[Tópico Oficial] Interruptores, tomadas e lâmpadas inteligentes

Eu tenho aqui as lâmpadas da positivo, configuradas na minha Alexa no Echo Dot.
Acho que a única coisa que me incomoda é o fato de ter que criar algumas rotinas na Alexa pra ela entender quando eu quero diminuir ou aumentar a intensidade da lâmpada. Para ligar e desligar ela é excelente, mas para trocar a intensidade as vezes tenho que fazer um workaround aqui

Eu não adentrei muito especificamente em fitas led ainda porque deve ser o último ponto do meu setup e talvez eu troque ela por um abajur de chão com a lâmpada da positivo. Mas em fitas de led basicamente o que é importante de entender os tipos possíveis de fitas de led que existem e o que cada uma faz. Com isso é só escolher o controlador wifi adequado pras fitas leds adequadas e foi!

Vou passar um vídeo que me ajudou bastante a entender as diferenças entre RGB, RGBW, RGBWW, RGBCCT e etc! :slight_smile: Se eu puder ajudar mais algo específico pode perguntar que eu tento responder! :wink:

2 curtidas

Você poderia me mostrar quais são esses modelos da zemismart sem necessidade de fio neutro?

Interruptores são opções bem mais econômicas do que lâmpadas em si, por ótimos motivos: durabilidade, economia e nunca ficam desconectadas. O problema é que as opções ainda são pouquíssimas e ainda tem essa necessidade de fio neutro.

Tem a versão branca e colorida de primeira geração e de segunda geração. Todas elas permitem escolher a temperatura da luz branca. A diferença entre as gerações é a intensidade das cores e a qualidade da conexão. Aliás, a Xiaomi vende modelos muito parecidos com marca própria, mas a compatibilidade nos apps é mais limitada, então prefira Yeelight.

1 curtida

É esse daqui o sem neutro 110v para 220v tem mais opções. Mas, desconsiderando a situação atual de pandemia, me parece que a melhor maneira de lidar é trazer um fio neutro pro interruptor que é razoavelmente tranquilo puxando do teto.

1 curtida

Não tenho esse problema, apenas digo “Alexa, coloque o brilho da luminária em 45%”.

1 curtida

Bem no começo da pandemia eu vi que as lâmpadas da positivo estavam por 79,00 na amazon. Agora aumentaram para caramba, alguém tem alguma indicação de local mais barato, mas confiável?

Instalei ontem o interruptor de parede. :joy:

Dá uma olhada no meu tweet :grin::ok_hand::

PS: vou chamar a Alexa no vídeo, coloquem num volume mais baixo pra não acionar suas Alexas. :joy:

https://twitter.com/Wardz_de_souzA/status/1282785447836561409

1 curtida

Voltando aqui para fazer um post de acompanhamento do meu sistema de iluminação que agora está todo automatizado em casa. Uso dispositivos Wifi mas se alguem for começar recomendo pensar nas possibilidades Zigbee também!

Tenho 4 tipos de interruptores/lâmpadas em casa integrados no Google Home:

Desses o que recomendo sem pestanejar são os interruptores simples da Zemismart. Tem instalação fácil, encaixam perfeitamente nas caixas de interruptor padrão brasileiras, tem uma qualidade de construção ótima e um click super satisfatório!

O Zemismart com dimmer exige uma lampada especifica (lampadas leds “burras” dimerizaveis) que aumenta um pouco o custo mas a experiência dele também é bem boa, infelizmente o acabamento dele não é dos melhores e não encaixa de maneira ideal nas caixas brasileiras deixando uma impressão de mal acabado. Além disso o “click” dele é muito menos satisfatório que os padrão da zemismart hahahha

Os sonoff mini são bem bons também mas fogem do ecossistema da Tuya, o que me impede de fazer automações fora do Google Home/Alexa com eles e outros dispositivos.

As lâmpadas tem o problema de serem controláveis apenas pelo app/voz além de terem que obrigatoriamente estar com o interruptor sempre ligado para ela poder ser acionável via wifi. Com isso indico elas principalmente para abajures e não iluminação principal de um cômodo.

Em resposta ao Kaue do passado, puxar cabeamento neutro da lampada para o interruptor é super tranquilo! Tendo um passa fio você faz isso com as mãos nas costas então não é algo para se preocupar!

1 curtida

Complementando essa fala:

Os sonoff Zigbee são 100% compatíveis com os hubs da Tuya e também o Hub SmartThings (que parece que vai ser descontinuado). :grin::+1:

1 curtida

Lâmpada inteligente tenho uma só que comprei no Aliexpress que uso em uma luminária.

O que eu queria achar pra usar ambientes no geral seria uma que mudasse o tom de branco (3500K → 6300K) sem a necessidade de ter outras cores e que tivesse pelo menos uns 15W. Todas essas lâmpadas vendidas tem 9W, não dá pra iluminar uma sala direito

Olha, tem uma solução para esse problema ela só não é nada barata hahah

A Philips tem uma lampada chamada Philips Hue White A21 que tem 17W

O problema é que além de ser cara por si só, ainda precisa estar conectada num hub da Philips que encarece ainda mais a brincadeira. Ela também não altera a temperatura de cor, é fixada em 2700K (branco quente) mas é possível alterar a intensidade da iluminação.

Não conheço nenhuma outra que seja mais potente, mas sendo bem sincero, a não ser que sua sala seja gigante, não vejo muita dificuldade em usar as lampadas da positivo por exemplo, ela oferece uma iluminação bem satisfatória para meu caso de uso e ainda comprar 2 delas fica muito mais barato que fazer uma só dessa da philips funcionar!

1 curtida

Acredito que dentro do HomeKit ela altere. Esses tempos eles adicionarem suporte a mais lâmpadas, com a feature de mudar a temperatura da cor de acordo com a hora do dia. Tipo aquele True Tone do iPhone.

Nesse caso não é questão de software. A Philips tem lâmpadas que alteram (tipo a white and color que é a única vendida aqui no Brasil oficialmente) mas essa especificamente é uma questão de hardware, ela é fixada em 2700k

Essas da positivo são de 9W (806 lumens). Eu acho bem fraco pra quarto ou sala, como disse uso lâmpadas normais de 15W (em torno de 1500 lumens) e estava pensando numa lâmpada com mudança de temperatura pois trabalho no meu quarto (de uns 10-12m²)

A Ekaza tem uma lâmpada 10W que chega até 12 ou 13W, mas é RGBW.

Embora não seja muito fã de Wi-Fi, ela me parece muito boa e tem um brilho forte.

Alguém recomenda essa lâmpada? Estou pensando em comprar duas para colocar no quarto. É possível programar para elas desligarem/deixar escuras quando ligo a TV por exemplo?

Programar pra ligá-las quando toca o despertador, etc.

https://www.magazineluiza.com.br/lampada-smart-bulbo-i2go-e27-rgb-dimerizavel-10w-6000k-smart-lamp/p/225198400/cj/lald/

@mfritzen,
I2go são no geral boas sim, até na propria Loja Google Brasil no ML eles vendem produtos do i2go.
Em relação a desligar tu pode fazer rotina pra isso, ai da o comando da rotina e configura pra ligar a tv e desligar as luzes. É bem tranquilo.

1 curtida

I2go é whitelabel da tuya até onde sei então da uma olhada no aplicativo Smart Life para entender quais automaçoes são possiveis (além de possíveis automaçoes da alexa e Google home) do que você falou tudo é possível menos ligar com o alarme. Você consegue mandar ligar em um horário específico mas não sei se tem opção de ligar junto com alarme. O Google já anunciou um comando que estava disponível só para Philips Hue e vai estar disponível para outros também que é o “Sleep my lights” ou “wake my lights” que aumenta (ou abaixa) a luminosidade das lampadas gradualmente no horário que você quer.

1 curtida

Oi pessoal. Comprei minha primeira lâmpada agora e instalei na sala de casa. É uma Yeelight da Xiaomi. Minha dúvida é a seguinte.

Notei que após a instalação dela, o Wi-Fi fica em uso o tempo inteiro, o que não acontecia antes dela. Tenho uma Echo Dot, um controlador de led e uma Fire Stick, e todos eles ficam pendurados no Wi-Fi, porém não usam tanto. Com a lâmpada agora, os indicadores das redes 2G e 5G ficam piscando como se estivesse fazendo download.

É comum isso com lampadas smarts?