Colocaram windows 10 Pro no meu netbook mas de acordo com o que é mostrado na parte “sistema,” o sistema que foi instalado é de 64, mas acontece que quando peguei esse netbook ele estava com windows 7 starter de 32!
Mas então, porque é que antes ele estava com um sistema de 32??
Quer dizer então que todo esse tempo esse processador aqui era de 64 com um sistema de 32 e eu estava em um mó caçada garinpando softwares que ainda fossem compatíveis x86 e tendo que baixar versões inferiores de softwares tudo atoa??
muito melhor, computador deste tipo é para coisas extremamente básicas: office, vídeo, música e navegar, o resto, esquece. Linux com LXQE ou LXQT são bem melhores, até com 64bits fica bem
Problema não vai dar, mas vai ficar lento.
olha este ponto, o notebook tem 2GB de memória, Windows 64bits tem como requisito mínimo 2GB de memória, roda vai rodar, mas não vai ter aquela folguinha
Windows de 32bits, o requisito é um 1GB de memória, então tem aquela folguinha para assistir algo em qualidade melhor, mais abas aberta em navegador
E para piorar, o Windows 10 bits é bem mais pesado que o Windows 8 ou 7 que estava nele
Eu utilizo esse netbook pra treinar edições gráficas pois fiz um curos de mídias digitais, curiosamente a versão mais atual do GIMP rodava nele mesmo estando com um sistema de 32 bits (coisa que queria que alguém me explicasse como é que a versão mais avançada estava rodando em uma maquina como essa), mas algumas funções crashavam, acredito que era pela falta de algum drive ou arquivo desse tipo ou pelo fato de estar usando um sistema que já teve o suporte encerrado (como ainda não encontrei formas dinâmicas de entrar em contato com a comunidade do GIMP fiquei sem reportar esses acontecidos) mas a maioria das funções rodavam bem, só eram lentas, também uso o inkscape e outros softwares que ia acahando que ainda tinham versão pra x86, até um editor de vídeos (OpenShot) cheguei a utilizar apesar de ter sido precário pois era uma versão antiga do mesmo já que a atual não rodava pela incompatibilidade de sistema.
Qual seria a diferença entre XFCE, LXQE, LXQT e LXDE? Algumas distros que venho pesquisando possuem opções variadas desses negócios aí para baixar…
A pergunta que não quer calar é a seguinte:
Esses termos aí se referem a interfaces gráficas certo? ou seja, independente de qual seja a escolha da interface na distro, os softwares que tenham suporte a essa distro irão funcionar de qualquer jeito não importando se é lxde, xfce, kde ou outra??
Sim…. E não necessariamente. As vezes o app puxa muitas bibliotecas do GTK e/ou do Qt. Exemplo: o Natilus (navegador de arquivos), funciona melhor no Gnome do que no KDE (onde o Dolphin funciona melhor).
Eles devem ter instalado o 32bits porque acharam que a única diferença pro 64bits era a quantidade de RAM. O Atom N455 diz suportar apenas 2GB de RAM.
Nesse caso, eu recomendaria tu sair do WIndows 10 e ir pro Windows 7 ou pro Linux com interface leve… porque tu não deve estar tendo uma experiencia muito boa com o Windows 10…
o GIMP continua sendo desenvolvido pela comunidade para versão 32 e 64 bits, a questão de der problemas na utilização, imagino eu, que seja pelo processador ser de entrada e algumas funções do GIMP precisar de mais poder de processamento
XFCE, LXQE, LXQT e LXDE são interfaces nas distribuições Linux como vc falou, as diferenças são muitas devido ao seu desenvolvimento e propósito, o GNOME e KDE têm a comunidade maior, então eles conseguem desenvolver, corrigir, aperfeiçoar, acrescentar funções e animações em maior quantidade e qualidade.
LXQT e LXDE tem o propósito de ser mais leve, os programas vão rodar de forma “igual” por causa da distro, mas poderá apresentar alguns problemas na interface pelo fato da comunidade ter aperfeiçoado ou corrigido alguma bug de um programa que a comunidade gosta mais.
O @akahalls falou do Natilus para Gnome e Dolphin para KDE, essa é uma diferença, a comunidade de cada um desenvolveu um programa mais que o outro, isso aplica em todas as interfaces
Eu no seu lugar, colocaria o Debian LXQT por achar a LXQT mais bonitinha, mas da uma olhada no Debian de quantas interfaces têm e usa a que vc mais interessar
A explicação mais provável é que instalaram o Windows 7 no modo legacy, daí colocaram a edição de 32 bits.
Já a instalação do Windows 10, assumindo que tenha sido feita corretamente (modo UEFI, com o CSM desabilitado e com o HD/SSD formatado em GPT), só pode ser a edição de 64 bits. A inicialização UEFI não carrega bootloaders de 32 bits se o processador oferece suporte para 64 bits.
Sobre qual SO utilizar, se quiser permanecer com o Windows, eu recomendaria o Windows 10 LTSC 2021. É basicamente o Windows 10 mas apenas com o mínimo necessário para funcionar…
No caso, esse Natilus foi feito pela rópria comunidade Gnome e o Delphin pela KDE?
O inpecilho é a falta de um pen drive, tinha um mas o mesmo sumiu, se eu encontrasse uma forma pra formatar pelo Bios e fazer a mudança de SO sem precisar de dispositivos externos, até tenho um hd que posso usar como hd externo atraves do adaptador sata-usb mas não se tentar fazer isso ocasionará a formatação do mesmo, tenho arquivos importantes demais nele.
Tinha visto bastante esse pelo fato de achar que o netbook era 32 bits e essa distro ainda ter suporte a tal, acho que vai cair muito bem no meu pc (esse sim de fato é 32 bits).
Compra um pendrive! Se não tiver dinheiro, cobra por cada formatação que você faz que em duas você consegue um com marca boa e armazenamento suficiente pra fazer um pendrive de instalação de SO.
Acredito que sim, mas de certeza o Nautilus usa o GTK (tecnologia também por trás do Gnome e do XFCE) e o Dolphin usa o Qt (que está por trás do KDE, LXQT etc)