Eu não tenho filhos e espero se um dia tiver não pagar língua, mas acho um absurdo como os pais deixam crianças com acesso livre a a um smartphone/internet em geral, se um dia eu tiver minha intenção é que antes de uns 8-10 anos não vai nem saber o que é um smartphone, e dai até uns 16 somente com controle rigoroso estilo China comuna.
Além do já sábio risco a saúde física e mental acaba que as porcariadas que postam nessas redes sociais que vão acabar formando seu filho sobre personalidade, cultura, gosto musical, etc. Fora o risco maior ainda que são os criminosos, golpistas, pedófilos e todo o chorume que existe na rede.
Gostei amigo de sua resposta, espero que você seja firme na sua intenção, mas acho que vai ser difícil.
Então não vai poder mandar pra escola, porque a maioria das crianças vão ter um smartphone. Isso também se a própria escola não usar algum aplicativo para realizar alguma atividade.
Feliz ou infelizmente, os tempos mudaram. Escola já não é mais como era na minha (e suponho que na sua) época onde a sala de aula era desconectada e, quando muito, tinha internet na “sala de informática”.
Acho complicado transferir a responsabilidade toda para as próprias redes sociais, que é o que estão tentando fazer ultimamente. Cadê a cobrança dos pais? Essa inversão aí pode dar ruim uma hora.