TIM diz que "5G do marketing" chega antes de leilão da Anatel

Originally published at: TIM diz que "5G do marketing" chega antes de leilão da Anatel – Telecomunicações – Tecnoblog

Pietro Labriola, CEO da TIM, afirma que “5G de verdade” só chegará após o leilão da Anatel; TIM se prepara para lançar 5G DSS em outubro

1 curtida

Não consigo entender como os órgãos competentes deixam as operadoras usarem o termo “5G” para algo que não é 5G. Foi-se o tempo que “Geração” era baseada só na velocidade. O 5G tem uma série de recursos novos que não existem nas gerações anteriores. Os caras ainda são caras-de-pau e chamam abertamente de “5G do marketing”. Lamentável…

1 curtida

4.5G também não existe, é um termo de marketing.

1 curtida

Mas o 5G divulgado pela Claro/Vivo/TIM não é um 5G “falso”. É uma nova tecnologia, com protocolos diferentes.

A única coisa que é diferente do suposto “5G de verdade” é que o espectro é compartilhado com outras tecnologias, como 4G e 3G. É certo que a experiência e velocidade do 5G é melhor com uma frequência totalmente dedicada a tecnologia, mas o 5G DSS não deixa de ser 5G.

2 curtidas

E o 4G+, também é marketing?

Sobre os termos usados, o Brasil nem é o pior caso, as operadoras americanas, por exemplo, marketaram o 3G+ que temos por aqui como 4G na época (enquanto o 4G “de verdade” chamaram de LTE) e a AT&T senão me engano fez o mesmo com o 4G LTE-A, aqui chamam de 4G+ ou 4.5G, mas lá tiveram a audácia de marketar como “5G E” ¯\_(ツ)_/¯

1 curtida

Sim. O “certo” seria só LTE. Entregar mais velocidade ou não, é uma questão de otimizar o espectro e melhorar a infra das torres, quanto dos smartphones (mimo 4x4…).

O 5G sim, é uma nova tecnologia, mas daqui alguns anos vai surgir um 5.5G, que na verdade é só o 5G mas com um melhor rendimento, por já estarão dominando a tecnologia.

É meio confuso, pesquisando eu vi que existe o 4.5G oficial ou LTE Advanced Pro (LTE-A Pro), mas também há o LTE Advanced, (LTE-A) que eu creio ser o o “4G+” ou “4.5G” fake que as operadoras no Brasil marketeiam. O LTE-A seria o LTE com alguns recursos a mais como 4x4 MIMO, Carrier Aggregation e modulação 256QAM no downlink.

Acho que o @LucasBraga deve explicar melhor essa bagunça do 4G e dizer o que é marketing e o que é verdade.

Então, LTE. Isso que estava me referindo. 4.5G é nome comercial. Até teve uma polêmica. Teve uma operadora americana que chamou a rede dela de 5GE. Mas não tem nada a ver com 5G.

Sim, e ainda colocavam o 4 pequeno e o 5 gigante. Sempre achei absurdo

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.