida

A questão é que são perfis de uso bem distintos. O principal desgaste (e a principal causa de falhas) de um SSD ocorre com o volume de escritas, em um PC isso ocorre praticamente a todo momento, SO e outros programas estarão gravando e movendo arquivos temporários, dados em cache, logs, atualizações, entre outras, sem contar os arquivos pessoais do próprio usuário.

No console as escritas vão se resumir à baixar o jogo, instalar eventuais atualizações ou DLCs e quando você excluir alguma coisa. Se o SSD for instalado externamente, nem mesmo o desgaste causado pelo buffer de gravação do DVR se aplica, visto que o buffer é alocado no armazenamento interno do console.

Um SSD “baratinho” vai durar anos se você não abusar no volume de escritas, e um console vai escrever um volume de dados menor do que um PC a longo prazo. Outro ponto é que quanto maior o tamanho do SSD, maior vai ser o volume de escritas que ele suportará antes de apresentar falhas, mesmo nos modelos mais básicos.

Postei aí antes pro @mobilon, a diferença de preço entre um “médio” e um “top” é quase que irrelevante.

É quase irrelevante nos modelos menores, a diferença de preço cresce consideravelmente nas capacidades mais altas. E mais uma vez, são perfis de uso bem distintos, você postou modelos de 240/250 GB, isso é o suficiente na maioria dos PCs, porém o que você vai fazer com apenas 240/250 GB em um console, em tempos de jogos ultrapassando a barreira dos 100 GB e patches de atualização cada vez maiores?

Inicialmente eu pensei em um SSD de 1TB. Mas pensando aqui, outra coisa que posso fazer é simplesmente mover para o SSD externo o jogo que eu estiver jogando naquele momento. É um passo extra? É. Mas tem a vantagem de somar o armazenamento interno com o externo.

Jogos que eu jogo menos, ou que estão na fila, eu deixaria no HD interno (1TB) e os que eu comecei a jogar pra zerar eu movo para o externo…

1 curtida

Eu não tenho um mas esses dias cai no vídeo do rato borrachudo e pelos testes que ele fez a diferença foi nenhuma e achei muito estranho mas vale a pena conferir: INSTALANDO SSD NO XBOX ONE X - MODO DIFÍCIL - YouTube

1 curtida

É uma boa saída! Seu perfil é parecido com o meu, baixei vários jogos do Game Pass, mas sempre fico jogando um ou dois direto.

1 curtida