Todos os celulares terão que ter USB-C na Europa, incluindo o iPhone

1 curtida

Tomara que essa ideia se estenda a outros lugares no mundo. Um conector padrão, USB-C, é bem coerente.

18 curtidas

download

17 curtidas

Adoraria ver o que tá rolando no marketing da Apple agora. Deve ter chegado a missão: Bólem uma maneira de parecer que agora fomos nós que inventamos o USB C!

22 curtidas

A Apple deve seguir resistindo no resto do mundo, afinal ela lucra bastante com os cabos.

Os outros celulares devem abandonar de vez o micro usb e tudo usar usb C no mundo todo.

5 curtidas

Pra Apple, eu vejo duas situações aí: 1. A Apple poderia continuar lucrando com cabos e carregadores, com a “justificativa” de que eles são otimizados para o iPhone, ou tem a qualidade Apple, ou alguma coisa similar.

1. Talvez não seja interessante para a Apple ter dois “modelos” iguais de iPhone da mesma geração com entradas diferentes, porque aí seria necessário ter duas vezes mais linhas de produção só para a entrada. E isso poderia gerar confusão nos próprios consumidores também. Não lembro de nenhum aparelho eletrônico vendido globalmente que possuía duas entradas diferentes ao mesmo tempo. Mas vamos ver qual decisão que a Apple vai tomar quanto a isso.
5 curtidas

Proxima etapa da Apple é criar um dispositivo igual um smartphone mas colocar o nome dele de outra coisa, assim nenhuma lei será aplicada.

Ou pegar algo que já existe e falar que agora é. Já que smartwhatch não é obrigado a ter conexão, ela cria um “smartwatch de mão” sem conexão.

É como a Lacta que pegou o Sonho de Valsa que era embalado igual bombom (extremidades da embalagem torcida) e transformou ele em “waffer” apenas mudando a embalagem (agora selada nas extremidades) assim ela vende o mesmo chocolate sem mudar a receita mas não paga IPI de 5% destinados a bombons.

6 curtidas

Como são ridículas as nossas regras tributárias, Nossa Senhora.

3 curtidas

A Lacta foi muito da esperta nessa situação aí, e usou um artifício da lei à seu favor.

A Apple eu não duvido nada que encontre alguma brecha pra fazer o mesmo, afinal de conta, estamos falando de uma empresa com recursos financeiros pra lá de imensos, logo, conseguem contornar isso. Seria muito bom se viessem com USB-C, mas, acho pouco provável num curto prazo.

3 curtidas

Já existe e chama Thunderbolt 3 (que tem mais mão da Intel do que da Apple, mas eles podem seguir a escola Steve Jobs de roubar o crédito alheio).

1 curtida

Tem uma chance dela contornar isso mesmo, já que ainda falta mais uma etapa para virar lei, votação no Parlamento e Conselho da UE, qual a chance da Apple entrar com um lobby bem grande? rsrs

Ou adotar uma estratégia comercial como a Samsung faz com o Galaxy que é vender com dois processadores diferentes dependendo do continente e/ou país.

Eu particularmente acho essa mudança ruim, estou acostumado com aparelhos da Apple, do nada preciso trocar para USB-C, ou não, já que tenho outros dispositivos USB-C em casa. Vamos ver.

No final minha torcida é pelo direito do consumidor.

Como é só em 2024, isso dá tempo suficiente para a Apple lançar um novo iPhone com USB C.
Porém, será que modelos antigos não poderão mais ser vendidos? Será que terão que tirar do mercado o iPhone SE e iPhone 13?

Os airpods também são todos alimentados via lightning.

Notebooks foram incluídos nessa lista, mas com prazo de implementação de até 40 meses após a lei entrar em vigor.

Notebook é mais polêmico, pois mesmo que coloque uma entrada USB tipo C em todos, um carregador de notebook é diferente de um carregador de celular, tanto pela tensão e potência, quanto pelo tipo de cabo.

Apesar de achar uma boa ideia padronizar o formato, a justificativa de ‘menos lixo’ nao se aplica. Toda vez que troco de celular ele vem com um carregador mais potente que na geracao anterior, que carrega o celular em menos tempo, vamos ficar preso em uma mesma voltagem pra sempre?

1 curtida

Como essa lei já vinha sendo discutida há uns anos, não me surpreenderia se eles adaptassem a linha de produtos até lá. Deve ser RELATIVAMENTE fácil adaptar os airpods. Pros iphones eles já teriam q lançar um com USB C ano q vem pra já ter um produto antigo pra atender à lei em 2024 e ter q adaptar menos coisas.

Vc tá ligado que na sua fala, tu justifica que é errado vender aparelho sem cabo né?

Mas tem mesmo celular atual e de empresa grande sendo vendido com o micro usb?

1 curtida

Eles já tem modelos diferentes por conta da diferença entre as frequências usadas em cada continente, mudar a porta de carga no modelo destinado a Europa não seria nenhum desafio logístico.

O Nokia C01 Plus lançado no ano passado e ainda a venda usa micro USB, se procurar mais devo achar mais modelos de entrada com micro USB.

2 curtidas

Muitos smartphones de entrada novos ainda usam o microUSB. Principalmente os com Android GO.

E eu querendo justificar para mim mesmo a necessidade de trocar meu aparelho pq o micro usb é obsoleto para celular :rofl:

Eu uso um daqueles cabos magnéticos para prolongar a vida útil da pobre porta micro usb.
Meu sonho de uso é um celular com carregamento sem fio, acho a solução da apple maravilhosa, mas não pretendo ter um iphone.

1 curtida

Se bobear nem tem mais aparelho novo com cabo Micro USB. Acho que os mais novos vem tudo no tipo C.