Tomada inteligente de 16A mais barata (tecnologia Tuya)

Tomada inteligente de 16A mais barata (tecnologia Tuya)

Smart plug baratinha para ligar/desligar eletrônicos pela Alexa. É tecnologia Tuya, igual Positivo, Geonav e outras marcas de smart home. Esse é de 16A, com pinos mais grossos, então funciona inclusive com aparelhos que consomem mais energia (tipo forno e cafeteira).

:point_right: https://amzn.to/3DY1jar
Por R$ 63,19 à vista

Achados do Tecnoblog

Achados do TB: curadoria de ofertas sem rabo preso
:rocket: Receba mais rápido nos grupos do WhatsApp e Telegram

Nem sabia que existia um padrão residencial de tomadas que não fosse o 10A e o 20A. hahaha

deve ser alguma limitação do rele ou trilha interna esses 16A

1 curtida

é porque não é comum no brasil, é mais comum na europa.

Eu descobri da pior maneira: fui ligar o aspirador de pó novo, e o pino dele era grosso, pra ser ligado em tomada de 20A.

E pra piorar, existe um 3º padrão, o de 30A, embora este não seja muito comum.

Tive que trocar todas as tomadas de casa pra 20A pra nunca mais ter problemas com pinos grossos ou finos.

mas aí não é aquela tomada tripolar pra usar em rede trifásica?

1 curtida

Acho que sim, faz tempo que li sobre, mas se não me falha a memória, é mais comum em fábricas e/ou galpões.

Cuidado, viu…trocar a tomada não é suficiente, se a bitola da fiação não suporta os 20 ou 30 A. Não vai queimar instantaneamente, mas vai superaquecer a fiação e isso pode levar a incêndios.

2 curtidas

A fiação tá ok, aguenta no máximo 20A. Eu que pisei na jaca e comprei tomada achando que era tudo igual! :joy:

1 curtida

Circuito de tomada se dentro da norma não tem problema com tomada 20A, afinal ele exige pelo menos fio 2,5mm², o que aguenta uns 24A.
Agora se usaram fio 1,5mm² nas tuas tomadas, pode chama um eletricista e trocar toda a elétrica, pq tem mais problemas escondidos.

1 curtida

Muita gente mora em edificação antiga e totalmente fora de norma - vai por mim, sei do q falo. Cansei de fazer vistoria e pegar fiação queimada.

3 curtidas

se tu não trocou a fiação junto, tu fez uma bobagem sem tamanho… hahaha
Mas tu colocou disjuntor de 20A? Se tu colocou de 10A, vai ser lindo o tanto de vezes que tu vai ter de rearmar tudo. hahaha

2 curtidas

Tudo ok. :joy::+1:

1 curtida

O pino não é mais grosso apenas pra aguentar maior corrente. É mais grosso pra impedir você de usar uma instalação eletrica planejada pra 10A em um aparelho que demanda mais energia.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.