TikTok testa vídeos de 60 minutos para competir com YouTube

1 Like

a rede social implementou um novo modo de tela cheia horizontal, ficando mais próximo do YouTube.

E que ainda precisa comer muito feijão com arroz pra chegar no nível do YouTube. E é muito estranho, já que, como diz a matéria, o TikTok é voltado pra vídeos na verticais. E a maioria ainda é assim. E quando você encontra um vídeo na horizontal, quase nunca expande a tela. E logo depois você tem que voltar.

É um negócio bagunçado. Precisam rever essa estratégia. Talvez adicionar uma aba diferente, só com vídeos na vertical, como no app do YouTube.

E por falar em YouTube…

o serviço do Google lançou o YouTube Shorts, com vídeos verticais de até 60 segundos

Vindo de um criador de conteúdo focado basicamente no TikTok, tenho duas observações a fazer sobre esse Shorts.

1. É limitado a 60 segundos. Logo, se você faz um vídeo pro TikTok, passando dos 60 segundos, obviamente, pra monetizar, tem que separar o vídeo em partes pra postar o mesmo vídeo no Shorts, o que é muito inconveniente. Talvez seja uma estratégia proposital pra forçar os criadores a fazer conteúdo originalmente pro YouTube, mas estes já o fazem no método horizontal mesmo. Os consolidados não ligam pro Shorts.

2. A plataforma ainda dá muita prioridade pros vídeos na horizontal. Ou seja, não entrega os vídeos do Shorts, na mesma proporção que o TikTok. Talvez tenha um pouco da questão do público não ser exatamente o mesmo (pelo menos no meu conteúdo).

Ou seja, em resumo: O TikTok é pra vídeo curto e vertical. O YouTube é pra vídeo longo e horizontal. Ambas as plataformas tentaram entrar no terreno da outra, mas a aplicação do método ainda está muito aquém…

4 Likes

Uma coisa que eu achei interessante na matéria foi ver o anuncio do TikTok sendo feito no Threads, se não tiver sido feito na X também… O futuro é logo ali.

Agora quanto aos 60min, acho que se não houver separação dos tipos de vídeos vai ser ruim para o usuário (apesar de poder só rolar o vídeo) do nada aparecer um com duração de 30min, haja tempo para quem quer ver coisas diferentes a cada instante.

2 Likes

Uma coisa que venho notando é a “YouTuberificação” do TikTok. Por um lado, é bom porque permite o compartilhamento de conteúdos mais profundos e multifacetados, visto que vídeos curtos não permitem tocar nem na ponta de um conteúdo reflexivo, por exemplo… Por outro lado, estão copiando tudo do YouTube, até a mania de anúncios sequenciais, o que me fez focar mais em publicar vídeos do que assistir, porque chega uma hora que o excesso de anúncios atazana.

1 Like

Virou caça de gato e rato isso ne?
YouTube kibando o TicoTeco com o Shorts; TicoTeco kibando o YouTube com uma pucking hora

Tipo, os chinas perderam o colhão e agora querem kibar tudo isso? Os caras colocaram post com fotos, kibaram o BeReal…

1 Like

E olha que mês passado foi liberado pra mim, via notificação, fazer upload de vídeos de até 30 minutos. Achei estranho ninguém ter falado sobre isso, inclusive…

1 Like

Assisto mais o Shorts que o TikTok. O YouTube me mostra pelo menos 3 seções de Shorts com 4 vídeos em cada uma, quando você entra em um vídeo, ele passa a funcionar de forma idêntica ao TikTok, mostrando um vídeo seguido do outro. Considero a solução do YouTube muito superior.

1 Like