Tela espelhada versus reflexiva

Olá pessoal, beleza?

As vezes penso em trocar meu setup com monitor por um notebook, como um Mac M1, e uma das coisas que me preocupa, é o fato do mesmo ter tela reflexiva. Alguém que tem experiência em usar tanto telas reflexivas como telas foscas para atividades mais ligadas a leitura pode opinar sobre a diferença de cansaço visual em ambas no uso prolongado?

Se envolver experiências com Mac M1 melhor ainda. Apesar de ter a tela espelhada ouvi gente elogiar a tela, dizendo que ela é muito boa e por isso não cansa tanto os olhos. Apesar disso, ela me parece ser bem espelhada.

Noto ainda que já tive problemas de leve sensibilidade visual com luz.

Obrigado!

3 curtidas

Tenho aqui em casa alguns notebooks. Um Dell Inspiron 15 700 (tela FHD reflexiva), um ThinkPad E580 (tela FHD fosca) e o MacBook Pro M1.

TL;DR: Sobre cansaço não notei diferença. A tela do MacBook é bem melhor no geral, mas sendo muito mais caro não acho que valha a pena pagar só para ter uma experiência de leitura melhor. A menos que tenha outro motivos para escolher ele.

Deixando o MacBook de lado um pouco, pois a tela dele é muito diferente dos outros dois, posso dizer que entre o Dell e o ThinkPad a diferença mais notável é que o Dell (com tela reflexiva) tem um preto muito mais bonito e profundo. De resto, leitura nos dois me parece uma experiência bem idêntica. Eu uso pouco fora de casa, mas acho que para ler em ambientes mais claro o ThinkPad deve se sair melhor que o Dell.

Diferença no preto:

Na leitura, o ThinkPad e o Dell mostram pouca diferença entre si. Mas acho o ThinkPad ligeiramente mais nítido. Sendo o MacBook bem melhor que os dois, pois os pixels são menos distinguíveis e a renderização de fontes do MacOS é mais agradável (tem menos aquele efeito serrilhado nas fontes).

Dell:

ThinkPad:

MacBook Pro M1:

Agora em qualidade de cores, o MacBook ganha com uma grande vantagem. Talvez não fique tão perceptível na imagem, mas há uma boa diferença:

Dell:

ThinkPad:

MacBook:

7 curtidas

Excelente comparação :clap: :clap: :clap:

Uma dúvida, algum desses modelos é touch?
Quando fui comprar meu notebook atual, tinha a versão com touch e sem touch, mas a versão com touch tinha uma proteção sobre a tela que dava muito mais reflexo.

1 curtida

Não. Nenhum é touch.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.