Tem alguma forma de colocar sistema de 64 bits em processador 32 bits ou o Intel Atom N455 é na verdade 64 bits?

Colocaram windows 10 Pro no meu netbook mas de acordo com o que é mostrado na parte “sistema,” o sistema que foi instalado é de 64, mas acontece que quando peguei esse netbook ele estava com windows 7 starter de 32!

(Não sei se é seguro exibir o ID do dispositivo e como aqui é um fórum público optei pornão exibir)

Alguém saberia o que aconteceu aqui?

o processador N455 é 64 bits, e só assim que ele consegue instalar SO 64 bits

1 curtida

Mas então, porque é que antes ele estava com um sistema de 32??

Quer dizer então que todo esse tempo esse processador aqui era de 64 com um sistema de 32 e eu estava em um mó caçada garinpando softwares que ainda fossem compatíveis x86 e tendo que baixar versões inferiores de softwares tudo atoa??

porque alguém colocou

normalmente coloca assim em computadores que tem 2GB ou até 3GB de memória, computadores com SO de 64bits consome mais memória e o próprio processador

Então se eu continuar utilizando ele com esse sistema pode prejudicar o processador ou algum outro componente?

Eles colocaram porque eu havia alugado mas como eles não conseguiram o que queriam me devolveram, eu queria mesmo era por um Linux nisso

muito melhor, computador deste tipo é para coisas extremamente básicas: office, vídeo, música e navegar, o resto, esquece. Linux com LXQE ou LXQT são bem melhores, até com 64bits fica bem

Problema não vai dar, mas vai ficar lento.

olha este ponto, o notebook tem 2GB de memória, Windows 64bits tem como requisito mínimo 2GB de memória, roda vai rodar, mas não vai ter aquela folguinha

Windows de 32bits, o requisito é um 1GB de memória, então tem aquela folguinha para assistir algo em qualidade melhor, mais abas aberta em navegador

E para piorar, o Windows 10 bits é bem mais pesado que o Windows 8 ou 7 que estava nele

Eu utilizo esse netbook pra treinar edições gráficas pois fiz um curos de mídias digitais, curiosamente a versão mais atual do GIMP rodava nele mesmo estando com um sistema de 32 bits (coisa que queria que alguém me explicasse como é que a versão mais avançada estava rodando em uma maquina como essa), mas algumas funções crashavam, acredito que era pela falta de algum drive ou arquivo desse tipo ou pelo fato de estar usando um sistema que já teve o suporte encerrado (como ainda não encontrei formas dinâmicas de entrar em contato com a comunidade do GIMP fiquei sem reportar esses acontecidos) mas a maioria das funções rodavam bem, só eram lentas, também uso o inkscape e outros softwares que ia acahando que ainda tinham versão pra x86, até um editor de vídeos (OpenShot) cheguei a utilizar apesar de ter sido precário pois era uma versão antiga do mesmo já que a atual não rodava pela incompatibilidade de sistema.

Qual seria a diferença entre XFCE, LXQE, LXQT e LXDE? Algumas distros que venho pesquisando possuem opções variadas desses negócios aí para baixar…

A pergunta que não quer calar é a seguinte:

Esses termos aí se referem a interfaces gráficas certo? ou seja, independente de qual seja a escolha da interface na distro, os softwares que tenham suporte a essa distro irão funcionar de qualquer jeito não importando se é lxde, xfce, kde ou outra??

1 curtida

Sim…. E não necessariamente. As vezes o app puxa muitas bibliotecas do GTK e/ou do Qt. Exemplo: o Natilus (navegador de arquivos), funciona melhor no Gnome do que no KDE (onde o Dolphin funciona melhor).

Eles devem ter instalado o 32bits porque acharam que a única diferença pro 64bits era a quantidade de RAM. O Atom N455 diz suportar apenas 2GB de RAM.

Nesse caso, eu recomendaria tu sair do WIndows 10 e ir pro Windows 7 ou pro Linux com interface leve… porque tu não deve estar tendo uma experiencia muito boa com o Windows 10…

1 curtida

por partes

o GIMP continua sendo desenvolvido pela comunidade para versão 32 e 64 bits, a questão de der problemas na utilização, imagino eu, que seja pelo processador ser de entrada e algumas funções do GIMP precisar de mais poder de processamento

XFCE, LXQE, LXQT e LXDE são interfaces nas distribuições Linux como vc falou, as diferenças são muitas devido ao seu desenvolvimento e propósito, o GNOME e KDE têm a comunidade maior, então eles conseguem desenvolver, corrigir, aperfeiçoar, acrescentar funções e animações em maior quantidade e qualidade.

LXQT e LXDE tem o propósito de ser mais leve, os programas vão rodar de forma “igual” por causa da distro, mas poderá apresentar alguns problemas na interface pelo fato da comunidade ter aperfeiçoado ou corrigido alguma bug de um programa que a comunidade gosta mais.

O @akahalls falou do Natilus para Gnome e Dolphin para KDE, essa é uma diferença, a comunidade de cada um desenvolveu um programa mais que o outro, isso aplica em todas as interfaces

Eu no seu lugar, colocaria o Debian LXQT por achar a LXQT mais bonitinha, mas da uma olhada no Debian de quantas interfaces têm e usa a que vc mais interessar

https://cdimage.debian.org/debian-cd/current-live/amd64/iso-hybrid/

1 curtida

Como o @3d8 gosta de quebrar a cabeça, eu recomendaria um Slackware pela estabilidade e pra o rapaz aprender as coisas na unha hahaha

kkkkkkkk vc é doido, quer matar o menino, ele vai ter alguns tilts antes de ter um AVC com o Slackware kkkkkkk

kkkkk se ele aguentar, problema com Linux ele não tem mais, ele vai ter caçar outra coisa kkkkkkkkk

A explicação mais provável é que instalaram o Windows 7 no modo legacy, daí colocaram a edição de 32 bits.

Já a instalação do Windows 10, assumindo que tenha sido feita corretamente (modo UEFI, com o CSM desabilitado e com o HD/SSD formatado em GPT), só pode ser a edição de 64 bits. A inicialização UEFI não carrega bootloaders de 32 bits se o processador oferece suporte para 64 bits.

Sobre qual SO utilizar, se quiser permanecer com o Windows, eu recomendaria o Windows 10 LTSC 2021. É basicamente o Windows 10 mas apenas com o mínimo necessário para funcionar…

1 curtida

Ah… Slackware é moleza… tem de recomendar Arch Linux, isso sim.

No caso, esse Natilus foi feito pela rópria comunidade Gnome e o Delphin pela KDE?

O inpecilho é a falta de um pen drive, tinha um mas o mesmo sumiu, se eu encontrasse uma forma pra formatar pelo Bios e fazer a mudança de SO sem precisar de dispositivos externos, até tenho um hd que posso usar como hd externo atraves do adaptador sata-usb mas não se tentar fazer isso ocasionará a formatação do mesmo, tenho arquivos importantes demais nele.

Tinha visto bastante esse pelo fato de achar que o netbook era 32 bits e essa distro ainda ter suporte a tal, acho que vai cair muito bem no meu pc (esse sim de fato é 32 bits).

@akahalls

Estão dizendo que essa é a melhor distro para quem quer dominar o Linux??
Roda bem em dispositivos antigos e fracos como os meus?

É verdade que dual-boot deixa o computador mais lento??

O que tem nele?

1 curtida

kkkkkkk a melhor não é kkkk mas se conseguir, sim

se eu não estiver enganado, não tem uma versão atual do Slackware em 32 bits, mas tem o debian, mint, opensource, zorin e gentoo.

Só que o gentoo precisa de um grau maior de conhecimento em linux, assim como Slackware

Mas se quer dominar, é escolher uma distro que vc mais se identifica e ir fuçando ela e aprendendo

empecilho
se teu cel tiver root, drivedroid https://play.google.com/store/apps/details?id=com.softwarebakery.drivedroid&hl=pt_BR&gl=US

Compra um pendrive! Se não tiver dinheiro, cobra por cada formatação que você faz que em duas você consegue um com marca boa e armazenamento suficiente pra fazer um pendrive de instalação de SO.

Acredito que sim, mas de certeza o Nautilus usa o GTK (tecnologia também por trás do Gnome e do XFCE) e o Dolphin usa o Qt (que está por trás do KDE, LXQT etc)

Quem cobra 15 reais por formatação? O Kingston 32GB tava 30 reais esses dias… em loja fisica.

Não sei haha não ando por dentro do mercado nem sei a última vez q paguei pra alguém fazer (já fiz?)