Tela azul no PC e SSD não aparece

Fala pessoal, blz?
Ultimamente meu notebook (Predator 300 G3-572 com i7 7700HQ e GTX 1060) vem apresentando um comportamento bem curioso, do nada ele da tela azul (BSOD) e quando reinicia ele simplesmente esquece q tem um SSD (eu coloquei) e boota pelo HDD (veio no pc e acabei não formatando pra tirar o sistema). As vezes o pc volta a bootar pelo ssd esperando um tempo com ele desligado, outras eu preciso desconectar o hdd pra ele bootar pelo ssd. Já formatei e não resolveu, então acredito q não seja algo do windows.

Alguém já passou por algo parecido e/ou saberia me dizer o q pode estar ocasionando isso? Eu fiz check no ssd e hdd e ambos estão em perfeita saúde de acordo com o programa. Não estava exigindo mto do pc em nenhuma das BSOD, ao menos não intencionalmente. O pc tem dois anos de uso e nunca troquei pasta térmica nem nada assim, não tenho ctz se seria um fator relevante pra esse caso.

Limpa os contatos do ssd e o slot dele com limpa contatos, as vezes é só sujeira.

E tira o windows do HD, fica mais fácil diagnosticar o que tá acontecendo se ele der erro de boot em vez de fica entrando no windows do HD.

1 curtida

Por enquanto nem precisa tirar o Windows do HD, só tira o HD mesmo.

Tu tem outro lugar pra testar esse SSD? ou outro SSD?

1 curtida

Tirei ontem e ligou de boa. Coloquei o hd e continuou ligando. Isso já tinha acontecido tbm.

Pior q não pra ambos. O notebook só tem uma entrada NVME e uma sata, q é do hd

teria de tirar e deixar sem ele.

Mas qual seria o intuito desse teste? Ver se o hd está causando a BSOD?

ver qual exatamente é o comportamento do notebook se ele não tiver outro dispositivo para dar boot.

ele da erro de boot? o ssd aparece na bios quando der erro? ele congela na tela de boot?
tem varias coisas que podem estar acontecendo ai, mas claro, a primeira coisa a fazer é uma boa limpeza dos contatos do ssd.

Já que tu não tem um outro SSD ou pc com esse tipo de SSD para testar… é o único jeito de isolar o SSD como problema. Se tu souber como fazer, também dá para testar os capacitores e etc perto do slot M.2 e os do SSD para ver o que tá errado. (Se for problema elétrico)

Não é muito relacionado, mas eu tinha um CCE Iron 321B (ou algo assim) que VIVIA matando os HDs SATA… desconfio que ele tinha algum problema no ajuste de tensão.

Saquei. Comprei o limpa contatos e vou fazer esses testes amanhã e domingo. Mas já adiantando, geralmente sim, quando reinicia o ssd não aparece na bios e nem no windows, deixando um tempo desligado ele simplesmente costuma aparecer de novo e bootar pelo ssd. Ontem pela primeira vez travou na tela de boot, ficou numa tela azul um tempo e simplesmente desligou, até então nunca tinha feito isso. Depois q desconectei o hdd bootou de boa, coloquei o hd de volta e tbm ligou tranquilo, inclusive estou digitando por ele agora.

Não sei, mas vou pesquisar. Algo a indicar?

Eu só espero q não seja algo do tipo kkkkk
É mta zica dar isso depois q acaba a garantia

Tu teria de ter um multimetro confiável, conhecimentos de eletronica e o projeto do objeto ou a descrição de cada componente eletronico e testar um a um.

Se isso ai for vicio oculto, eles são obrigados à arrumar.
Se for desgaste, ai dançou. No meu caso era vicio oculto mesmo, mas desisti de tentar arrumar aquela bomba.

Update:

E agora bootou do nada
Vai entender

no começo do ano eu peguei esse erro em uma das maquinas aqui no trampo, no meu caso oque estava causando os erros eram os pentes de memoria, troquei eles e resolveu. AQui nós usamos maquinas HP desktop Pro G3

Como conseguiu descobrir?

Pois é comum dar erro nos pentes de memoria dessas HP Pro, bom pelo menos o lote que veio aqui para a empresa é, então por isso acabei testando os pentes por desencargo e acabou calhando de serem realmente eles a causa. Mas geralmente não é essa tela que aparece aqui nas maquinas, geralmente elas desligam e dão uma tela azul qualquer. Com essa tela que vc printou só peguei uma mesmo.

Durante o mês passado eu só tinha a tela azul comum tbm
Se não me engano citava algum problema com o watchdog
Essa q postei só apareceu hoje

Primeiro: faz backup de tudo que for importante no SSD e retira o HD.

  1. Entra no modo de segurança:
  2. Seleciona Repare Seu Computador => Solução de problemas => Linha de Comando

Agora na linha de comando:

Diskpart

List disk

Sel disk 0 (o teu SSD)

List vol

Veja qual é a partição EFI

Sel vol 4 (no caso, digamos que seja a 4)

assign letter={alguma letra}

Exit

{letra}:

format {letra}: /FS:FAT32

bcdboot C:\windows /s {letra}: /f UEFI

Se não funcionar, ainda sem o HD: zera o SSD e reinstala o Windows 10.

Vlw, vou tentar amanhã. Tava usando agr e o poltergeist q ta monitorando o pc adora dar tela azul quando saio de perto kkkkk
Sem o hd ele só diz “no bootable device”

1 curtida

Quando diz isso, ele detecta o SSD no BIOS? Se sim, acredito que a linha de comando possa resolver. Mas tu vai precisar de um disco de boot.

Se não, dá uma olhada se não tem alguma configuração que tá bugando ele.

Nem consegui entrar na bios pra ver, mas baseado no q já vi provavelmente ele não estava sendo encontrado pela BIOS mesmo. Acabei de ligar ele e bootou normalmente. Eu tenho uma forte impressão q isso tem relação com o driver de video ou algo assim, costumo usar ele plugado na TV, e nunca tive esse problema nas poucas vezes q usei ele desconectado dela.

Config na BIOS?