TP-Link Deco M4: Wi-Fi de alta velocidade na casa inteira

Originally published at: Review TP-Link Deco M4: Wi-Fi de alta velocidade na casa inteira [análise/vídeo] | Tecnoblog

Com tecnologia mesh, TP-Link Deco M4 é indicado para quem quer Wi-Fi acima de 100 Mb/s na casa inteira

1 curtida

Na minha casa de dois andares, eu tenho um modem/roteador da NET Claro e três repetidores Wi-Fi Tp-link. Em toda a casa eu tenho sinal WiFi adequado… desde que eu selecione o repetidor Wi-Fi mais próximo. O problema é que o Android só seleciona o repetidor mais próximo se o sinal estiver muito baixo e na prática eu acabo sempre fazendo isso manualmente.

O modem/roteador da NET é o Humax HG100R-L2.

Não sei se eu teria muita vantagem em migrar para o Mesh, o que acham?

O Mesh você não vai ter que ficar mudando de rede manualmente porque só vai ter uma rede.

Se ficar mudando a rede manualmente não o incomoda, não tem motivos pra migrar.

2 curtidas

Esse roteador tem OpenDNS?

Uma dúvida, estou terminando em breve a construção da minha casa (316m²). Ela é de 1º andar e já previ a instalação de cabos de rede para as TVs e escritório.

Nesse caso, para fazer essa distribuição via cabo, fora os decos eu precisaria de um switch?

É um excelente roteador, porém acredito que por esse preço compense mais partir para linha Archer C7 ou C6, que inclusive receberam compatibilidade para o padrão Mesh através de atualização de firmware.

Na minha casa utilizo um Archer C6 e não tenho do que reclamar quanto ao desempenho, inclusive jogo via wi-fi no Xbox One e a conexão é excelente no 5G, latência sempre baixa.

Esse é o próximo upgrade que pretendo fazer, esse equipamento já está na minha lista, não vejo a hora de colocar o Deco M4 aqui em casa.

Eu acho que tudo vai depender do tamanho da casa, e da velocidade do link de internet.
Minha casa é pequena, um simples roteador (WDR 4300), com 3 antenas, atende a casa toda. E, meu link de internet é 100MB, então teoricamente não preciso de um gigabit.
Mas concordo que, a facilidade e recursos que esse roteador tem, é uma “mão” na roda.

Como o Higa disse aqui nos comentários uma vez, Mesh é uma das melhores coisas já inventada, junto da internet e do ar condiconado.

Não sei como está configurado na sua casa, mas na minha tenho uma situação parecida. No primeiro andar, tenho um roteador da net, instalado na sala, já no segundo tenho um AP da tp-link, conectado com o da operadora via cabo de rede. No caso, eu configurei o mesmo SSID e senha nos 2 aparelhos, e coloquei-os em canais diferentes, então, caso um aparelho saia do alcance do aparelho da sala, ele se conecta com o outro sem que eu precise trocar de rede. O único problema é que esse aparelho da tp-link não suporta rede 5Ghz, mas para alguns aparelhos não faz diferença, já que na família são poucos os que tem dispositivos compatíveis com a tecnologia.

OpenDNS? Dá pra configurar qualquer roteador, é só trocar o DNS para 208.67.222.222 e 208.67.220.220

Eu tenho o nova MW6 gigabit com 3 unidades, só pelo prazer de ter apenas UMA rede, independente se esta pegando 2.4 ou 5Ghz… já dá um alívio! custou por volta de R$ 1200, antes da pandemia estava uns R$ 800,00.
É uma nova vida! Antes tinha 4 redes e ainda assim tinha alguns cantos de casa que tinha que tinha sombra, fora os problemas de erros cascateados, ter que reiniciar roteador, etc… Agora não tenho mais essas dores de cabeça e estou pronto para até 1000 MB de internet. Na minha conexão uso 2 conectados via cabo entre eles e mais 1 solto apenas pelo wi-fi. Ficou perfeito!

O ideal seria nem precisar usar cabos pra conectar os Deco, mas nesse caso sim, dado que ele o principal só tem duas portas e uma é a Wan já ocupada pelo cabo da operadora.

1 curtida

Revivendo esse tópico, um amigo tem o Deco M4 (aliás sou eu que instalei pra ele).
Tem um no andar superior de casa, conectado pelo cabo e um andar inferior, meio que no modo repetidor. No superior bate tranquilo 100MB e no inferior não passa de 30MB, alguém sabe o porque?

Sinal deve tá muito fraco no deco do andar inferior, desliga ele, testa com o celular o luga com melhor sinal no andar inferior e coloca o deco nesse lugar.

Valeu pela dica, vou testar.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.