Torre de provedor local de internet em casa

Galera , estamos recebendo uma proposta de uma provedora local de internet fibra para que ela possa instalar, no quintal da nossa casa , uma torre deles , mediante um aluguel mensal. Algo em torno 1.200 por mês . Quais os possíveis riscos / benefícios de algo desse tipo dentro da sua casa? Quanto a privacidade, eles falaram que vão isolar, fazendo até outro entrada pelo nosso muro. Mas eu tenho pé atrás com tudo e não sei como isso poderia nos afetar na prática. Alguém conhece alguém que tenha algo do tipo em casa ou então saiba algumas informações que possam embazar mais a nossa tomada de decisão? Eu falo torre, mas a bem da verdade, eu não falei com a equipe da empresa, apenas os meus pais, que afirmam ser uma torre. Não precisou tamanho nem nada .

Riscos físicos/irradiação não devem ter, ou melhor, ser valores baixos, dentro do permitido pela legislação (pois acredito que eles irão fazer na legalidade).

Dito isso, se fosse comigo, eu procuraria um advogado e faria um ótimo contrato, com todas as cláusulas eximindo vocês de qualquer responsabilidade e/ou ligação com a empresa, sendo única e exclusivamente locadores do terreno.

6 curtidas

Obg pela observação. Creio que eles vão querer vir com um contrato próprio. Mas não vejo , ponto de vista de um leigo, problema para que os representantes da empresa assinem um outro contrato, que nos exima de tudo relacionado a essa torre .

1 curtida

Só eu acho que 1200 é um valor meio baixo? Sei lá, pelo que lembro… dependendo da área varia entre 1500 e 6000. Mas se essa é a oferta, e tem outros terrenos capazes, melhor aceitar sei lá.

Tbm achamos o valor baixo…É uma das mais famosas provedoras aqui de Fortaleza. Não vamos aceitar por esse valor .

A primeira coisa a se fazer é sempre tentar negociar o valor, mas não peça um valor muito alto, tente pedir 1400 e negocie tentando um valor acima dos 1200.
Se eles não estiverem dispostos a negociar um valor, tente ver se eles podem te oferecer internet grátis como benefício, mas talvez isso não seja possível.

A parte boa é que vocês não precisarão se preocupar em cobrar aluguel, pois essas empresas costumam não atrasar pagamento e eles também não te darão prejuízos como ao alugar uma casa, onde as vezes algo da casa precisa ser arrumado e aí te pega de surpresa.

Radiação também não é um problema, pois se fosse um risco eles nem poderiam instalar próximo da sua casa. Nós recebemos radiação diariamente de todos os lados e grande parte dela vem do próprio universo, tem até neutrinos passando no meio do seu cérebro nesse exato momento mas nada acontece, até mesmo seu corpo emite radiação. A radiação em si não é um problema, o que é um problema é a faixa de frequência dessa radiação, mas a radiação de antenas não está na faixa que te causa problemas de saúde.

Um problema que você deveria se preocupar é o ruído que antena pode causar. Não sei que tipo de antena que é, mas os equipamentos ligados podem gerar um ruído constante. Se tiver gerador, em uma noite que a energia cair o gerador vai ligar e poderá ficar a noite toda aquele barulho de motor caminhão ao lado da sua casa.

Pode levar em consideração também a questão estética, não deve ser bonito uma torre ao lado de casa.

Eu acho que eu alugaria, mas contrataria um advogado para ter certeza de que o contrato é justo, pois eles podem ficar com essa torre no terreno por décadas. O preço do aluguel precisa ter um reajuste justo com o tempo.

Mas pense no dinheiro, em 1 ano são R$14.400. Se alugarem por 10 anos são R$144.000 e com o reajuste será ainda mais, é por isso que eu alugaria.

4 curtidas

Do lado de casa o vizinho assinou contrato com a TIM.

Há, e não se esqueça: caso já declarem imposto de renda, esse valor vai precisar obrigatoriamente ser declarado como recebimento de aluguéis.

Caso não o faça e cada caso é um caso, se por valor global de rendimentos for obrigado a fazer a declaração anual, não fazê-lo pode dar um prejuízo bem grande e outros aborrecimentos.

Como já disseram acima, procure um advogado da sua confiança para analisar o contrato deles e tente subir um pouco mais (1400/1500) e te darem sinal gratuito durante o tempo do contrato.

E sucesso, nas decisões!

1 curtida

Muito obrigado , galera . Vocês realmente deram um clareada nas minhas ideias.

1 curtida

Nosso quintal tem algumas árvores, creio que vai ter que arrancar algumas por conta de uma possível interferência.

Não sendo torre de celular (que a radiação está dentro dos limites legais mas mesmos assim é meio alta), eu alugaria.

A dica do imposto de renda é ver quem tem a menor renda pra colocar o contrato no nome dessa pessoa (ou algum cima de 65 anos que tem maior isenção de imposto).

E chorar uma internet de graça é sempre uma boa ideia, mais fácil de conseguir do que um valor maior no aluguel.

E muito importante é ver qual vai ser o índice de reajusto anual e a duração do contrato, além da responsabilidade (por escrito no contrato) de entregar o terreno limpo (sem torre e equipamentos) no fim do contrato.

1 curtida

É uma renda que tu vai ter um bom tempo por um pequeno pedaço do seu imóvel, em caso de desemprego, tu tem uma renda garantida, só não colaria ela com parte da renda, jogaria em um investimento ou para realizar algo, uma viagem por exemplo

Alugaria fácil fácil com a empresa sem problema

Barulho, acredito que seja somente com o gerador. Radiação já foi falado com a galera

Eu verificaria qual o tamanho da área utilizado, reajuste e a questão da energia, o resto com uma boa conversa resolve.

E se der, faz como o @Felipe_Silva falou, kkkkkk ver aí uma internet grátis pelo tempo do contrato

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.