TikTok vs. Google, a batalha que ninguém esperava

Particularmente, não uso mais o Google Search com a frequência de 10 anos atrás. A experiência atual é frustrante. Muita propaganda, link “pegadinha”, resultados caça-cliques. Fora o grande mal da Internet via browser atual, que o Mobilon ilustrou muito bem no Tecnocast: pop-up de cookies, login via rede social, aviso disso, daquilo… A informação fica oculta no meio de diversas propagandas. E caso você volte, aparece tudo de novo, deixando a leitura praticamente impossível. Talvez estejamos vivenciando a queda de dois gigantes. Tanto Google como Metabook não conseguem mais fazer com maestria os nichos que inauguraram.

3 curtidas

Sinceramente, está mais do que no tempo dos serviços Google ganhar não só um, mas vários concorrentes à altura, pois o predomínio da plataforma é usado para, por exemplo, excluir usuários da conta do YouTube sem esclarecer o porquê. Isso aconteceu comigo no início do ano a até hoje eu nunca obtive respostas ou justificativas. Até acho que pode alguém pode ter entrado com meus dados e feito algo ilícito, mas nem isso eu sei se aconteceu de fato. Eles não te dizem o que aconteceu.
Quem possui canal no serviço, sabe que a empresa desmonetiza do nada, bloqueia ou exclui conteúdo sem que você consiga entender os motivos.
Não existe um SAC para tirar dúvidas ou oferecer soluções dos problemas. Um caos!

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, perdi a conta do YouTube que possuía a anos e tentei saber o porquê e só recebi emails de copiar e colar, nenhum justificando o que aconteceu. Já passou mesmo da hora deles terem uma concorrência forte pra ver se muda alguma coisa.

2 curtidas

Eu tinha percebido isso a um tempo, a filha de uma amiga, ela tem 15 anos e quase tudo ela pesquisa no tik Tok, acho que pela facilidade, patricidade e rapidez. Hoje você entra nos sites se você não tiver um Adblock, você praticamente não consegue ler a matéria de tanta propaganda.
Talvez aí no Brasil não esteja tão consolidado como aqui nos EUA, aqui se você procurar restaurante no tiktok vem bastante informação sobre o restaurante, pratos e etc

2 curtidas

Cara, a parte de restaurantes eu simplesmente não uso mais qualquer outro site/aplicativo que não seja o TikTok. Comecei usando como pesquisa para a gravação do Tecnocast sobre o tema, mas simplesmente constatei pra mim é a melhor solução disparado. Melhor que Instagram, melhor que o Google. Esse é um campo onde o formato do TikTok e a facilidade da busca por lá dão um banho, mesmo.

1 curtida

Eu parei de usar o Google faz um tempo, principalmente pela falta de simplicidade e preferência em mostrar resultados de lojas, passei a usar o Duckduckgo. Me pergunto se o buscador do pato melhorou ou se o Google piorou nos resultados, talvez um pouco dos dois. Mas uma coisa que vi no Twitter, e é minha realidade nas pesquisas independe do buscador.

Se não fizer isso só aparece página genérica, com informações inúteis e na melhor das hipóteses superficial.

1 curtida

Curioso. No meu caso eu vou totalmente na contramão de muitos aqui.

Google ainda é, de longe, minha plataforma principal de buscas. Sites, PDFs, estudos, letras de músicas, tudo é pelo Google. Não consigo nem imaginar procurando essas coisas no TikTok, até porque este é uma plataforma de vídeo.

E por falar em vídeo, quando eu quero um conteúdo robusto, vou no YouTube. TikTok tem coisa boa, sim, mas no geral é superficial.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.