Todo cuidado é pouco: como caí em um golpe do Pix mesmo sendo cauteloso

4 curtidas

Eu vi gente no Instagram fazendo a mesma progranda, produtos com 2 semanas de uso e mudança pra fora do país.

2 curtidas

SIM swap diretamente na operadora ficou mais difícil, começaram a implantar mais verificações (na Vivo tem um processo de biometria), então começaram a partir pro elo fraco que é portabilidade.
A Anatel deveria intervir aqui e exigir melhor verificação e/ou talvez adicionar uma opção do lado da operadora doadora para que o cliente (e apenas o cliente, para evitar recusas de portabilidades legítimas) bloqueie qualquer pedido de portabilidade indesejado.
Eu penso em uma simples opção no site/app da operadora que você ativa quando deseja efetuar um pedido de portabilidade.

6 curtidas

Ano passado cancelaram meu número na Claro. Assim que recebi a mensagem do cancelamento (e minha linha parou de funcionar), corri para resolver. Provavelmente era o início de um golpe desses ou coisa do tipo.

5 curtidas

A ANATEL tem que exigir que as operadoras
facilitem o cancelamento de portabilidade. Uma vez pedi na claro, só tinha um número muito difícil de encontrar pra ligar e só funcionava em horário comercial com pausa pra almoço.

4 curtidas

Vi uma tatuadora no instagram q teve a conta roubada com esse método da portabilidade, na semana seguinte vi mais um avisando q outro tatuador tinha sofrido o mesmo golpe. Acho até q usaram a mesma foto de ps5 que tem na matéria.

O q chamou atenção foram os erros de português no anúncio, aí vc começa a reparar vc vê q tem chão de cor diferente, fotos de objetos similares em locais totalmente distintos, a cama box q tinha o baú MILIMETRICAMENTE organizado como se fosse (e era um render).

6 curtidas

vi um corte de um podcast de uma delegada falando que gente de dentro das operadoras faz parte dessas quadrilhas, cobram R$ 18 para ter acesso e clonar o chip. Ela recomenda abrir linha em nome de outra pessoa e desabilitar verificação de duas etapas via SMS.

2 curtidas

Seria muito bom SE os apps de te dessem outra opção de 2FA, o q não costuma acontecer.

11 curtidas

Eu acho incrivel que quanto você precisa de algum serviço de operadora tipo portabilidade ou cancelamento, ou algum serviço de banco, existe uma burocracia gigantesca, demora dias e dias e semanas, tem que ligar 30 vezes, falar com 15 pessoas diferentes, ir na loja presencialmente, dar todos os tipos de documentos possiveis, mas os criminosos conseguem fazer TUDO com a maior facilidade do mundo, sem sair da casa deles, e de um dia pro outro, invadem suas contas, fazem emprestimos no seu nome, trocam seu chip… Eu não consigo não achar que tem gente de dentro dessas empresas que fazem parte do “esquema”.

6 curtidas

Fiz portabilidade da Tim para a Vivo no final do ano passado e realmente exigiram cadastro de biometria pra concluir o processo (fiz em loja mesmo). Mas não sei como fariam nesses casos em que as pessoas fazem portabilidade via Twitter, por exemplo.

1 curtida

opção de bloqueio de portabilidade usando a conta gov.br seria a solução mais eficiente, o dia que precisar fazer a portabilidade vai lá no sistema da anatel e libera ela.

4 curtidas

Nunca compre nada diretamente de links do instagram

2 curtidas

Isso está cada vez mais comum!! Parabéns pela matéria! Vai ajudar muitos leitores a evitar passar por essa situação terrível.

1 curtida

Como o amigo comentou acima, os criminosos tem comparsas dentro das operadoras. É bem velho esse esquema já, existe desde o começo dos smartphones com bancos e dinheiro envolvido.

2 curtidas

Como caí em um golpe do Pix mesmo sendo cauteloso

Obviamente, bateu uma desconfiança. Especialmente pelo preço e quando fui informado que não era possível encontrá-lo na hora.

Se isso é ser cauteloso…
Eu já vi isso nas minhas redes, troquei algumas mensagens via WhatsApp e resolvi simplesmente telefonar para a pessoa, para confirmar realmente.

Pronto, o telefonema entregou a fraude.

6 curtidas

Pra evitar cair em 99% dos golpes usando PIX, basta usar a seguinte regra: Antes de enviar o dinheiro, ligue pra ter certeza que está conversando com a pessoa e não por algum golpista fingindo ser ela

2 curtidas

Já deixei bem claro pra minha família que se um dia eu entrar em contato pedindo dinheiro, liguem pra mim o mais rápido possível.

2 curtidas

“Ou seja, tem dedo de gente de dentro das operadoras e bancos!”

Eu só caí em um golpe e foi por conta de alguém interno.

O Banco do Brasil havia feito uma parceria com a Elo em 2016, então ao solicitar um cartão novo vinha um Visa e um Elo. Eu recebi o Visa e nem sabia que também iria chegar um Elo, mas esse Elo nunca chegou.

No mesmo dia que recebi o Visa eu recebi uma ligação onde se identificavam como Banco do Brasil e iriam fazer o desbloqueio via telefone, então confirmaram alguns dados meus, depois pediram para eu digitar a senha do cartão no teclado do celular e eu fiz isso, acho que se pedissem para falar a senha eu iria achar estranho e não cairia no golpe, mas como eles tinham todos os meus dados, até o número do meu celular e pediram para digitar a senha, pareceu bem real e eu caí.

Em umas 12 horas gastaram todo o limite de crédito e sacaram todo o dinheiro.

Quando me dei conta do problema fui ao Banco do Brasil, aí devolveram todo o dinheiro, mas demorou quase uma semana pro dinheiro voltar pra conta.

1 curtida

A melhor proteção é bloquear o chip com PIN. Não sei se tem como descobrir o número do chip com algum aparelho, mas telefone nenhum não exibe nem mesmo o número do telefone.

E algo que o BC pode fazer é exigir a exibição da data de criação da conta na tela do PIX. Ou pelo menos o mês/ano “cliente Nubank desde 02/2018” passa mais confiança do que fazer um pix para “cliente Nubank desde 05/2022”.

3 curtidas

Foi justamente esta a questão. Eu ia fazer o telefonema. Mas quando eu vi o nome da pessoa na hora da transferência, eu passei a confiar. Até então, só conhecia golpes do Pix com contas de terceiros.