Tem como colocar memórias RAM diferentes em dual channel?

Seguinte, meu notebook atual (Acer Aspire F5-573G-519X) tem uma memória RAM (Adata AE4S240038G17-BHYA) de 8GB, e estava pensando em colocar outra também de 8GB. A memória atual é de 2.400 MHz, mas trabalha a 2.133 porque é a frequência máxima da placa mãe (não me perguntem, já comprei ele assim e não sei essa memória veio da Acer ou do dono anterior).
Minha pergunta é: estou vendo esse anúncio de uma RAM HyperX de 2.666, por óbvio ela também irá trabalhar a 2.133. Queria saber se nesse caso, como devido à limitação da placa mãe ambas as memórias estarão na mesma frequência, elas irão trabalhar em dual channel
(e não, não tenho como comprar dois pentes desse do anúncio pra facilitar, fosse gastar 700 reais em RAM eu comprava de fora que por esse valor pegava 2x16GB logo)

1 curtida

Vai ficar dual channel, a única coisa que precisa para dual channel é mesma capacidade, as outras especificações como frequência e latência são definidas pela mais lenta. Se usar memorias de tamanho diferente entra em flex channel, exemplo:

8GB+4GB: 4GB do primeiro pente vão trabalhar em dual channel com os 4GB do segundo, e os 4GB que sobram do primeiro pente fica em single channel.

Pode conferir com mais detalhes nesses artigo abaixo, o mesmo vale para AMD.

7 curtidas

Vai funcionar em dual channel a 2133Mhz.
Economiza grana e compra RAM de outra marca, mais barata. Pra notebook comprar HyperX ou Vengeance é jogar dinheiro fora. Não tem ganho de desempenho que justifique.

Pior que era o que tinha de melhor custo-benefício
Apesar de a médio prazo eu considerar comprar um kit de 2x16GB, fui atrás dessa também pq se eventualmente eu trocasse de note e pegasse um com frequência maior nos slots de memória eu poderia só colocar essa sem me preocupar (e vender o note atual com os 8GB originais)
De toda forma, essa oferta aí acabou o estoque e eu peguei essa outra, da HP, CL mais alto porém economizei 60 reais. E 2666 também, então a possibilidade de eventualmente levar pra outro note se mantém.
A HyperX, por sua vez, é a memória 2666 mais barata que tinha no Kabum!, à exceção dessa HP que por algum motivo não está listada entre as memórias de notebook (mas pode checar o anúncio, as imagens, tudo, é uma SO-DIMM de 260 pinos mesmo)

1 curtida

Por ser nova realmente está por um bom preço, levando em conta o pandemônio.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.