Telegram abre queixa de monopólio contra Apple na Europa

Originally published at: Telegram abre queixa de monopólio contra Apple na Europa – Negócios – Tecnoblog

Para Telegram, Apple exerce “poder monopolístico” no mercado de aplicativos com taxa de 30% cobrada na App Store

Se eu crio um S.O., eu que dou as regras, ta certo a Apple. Nenhum governo deve controlar o produto dos outros.

3 curtidas

Esse valor é extorsivo mesmo. Nem as igrejas mundo afora cobram 30% dos fiéis pra garantir sua casinha no céu.
postei e saí correndo 🏃‍♂️💨

5 curtidas

Aí que sono!

30% não é atoa, também fornecem a distribuição do app e das atualizações, processam os pagamentos de qualquer lugar do mundo, além de lidarem com fraudes.

Fora que o app aparece numa loja junto com os demais, imagine se tivesse que ir no site do desenvolvedor, pagar direto pra ele (vai que só aceita pagamentos do país dele e você está em outro), existe toda uma logística por trás dos 30% que a Apple cobra.

Lembra antes dos smartphones que se quisesse ter um app no seu celular tinha que baixar da loja da operadora ou manualmente do site do desenvolvedor?
Aposto que as operadoras cobravam até mais do que 30% por isso.

Fora que Microsoft/Google também cobram, 30% é meio que o padrão do mercado.

4 curtidas

Até poderiam dizer que 30% é exagero, mas no ano seguinte vai para 15%. Então nem isso da pra reclamar. Sem contar que um desenvolvedor de iOS ganha 3X mais que no Android.

2 curtidas

“A plataforma é minha, nela entra quem eu quiser. Se alguém não estiver satisfeito, que vá para o Android.”

Basicamente essa ai vai ser a resposta da Apple.

Sei lá, reclamar que não pode abrir uma plataforma própria dentro do iOS parece ser que nem reclamar que eu não posso abrir minha própria loja dentro do supermercado do outro.

Será que alguém vai reclamar que na loja da Crocs só vende Crocs e não vende Havaianas?

4 curtidas

mas a plataforma de jogos não seria algo dentro do Telegram, não? Tipo aquela que o LINE tem?

Eu entendi que seria um outro app, dedicado a isso. Mas se fosse dentro do telegram, me parece desvio de finalidade. E talvez a intensão deles fosse usar isso para não pagar as taxas. Usando a plataforma do telegram para fazer o pagamento.

Ai começo a entender a narrativa dos 30% que não quiseram pagar. Porque pretendiam burlar isso.

Pior é que foi quase isso a resposta do Tim biscoito.

A diferença que as outras lojas vc pode usar outros meios de pagamento!
Na da Apple vc não pode nunca mencionar outra! Que é banido!

30% não é errado.
Errado é ser concorrente da Apple no mesmo setor e ela não pagar nada
Tendo margem de negociação que pra mim é impossível !

1 curtida

Da pra fazer isso no Google!

Supondo que você tenha uma casa e alugue cômodos dela para terceiros, faria sentido você também pagar aluguel para morar na sua própria casa ?

2 curtidas

Essa analogia é problemática… Se os terceiros não gostarem do aluguel, eles tem pra onde ir.
Porém no caso da AppStore, se tu quiser ganhar dinheiro no iOS, ou aceita 30% ou não participa. O que não é muito legal pros devs. 30%, mesmo que apenas pelo primeiro ano, é muito alto…

Bom, pode ir para o Android, que representa 85% de toda a base mundial. Porém mesmo tendo que pagar 30% e 15%, um dev que desenvolve para a plataforma Apple (agora com apenas um código vc consegue com poucos ajustes, disponibilizar o mesmo app para: iOS, iPad OS, TV OS e Mac OS) ganha 3X mais que na Play Store.

Então mesmo pagando esse valor, ele ainda tem mais benefícios. Fora que os usuários Apple não tem medo de comprar um app. Justamente por confiarem na plataforma, gastam mais.

Óbvio que todo mundo quer pagar menos e receber mais.

1 curtida

Na analogia, o desenvolvedor querer ganhar dinheiro no iOS seria análogo ao inquilino querer ficar na casa alugada.
E assim como existem outras casas pra alugar, existem outros ecossistemas pra desenvolver aplicativos e monetizar.
Cada casa tem seus altos e baixos, assim como cada ecossistema tem seus altos e baixos.
As taxas são um dos baixos.
E 30% é quanto o Google cobra também, se não me falha a memória.

Depende do serviço, o YouTube por exemplo fica com 40% se não me engano.

Ou seja… o Telegram tá de fulia, então. haha.

Eu tenho de comprar três versões do app pra usar em todos os dispositivos?! Ai é dose… hahaha

1 curtida