Tim Cook não acredita que o metaverso pode dar realmente certo

3 curtidas

VR eu acho algo bem incrível, principalmente para jogos em que você pilota algo.
Agora o Metaverso acho uma tremenda perca de tempo.

14 curtidas

Quando a APPLE ir para o VR vai arrebentar, por causa da maturidade do seu ecossistema. O que já é incrível com o OCULUS QUEST 2 da META, vai ser 10x mais incrível com a integração que a APPLE tem no seu ecossistema.

Mas VR não é sinônimo de METAVERSO. A VR esta aí e é impressionante, sem o METAVERSO, por outro lado o METAVERSO pode ser explorado dentro da VR.

Na minha humilde opinião, o METAVERSO vai pegar sim, ao longo das próximas décadas, é muito longo prazo. E algo ORGANICO, lento… aos poucos… Vai pegar sim, mas será sutil e natural, um belo dia estaremos todos lá.

Igual o PC. Diziam que no futuro não existira mais PC.
Isso aconteceu? Sim !!!
Tem data disso ? Não !!!
Foi natural, orgânico, hoje o PC está em tudo que é lugar. Era uma previsão impactante mas nunca existiu o dia da virada, demorou 3 décadas pra a gente se dar conta que realmente aconteceu.

3 curtidas

Em minha opinião o metaverso hoje é a internet sendo explicada nós anos 90: pouquíssima gente entendia de verdade o potencial e muitos a viam como besteira ou chacota (vide aquele vídeo do Bill gates explicando pro Letterman pra que servia a internet).

Porém, assim como a internet, essa eh uma tecnologia que só vai se popularizar quando os devices forem melhorados pra permitir o uso de gente comum.

A internet não seria a web de hoje se não fosse os smartphones. Mesma coisa dos óculos VR de hoje em dia: enquanto eles estiverem plugados com cabos num PC topo de linha pra funcionar, o metaverso continuará sendo uma coisa para muitos poucos.

2 curtidas

Nem precisa ir pros anos 90… Poucos anos atrás poucos entendiam o potencial de computação na nuvem. Hoje usamos vários serviços que são gerenciados via web.

Mas o metaverso precisa de VR pra funcionar e uma tecnologia fica restrita a nicho enquanto não é simples e acessível.

3 curtidas

O futuro está no metaverso? Talvez. Mas acredito que não será em futuro breve. A ideia está aí a um bom tempo (Second Life, lembram? Ou antes, talvez). Mas ainda não apareceu tecnologia(s) as quais permitam sua popularização. Tim Cook está certíssimo: metaverso só dará certo quando for algo para as pessoas comuns.

2 curtidas

Tim Cook não acredita que o metaverso pode dar realmente certo

Ninguém acredita que o metaverso pode dar realmente certo

4 curtidas

Acho que precisamos melhorar muito a tecnologia, infraestrutura, economia e o mundo no geral para alcançarmos um metaverso como o do filme Jogador Nº1. Até lá, acho algo bem pouco viável e inútil.

As RTX5090 Ti Ultra Extreme Super RX2 devem servir pra isso. Quem se importa com o planeta? hahaha

Eu vejo o Metaverso como eu via as TVs 3D.
Parece legal, mas é algo que enche o saco em pouco tempo.

Posso estar errado, às vezes o público alvo final nem nasceu ainda, mas eu não consigo me ver enfiado num negócio desses.

Já VR para games, isso é algo que quero comprar, mas me falta tempo ($$).

3 curtidas

Seguinte @doorspaulo, gostei muito do ELEVEN, um Ping Pong sobrenatural de tão perfeito no VR.
A mesa de Ping Pong fica virtualmente no meio da tua sala, é bruxaria de tão perfeito.
E ali, tu anda ao redor na mesa, se senta ao lado dela, se quiser vai pra baixo da mesa.
E as pessoas entram na sala pra jogar online contigo.
Tu joga, conversa, senta pra bater papo, tudo naquele ambiente.
É um METAVERSO ? Sim…
Eu percebi que estou no METAVERSO ? Não…

É sutil, é orgânico. No meu caso, não fui atrás de entrar no METAVERSO. Mas aquilo ali que eu jogo, encontro mexicano, americano, brasileiro, é um metaverso, é bizarro, a gente se vê nos seus avatares, anda, gesticula, caminha na volta da mesa, bate papo… é muita ficção científica pra mim…

E já é o tal METAVERSO concretizado, funcional, operacional, funcionando perfeitamente e dando resultado.

Que nada rapaz, um QUEST 2 de 3000 reais já trás um ambiente ultra realista e nos entrega o próximo passo em jogos e jogabilidade.

Excelente teu ponto de vista e perfeita a tua analogia, só acho que a INTERNET era bem mais palpável o resultado que ela entregava, as pessoas compreendiam e se convenciam que era legal, mais rapidamente. O Metaverso, apesar do filme JOGADOR N1 e de todos os visionários falando, é bem mais complicado das pessoas se convencerem e se interessarem.

Mas vai pegar, não tenho dúvida. O VR dá enjoo, o organismo rejeita depois de 2h no máximo de uso, mas é looongo prazo, as pessoas vão se acostumar, o organismo vai se adaptar… pobre da nossa saúde, dos nossos olhos, da nossa sanidade… mas é um caminho sem volta, eu acho.

1 curtida

Pode ser, mas eu prefiro uma RTX5090 Ti Ultra Extreme Super RX2 OC liquidcooled ln2 edition. hahaha

3 curtidas

kkkkkkkkkkkk eu ri muito disso!!!

Dois. Também acho que vai flopar e torço pra isso.

2 curtidas

Roblox tá ai também! kkkk

Eu concordo plenamente com ele, antes dessa postagem achava que era um dos pouco céticos da minha bolha de TI sobre o metaverso que sempre achei uma bolha que já nasceu explodida!

Não digo que as tecnologias criadas para ela não serão úteis, por exemplo, óculos de realidade aumentada e virtual serão ótimos para reuniões, jogos, etc, porém uma coisa que eu digo é, depois da pandemia, onde vimos que ninguém mais aguenta ficar em ‘call’ pra tudo, como vantagem comprar um terreno em um metaverso para construir uma casa de show para um cantor por exemplo ou coisas como um terreno virtual valendo milhares de dolares só por ser do lado de uma pessoa famosa.

Fora que hoje em dia tudo é metaverso, se parar pra ver o metaverso, nada mais é do que um Second Life, porém com realidade aumentada/virtual, pois tudo que a bolha dele gerou, estamos vendo novamente, porém agora é pior ao meu ver pois antes era complexo o contato entre as pessoas, era mais caro e complexo ligar, falar com outra pessoa por vídeo, etc, agora com tantas tecnologias gratuitas ou a preços baixos, deixou ainda mais fraca essa ideia fora do mundo gamer em minha opinião.

1 curtida

Metaverso === VR;

Não. É um jogo VR com multiplayer

1 curtida

Tô cantando essa bola aí desde a primeira vez que ouvi a palavra metaverso.
Enquanto os vestíveis não forem acessíveis dificilmente vai popularizar.
Por mim poderia enterrar… Eu não quero fazer uma reunião que poderia ser um e-mail usando uma capaceta só porque é cool. Eu não quero trabalhar mais do que a bosta da lei da trabalhista pós-reforma exige só porque pra eu sair do modo pessoal para o modo trabalho é só pressionar um botão.

Primeira coisa que eles tinham que ter pensado no metaverso é poder usar o celular dentro do metaverso, como um acesso remoto mesmo, porque no metaverso você também vai querer usar Instagram, Facebook, WhatsApp, falar com os amigos, etc… Não tentar enfiar goela abaixo do jeito que eles querem.

Ufa. Desabafei.

1 curtida