TIM vê dificuldades em 5G ilimitado e quer usar frequências do leilão no 4G

1 curtida

"…Mas se estamos pensando em hotspots, redes privativas, solução ponto a ponto, servindo como backhaul depois que o 5G vai ter amplitude de cobertura, podem ser encontrados nichos de aplicação que viabilizem o espectro”

Nada que eu já não havia falado em outros tópicos, 5G milimétrico é fora de questão para larga escala, além de que a velocidade prometida de 1Gb o 4G+ já entrega.

3 curtidas

Com as franquias de dados minúsculas do 4G, onde tem planos com menos de 10 GB de franquia sendo vendidos em modalidades pós-pagas, não haveria muita diferença entre o 4G e os futuros planos 5G.
Muitos nem usam a franquia de dados dos planos de celular pois possuem internet fixa em casa. Eu não gasto quase nada da franquia de dados móveis. Pelo contrário, compartilho a franquia que tenho com meus irmãos que viajam. E ainda sobra dados.
Se pelo menos as operadoras de internet móvel reduzissem para uns 10 Mbps a velocidade de internet móvel após o consumo da franquia, dando o acesso ilimitado aos dados móveis já seria um avanço. Data caps na internet móvel tem justificativa. Mas as redes móveis estão cada vez mais ociosas.

1 curtida

Em telefonia móvel não faz sentido vc limitar a velocidade, pois a antena tem um limite de aparelhos conectados nela, da ultima vez que vi era 200 a cada 5MHz.
Especialmente em locais com grande concentrações de cliente a operadora vai querer que cada cliente desocupe o quanto antes a antena para que outro possa conectar.

5 curtidas

mm wave vai acabar ficando pra banda larga fixa, através de modems dentro da casa do cliente.

1 curtida

“O executivo criticou o modelo de negócios das operadoras dos Estados Unidos, com publicidades que prometem uso ilimitado mas aplicam políticas de uso que reduzem a velocidade após o usuário ultrapassar determinada quantidade de internet:”

oxi, mas não é isso que a TIM fixo faz hoje? Fala que é ilimitada e corta contrato de quem ultrapassa 2 TB?

3 curtidas

Faz um tempão que não utilizam mais a palavra ilimitado para se referir ao serviço de Internet fixa deles. Pode procurar no site da Tim, não existe mais.

Parece que a Tim gastou tudo que tinha na expansão do 4G e agora tem de recuperar o caixa.

Com 10 Mbps eu nem ia mais precisar de internet fixa, ia atolar uns 200 GB por mês na rede móvel.

1 curtida

Pelos relatos que vi, a Tim cancela o contrato de quem ultrapassa 2TB (alguns falam de 4TB) de banda.

Se a Tim oferecer como distribuição de banda larga fixa, pode matar dois coelhos. Oferecer internet sem gastar com instalação cara e ainda distribuir internet via celular em ondas milimétricas. Mas sinceramente prefiro que não dê certo, essa tipo de distribuição pode diminuir as ofertas de fibra até em casa, sendo que com mudanças de aparelhos a fibra pode chegar até a 25gbps.

1 curtida

A vantagem do 5G é essa. Se limitar a velocidade a quantidade de aparelhos que podem ser conectados aumenta pra caramba. Isso sem contar a facilidade de instalar novas antenas, até um veiculo móvel com antena já pode desafogar o trafego.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.