Telegram se reúne com TSE e avalia proposta de colaboração contra fake news

1 curtida

Antes tarde do que nunca, vamos ver se mantém a colaboração contra Fake News.

3 curtidas

Contra o que o tse e o stf acham que é fake new, falam que o sistema de voto não foi invadido, mas as provas dizem o contrário.

1 curtida

Eu estou por fora do assunto.
Quais provas dizem o contrário?

Qual dos sistemas, a urna, o de transmissão ou o totalizador?

1 curtida

Até agora, ele não falou nada. Kkkk

1 curtida

E nem vai falar, são acusações vazias que provavelmente saíram de um grupo de WhatsApp ou de um bot de Twitter. Como sempre.

os servidores do tse (que são eles que contabilizam os votos) foi invadido no final de 2018, cuja foi feita uma denúncia no site tecmundo, quando a pf foi acionada para averiguar o caso, e foi verificado que além dos servidores onde tinha o código fonte das urnas e outras chaves de autenticação foram copiados, na época a investigação não tinha cunho sigiloso, depois que todas as informações foi mostrada a público, o stf pediu sigilo do processo.

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/136004-hackers-invadem-sistema-urna-eletronica-pegam-dados-confidenciais.htm

1 curtida

links com a informação já postado acesse a fonte e leia.

O proprio hacker admitiu que não tinha acesso a rede do TSE durante as eleições, me parece que a rede está segura no momento da transmissão dos votos.
E se manipularem as urnas como estão evitando as auditorias por amostragem no dia da eleição?

1 curtida

o cara teve acesso aos sistema do tse e conseguiu até o software de carga que vai nas urnas, se ele quisesse poderia ter baixado o código inteiro, feito modificações para favorecer alguém, refazer o upload e apagar o arquivo original, esconder os rastros dele no ataque, esse mesmo software poderia ser introduzido nas urnas antes do pleito (como mostra na reportagem ele fez isso antes do 2 turno) e esperar a mágica acontecer com o software modificado… provavelmente ele não quis fazer isso e só fez a denuncia e mostrou as provas, agora negar que o sistema do TSE foi invadido e fuçado até o talo é ignorar os fatos! e contra fatos, não há argumentos.

parece que a informação foi um tanto chocante já que não respondeu depois que passei o link.

E como essas alterações passariam pelas auditorias de amostragem das urnas feitas no dia da eleição? imagino que tu saiba como elas são feitas e eu não precise te explicar isso né?

1 curtida

De acordo com o r7 o processo de auditoria é feito 30 dias antes da eleição, no site do tecmundo o artigo diz “teve o código do sistema de carga do software vazado durante a semana anterior ao segundo turno das eleições presidenciais”, ou seja, de acordo com a notícia a auditoria já havia ocorrido, pois só faltava 7 dias para o 2 turno, e mesmo com essa auditoria, o cara entrou no sistema e fez a festa, das duas uma, ou a auditoria feita pelo tse foi bem meia boca ou não fizeram auditoria nenhuma, podem até ter feito nas urnas, mas esqueceram do resto que é bem importante que são os servidores que armazenam e fazem a contagem de votos, credenciais do pessoal de TI e do pessoal do tse fora códigos de carregamento da urna.

Os códigos são assinados digitalmente por mais de uma autoridade, e só rodam se a assinatura for validada. Mesmo que haja roubo de código, não houve invasão ao sistema de totalização. E se uma urna for alterada, só contar o boletim de urna.

Quem é de interior sabe que a contagem de votos sempre bate e todo mundo acaba descobrindo quem votou em quem e quem traiu quem.

Ps: a moderação da comunidade vai tratar os posts acima como fake news ou vai contribuir pra a desinformação?

Você teve acesso ao laudo da PF na época de como foi a invasão pra afirmar tais coisas? na época o laudo da PF foi compartilhado pois o inquérito não estava em sigilo de justiça, e lá estava em detalhe tudo que possivelmente o hacker mexeu nas buscas da PF, já que nem a PF tinha certeza até onde o cara tinha fuçado, então só quem pode responder suas afirmações foi o hacker que entrou no único sistema de voto brasileiro, cujo custa milhões para ser mantido e um cara entrou e ficou meses lá brincando. Ou podemos ignorar e dizer que essa notícia é fake News (apesar de ter passado em todos os jornais).

E a auditoria feita nas urnas no dia da eleição?

A é, tu nem sabe como funcionam as urnas e as checagens no dia das eleições, nunca deve ter conversado com um chefe de sessão ou um delegado regional do TRE, nunca deve ter visto os informes de votos entregues aos representantes de cada partido. Só ta repetindo cegamente o que a mídia divulga sem nunca ter investigado pessoalmente o que está repetindo.
Se o sistema fosse tão falho quanto tu menciona o hacker teria acesso a ele no dia da votação, o qual estava completamente fechado a acessos externos (e isso foi admitido pelo próprio hacker)

Entrar e ler arquivos é uma coisa, alterar eles sem que ninguém descubra é outra coisa em um nível muito acima disso.

Primeiro, confesso que tenho uma leve noção de como é o sistema de auditoria não sou um asno, segundo, mesmo se eu não soubesse do processo de checagem das urnas, isso mudaria o fato do TSE ter sido invadido e ter dados sigilosos roubados? E o pior, isso a poucos dias do 2 turno do processo eleitoral do brasil? Sobre se ele alterou códigos das urnas ou não, só o hacker pra saber, ele pode muito bem ter alterado e na denúncia ter omitido essa informação, nunca saberemos, Só estou repassando fatos, se os fatos não lhe agradam não posso fazer nada. O que está implícito é o sistema de voto brasileiro foi invadido, se não acha o tecmundo uma fonte adequada pesquise em outros locais como R7 por exemplo.

E o fato do TSE ter sido invadido garante que alguém possa manipular as urnas e passar por cima das outras medidas de segurança? que estão lá justamente para casos assim, ter varias camadas para se evitar fraudes, como qualquer sistema descente de segurança tem de ter.

Até agora o hacker que invadiu o TSE não mostrou nenhuma prova de que fosse capaz de alterar as eleições, só mostrou que as outras medidas de segurança são necessárias e funcionaram nesse caso.

só se ele é um magico e passou por cima da auditoria realizada no dia da eleição, que de novo, tu mostra o teu completo desconhecimento do assunto ao ignorar a existência dela, ela foi criada justamente prevendo a possibilidade de alguém alterar o código das urnas e para descobrirem essa alteração.

tu só é um papagaio que não sabe nem coletar os fatos completos antes de sair repassando meias verdades. Podem ter invadido e coletado dados, mas não foram capazes de alterar as urnas e a eleição.

Vai estudar o sistema de votação antes de sair repetindo besteiras por ai, quem não gosta dos fatos é tu, já que propositalmente ignora boa parte da verdade.

Resposta do TSE “Dada a dimensão da invasão feita ao sistema do TSE, o blog perguntou ao tribunal mais detalhes do que tudo isso representa. A principal questão é se seria possível, de alguma maneira, alterar o resultado de algumas das urnas eletrônicas. Até o fechamento deste texto, não houve resposta do tribunal. Atualizaremos assim que o TSE se manifestar.”

Pra bom entendedor, meia palavra basta.