TikTok pode se separar da chinesa ByteDance para continuar nos EUA

E se uma empresa não americana comprar?

Eles vão usar a mesma desculpa?

Chega a ser irônico. Os EUA com Google, Meta e o escambau espionando geral e tá tudo certo. Mas os chineses não podem porque “são malvadões”. Parece aqueles discursos anti-comunismo da época da guerra fria. Pelo menos os chineses admitem oficialmente que monitoram os cidadãos o tempo todo.

4 curtidas

A diferença que essas empresas não podem entrar na China como o tiktok consegue entrar no EUA

Podem sim, desde que deem dados ao governo local dos seus cidadãos!
Como a Apple fez!

3 curtidas

mas não igual

que eu saiba, o tiktok não passa dados para o EUA

imagino que isso que é a treta

Pelo que sei Facebook e Google são bloqueados na China, então n tem como espionar eles lá. Já o inverso n ocorre, nos EUA tem empresa chinesa a dar e vender na internet.

Os EUA não pedem dados para empresas estrangeiras. Ficaria muito na cara(o marketing deles falharia).
Mas eles pegam dados de empresas locais, não apenas dados de cidadões dos EUA.

2 curtidas

Bom, o lance é: todo mundo quer espionar. E como eu disse antes: a China admite que faz isso. Empresas americanas fazem também mas fazem aqueles “textões” ilegíveis sobre coleta de dados e o escambau mas na prática tudo se trata de espionagem também. Se você usa qualquer produto do Google, Meta, MS, Bytedance ou qualquer empresa do tipo, seja chinesa ou americana, você vai ter algum nível de coleta de dados. E essa hoje é a mercadoria mais valiosa do mercado. Tanto que os faturamentos anuais são na casa dos bilhões de dólares. Aliás, é aquela velha máxima: se o produto e/ou serviço que você usa é gratuito, então o produto e/ou serviço é você. Ou você acha mesmo que um Google da vida vai oferecer navegador gratuito pra geral a troco de nada? Ou você usa Whasapp achando que a criptografia que eles alardeiam geral não permite monitoramento?

Tem um filme de 1998 que chama Inimigo do Estado (Enemy of the State) que fala justamente sobre sermos monitorados o tempo todo. O filme fala sobre espionagem do governo mas serve bem pros dias de hoje e as empresas que vivem de coleta de dados nossos.

Têm um monte de filme que mostram as pessoas sobre a coleta de dados e espionagem, infelizmente as pessoas não dão a mínima mesmo

Bom, admitir não faz deles bonzinhos. Mas sim, como vc disse, todos querem espionar. Se nosso governo fosse potência, também sairia espionando a rodo por aí (mais do que já faz). Eu, particularmente, prefiro olhar pra forma de governo. O chinês é, óbvia e declaradamente, repressor. Nem se conta, por exemplo, a quantidade de jornalistas que até desaparecem por lá. Nesse quesito, prefiro ter muito mais cautela com os asiáticos que com os americanos.

Não falei em bondade ou maldade em espionar. Mas enfim…

E o único cuidado que você tem que ter com o governo Chinês é ser crítico franco deles. De resto…

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.