Token lastreado em dívidas de SP começa em R$ 50 e promete 350% do CDI

Arriscado. Não pelo investimento em si mas pelas grandes chances de calote.

Explicando rasamente o que é um precatório: quando você cobra do poder público financeiramente via judiciário, ele não pode te pagar automaticamente se for condenado e esgotados todos os recursos possíveis (exceções aplicáveis). Daí o Poder Judiciário emite um “Ofício Precatório”, que é uma espécie de carta de cobrança. Essa carta de cobrança tem que ser submetida ao orçamento público da esfera em questão.

Mas o que o investimento em si tem haver com isso? Bom, é aí que entra o “mercado dos precatórios”. Existem empresas especializadas em comprar precatórios sem previsão de pagamento por uma porcentagem X do valor de face, normalmente 30% do que o precatório vale (corrigido até a data da compra). Daí essas empresas usam esses precatórios pra uma infinidade de coisas, entre elas abater dívidas públicas, por exemplo.

Daí do que entendi desse Token: ele está lastreado em um (ou alguns) precatório(s) que tem dotação orçamentária garantida. Ou seja: ele [precatório] está incluído no orçamento e vai ser pago. O cálculo aproximado do rendimento é basicamente a correção desde quando o precatório foi emitido.

Resumindo: é um investimento que promete uma excelente renda pelo prazo. MAS em contrapartida você está à mercê de um calote por se tratar de algo que envolve dívida pública.

10 curtidas

Como dizem os mais velhos: Esmola demais o Santo desconfia.

2 curtidas

Obrigado pela explicação.

Esse tipo de mercado [dos precatórios] é pouco conhecido porque quem recorre normalmente é escritório especializado em Direito Tributário. Imagina que você é uma empresa endividada com impostos, por exemplo. Ao invés de negociar direto você contrata um escritório desses e paga bem menos usando créditos de precatórios que ainda não tem previsão de pagamento. E tudo absolutamente dentro da legalidade. Só que esse tipo de serviço não é barato. Mas mesmo assim compensa pelo que você vai gastar a menos.

O rendimento [provável] anunciado se dá pela idade do precatório. Esse que eles estão criando Token deve ter no mínimo uns 10 anos (suposição). Quem paga é obrigado a pagar o valor corrigido até a data do pagamento.

A insegurança maior do negócio em si é a questão do honrarem o pagamento. Mas como a previsão de pagamento é 20 a 22 meses, a turbulência das eleições e começo de mandado já vai ter passado. E se você acompanhar o noticiário mais atentamente, vai saber se estão honrando ou não esse tipo de dívida e pode resgatar o seu token antes do vencimento e arcar com a penalidade. OU pode deixar o token quieto também por mais tempo, só que daí sem data certa pro resgate.

1 curtida

A parte de ser pouco conhecido até tudo bem. O meu desconfiômetro é na tal empresa por de trás de um negócio de alto risco. Pois apesar da promessa de pagamento, este pode não acontecer conforme disse.

Bom, a Foxbit tem um site oficial onde diz que existe desde 2014, informação que é confirmada checando o CNPJ deles, que também é válido e está ativo.

Não quer dizer muito, mas a empresa pelo menos existe e está regularizada com a receita, com um telefone e endereço de SP capital.

Foxbit é uma das pioneiras com bitcoin no BR.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.