TIM irá desligar algumas antenas após compra da Oi

Originally published at: TIM irá desligar algumas antenas após compra da Oi – Telecomunicações – Tecnoblog

Operadora deve desativar antenas que estão nos mesmos locais; TIM descarta frequência de 2,3 GHz do leilão da Anatel

1 curtida

Como será feita a divisão dos clientes entre as operadoras? Isso já foi definido? Tenho um pós da Oi e queria muito saber pra qual operadora meu número deve ir pra planejar alguma decisão.

3 curtidas

Eu queria entender melhor como funciona esse fatiamento do espectro. Não poderiam simplesmente determinar um número maior de frequências a serem contempladas pelas teles, já que estão sobrando ?

Existe algum fator técnico que impressa isso, ou é apenas algo burocrático ?

Tem uma lista aqui no TB sobre isso.

1 curtida

Você será migrado para a operado com o menor market share do seu DDD.

Na minha opinião a questão é não permitir que 1 operadora domine uma capacidade muito grande de espectro e não sobre para as outras operadoras, até hoje essa divisão foi pensada para termos 4 operadoras nacionais e manter o equilíbrio de espectro entre elas, não sei como vai ser daqui para a frente.

2 curtidas

Era bem simples, dividisse em porções iguais (se a tele irá usar ou não, fica a critério). Mas não se estabeleceu assim, pois os leilões eram de cunho arrecadatório.

A Anatel é estranha, autoriza a venda da Oi Móvel, implementa uma legislação pra ampliar o espectro de todas mas não altera a outra legislação que limita todo o leilão.

Enfim, vejo a Sky e até mesmo a Oi tentando brigar pelo espectro de 700mhz e 2,3ghz para formar uma rede 4G/5G. Já usei a Oi 4G e a falta do 700mhz matava a rede.

1 curtida

Espectro é um recurso finito. O campo eletromagnético é dividido entre diferentes serviços, como celular, TV aberta, rádio FM, etc.

Sugiro a leitura desse post aqui, onde expliquei sobre esse limite: Por que temos poucas operadoras de celular no Brasil?

2 curtidas

Como o @LucasBraga falou, é um recurso finito, melhor fica na mão da anatel do que deixar com as operadoras sem uso e depois precisar dele e as operadoras não quererem devolver.

Quanto a questão arrecadatória dos leilões, também não sou muito a favor, mas entendo que uma fonte de renda para a Anatel funcionar sem depender dos impostos, acho que todos os órgãos deveriam operar com orçamento de forma independente, cobrem as suas taxas e operem principalmente com elas, sem que o dinheiro arrecadado vá para o caixa único do governo.

1 curtida

Me referi que ao fatiar as faixas de espectro e disponibilizar para as Teles, elas possuem uma cota máxima que podem adquirir. Porém essa cota começa a esbarrar na aquisição de novos lotes, e isso se agrava mais ainda que teremos três operadoras.

Ao meu entender agora que teremos 3 Teles, essa cota deveria ser ajustada para uma configuração de 3 operadoras, aumentado o limite máximo que cada uma pode adquirir, uma vez que não haverá uma quarta tele para disputar a compra.

1 curtida

no caso dos 700 MHz seria sim interessante liberar as operadoras de comprarem caso não tenha outros interessados, já no de 2,3 GHz a frequência fica a disposição da Tim ou de outra empresa caso queira entrar no mercado. A Claro e a Vivo tem bastante espectro já nessa faixa, maioria das antenas não explora todas as frequências, sendo que a operadora usa somente as mais vantajosas para aquele ponto.

O leilão do 5g já vai tá mais ajustado para essa realidade de 3 operadoras, mas pode ser que elas não queiram comprar todos os blocos por questões de custos e obrigações de uso.

1 curtida

Agora deu bom ! A Tim não da conta do serviço dela imagine agora pegando a oi …

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.