Tela do PC congela e tenho que desligar ele para voltar a funcionar

Então, recentemente meu PC começou a dar umas congeladas do nada. Acontece as vezes quando n estou mexendo. Quando estou mexendo em algo simples, tipo YouTube ou em algum jogo.

Fico de olho sempre na temperatura e está super normal, eu literal n sei pq isso acontece.

Tenho uma memória RAM de 16GB e uma RTX5500 TX 8G D6 (pfv n me assustem)

Esse PC eu montei sozinho. E acho que isso começou já faz uns 2 meses. Não é frequente. Mas fico preocupado com o que possa ser.

Já que foi você quem montou, sugiro:

• Troque a pasta térmica do processador;
  • Tire a memória e a PVideo e limpe-as também (aquela borrachinha…);
  • Limpeza geral, na máquina.

Isto feito:

• Atualize os drivers dos componentes;

• Desinstale o driver de vídeo da placa e deixe o sistema se atualizar.

Continuando o problema:

• Faça um teste da memória ram;

• Caso a placa mãe tenha video onboard, faça a mq assumir o onboard.

Se não der chabú no onboard, possivelmente estará relacionado a gtx ou a fonte de alimentação.

O video onboard demandará menos da fonte. A que você tem pede mais carga.

Outras dicas surgirão aqui, até de gente com mais expertise.

Mas é o que posso sugerir, por ora.

Sugiro fazer esses passos primeiros… que são mais rápidos… BEM mais rápidos. Porém sugiro DDU em modo de segurança com rede e baixar os drivers mais recentes do site da AMD… (não adianta nada reinstalar os drivers que já estavam no sistema…)

Se isso não resolver, ai sim começa o teardown… mas como tu não disse nem que fonte era, fica dificil… começa com a spec completa do PC:
CPU, Modelo da RAM, Placa Mãe e fonte…

1 curtida

Teste de ram com o memtest é simples e sem custos, então sugiro começar por ele.

1 curtida

é, galera já falou

dos drivers, dar uma olhada em gerenciador de dispositivos, lá mostram se está faltando algum driver especifico, tem um sinal de exclamação meio amarelado

Mas esse é o passo mais demorado… a menos que a RAM esteja completamente fodida, leva horas pelo que lembro… hahaha

ele nunca disse que era rápido kkkkk
é simples basta iniciar e voltar no dia seguinte

Eu deixo rodando enquanto durmo esse tipo de teste, muito raramente precisa acompanhar o teste rodando.

Outro que as vezes deixo rodando uma noite inteira é o de stress prime95, dou boot em um windows live via pendrive (windows PE) e deixa lá a maquina fritando por umas 8 horas.

Quem diabos começa o troubleshooting pelos passos mais demorados? hahaha

Eu faço isso enquanto to acordado… depois que eu quase fritei um i9-9900KS fazendo esse teste (o pump do watercooler parou, morreu), não faço isso se não estiver perto e monitorando…

EU, pq sou preguiçoso de fica desmontando a maquina e fazendo testes que envolva mais tempo e atenção nos detalhes.