Telefonia fixa ainda resiste no Brasil, com 24,5 milhões de linhas

2 Likes

Creio que o pessoal mais velho tem mais resistência em largar as linhas fixas. Minha mãe mesmo usava a desculpa de que a central de alarme precisava de telefone fixo pra fazer a comunicação. Trocaram a central, que agora usa a internet. Mesmo assim ela desconversa quando o assunto é acabar com o telefone fixo. Do que eu vejo, o fixo para ela passa a ideia de segurança, caso o celular não funcione, por mais que seja apenas mais uma aporrinhação com ligações indesejadas. Ou, ainda: o telefone dela é daquela época que uma linha fixa custava uma fortuna, e vc tinha gente (ela inclusive tinha uma linha secundária pra isso) que alugava linha telefônica.

2 Likes

Só tinha essa ■■■■■ em 2013 quando precisava usar no velox, depois que venci a oi no processo e só cobravam a internet o meu foi cancelado, em 2019 me livrei da OI tb

Ela deve tá no tempo que quando a energia acabava, o telefone fixo ainda funcionava

3 Likes

Minha mãe ainda usa muito o telefone fixo, mais até que o celular. Salvo em raros momentos, o fixo sempre está lá para você usar.

1 Like

No trabalho ainda reina absoluto. Em casa era “telefone de penico”, só spam e trote. Aboli o telefone fixo antes da Claro assumir a NET.

Aqui em casa minha avó também em uma relação de “afetiva” com o telefone, pois ela é da época que começou a telefonia no Ceará, para ter uma linha telefônica tinha que comprar “ações” da finada Telemar. Até para mudar de operadora foi uma luta.

PS.: aqui no bairro ela era uma das únicas que tinha telefone (no inicio do bairro) dai o povo utilizava o telefone de “orelhão” para receber chamadas.

1 Like

Ela deve tá no tempo que quando a energia acabava, o telefone fixo ainda funcionava.

Pior que antes de 2018 era assim se faltava luz aqui o telefone fixo ainda pegava (se for aquele telefone fixo com pilha) hoje em dia só a luz cair nem pega mais e tem que ligar pra solicitar reparo que leva quase 3 meses pra da um retorno da ouvidoria da OI mais
O problema do telefone fixo sempre foi a dificuldade de contratação/cancelamento e infraestrutura/investimento se vc hoje quiser contratar um telefone fixo hoje vai ter que escolher aquele pacote tv e internet já que eles não querem que vc contrate separado e dependendo da cidade não tem disponibilidade nem pra mudar operadora o telefone fixo não vai parar de existir ele vai ser forçado pq operadora e burra e e não atualiza seus serviços com decorrer do tempo.

2 Likes

O telefone fixo ainda quebrar um galho principalmente se seu celular descarregar e precisar ligar pra alguém ou receber ligações da escola ou trabalho.

1 Like

Mas só se for telefone fixo tradicional com fios de cobre, e a Oi tá tentando se livrar. Hoje em dia fixo novo é quase tudo VoIP (seja por fibra ou cabo coaxial ou via internet) ou WLL usando rede móvel.

2 Likes

acredito que os 2018 seja as instalações bem antigas né, pq faz tempo que vi um telefone fixo assim

Nem senti falta… desde que a VIVO perdeu meu número de uns 40 anos atrás, nem senti falta do telefone fixo… hahaha É uma conta a menos para pagar.

trim trim

7 Likes

piririm piririm piririm
alguém ligou pra mim

5 Likes

Hospitais em geral funcionam bem com redes fixas, não dá pra adaptar uma central de celular, no meio corporativo é um padrão, quando ai no Brasil gerenciava uma rede hospitalar tentamos mudar, porem sem sucesso, ainda mais que o brasileiro e isto fizemos inumeras pesquisa de marketing valoriza mais empresas com numero fixo do que numeroa moveis que ja passa a ideia de desleixo ainda mais em sac.

1 Like

73,34% dos frequentadores do Tecnoblog não saberiam bloquear ligações nesse aparelho. :joy:

1 Like

Minha avó mora em um sítio e em determinado ano (acho que foi por volta de 2018) ela foi informada de que o telefone fixo não funcionaria mais na casa dela, pois não era mais viável fazer manutenção nos cabos. O problema é que lá também não tinha sinal de celular.
A solução acabou sendo uma internet via rádio, agora ela usa um smartphone, mas faz e recebe chamadas apenas via WhatsApp.

Eu teria processado. Eles tem obrigação de manutenção, problema deles. Ou mantem os cabos ou trocam de tecnologia.

2 Likes

Eu ainda tenho telefone fixo em minha empresa, e sempre que procuro alguma empresa ou serviço na internet dou preferência pra número fixo, pois a maioria das pequenas empresas que usam só celular não querem gastar sequer 10 reais em um chip pra ter um número separado, ai você liga a pessoa atende com “Alô” não me passa muito profissionalismo.

Errada ela não está, eu troquei minha central de alarme recentemente por uma “inteligente” que funciona pela internet, várias e várias vezes ela me avisa de alarme ativado ou desativado muitos minutos depois da ação, por algumas semanas bugou e ficava horas pra avisar, até tive alarme falso disparado e recebi a ligação por ainda ter mantido a discadora, porque se dependesse da porcaria tecnologica e fosse um caso real teria me lascado.
Eu trabalho diretamente com com tecnologia, e quanto mais vivo e conheço menos confio nela.

1 Like