Tecnocast 244 – Seu banco digital está seguro?

1 curtida

Acho q sei q banco é esse q exige biometria pra transferência - é um q tenho usado bastante também.

Eu encerrei minhas contas no picpay e umas 2 corretoras onde não movimentava mais.
Ainda tenho contas demais (como uma do nubank q nem uso), mas tenho movimentado apenas em um bancão e outro banco digital, mas antigo de mercado.

Uso a pasta segura pra conta PJ e corretoras, mas deixei uma conta fora dessa pasta.

E vamos tentando nos defender.

2 curtidas

Eu fiquei curioso para saber qual era o aplicativo do banco, qual é esse que você usa?

Qual seria esse banco?

1 curtida

É o BTG Banking, antigo BTG+

1 curtida

Lista de ações que eu fiz para me proteger:

  1. Coloquei senha nos chips; (isso é essencial)
  2. Deletei os apps da corretora e carteira cripto;
  3. Coloquei senha adicional para acessar whatsapp, telegram, instagram, notas e gmail;
  4. Apps de bancos, fotos e gerenciador de senhas foram para o segundo espaço;
  5. Criei uma macro que bloqueia a tela do celular sempre que ele se afasta 3 metros do meu smartwatch;
  6. Fiz um card com números e contatos importantes para caso de roubo/assalto (fica escondido comigo e só eu consigo entender) com um roteiro do que eu tenho que fazer. Isso é importante pq no momento ficamos transtornados e demoramos demais para fazer o que precisa ser feito;
  7. Tentei me hackear e também pedi para minha esposa (isso sim é arriscado :joy:) tentar fazer um pix, acessar meu whatsapp e telegram.

Depois de tudo isso, ainda acho que é possível alguém me roubar, mas pelo menos eu tentei dificultar a vida do sujeito. :sweat_smile:

Acredito que seja o C6 Bank, mas provavelmente isso em breve será padrão em todos os apps de bancos.

1 curtida

Esse mesmo.
Não é meu banco principal (ainda é um bancão). Mas meus investimentos estão todos nele e o retorno que me deram com a conta foi bem superior a qualquer bancão. Cartão Black com excelente limite, sem mimimi de anuidade, app muito funcional (até agora). Então, por enquanto, nada a reclamar. E atendimento muito superior a qualquer outra instituição.
Ainda estou criando confiança, mas cogito no futuro usar essa conta como principal.

Como colocar senha adicional no Gmail? Existe alguma maneira de fazer ele sempre pedir FaceID quando abrir o app ou abrir qualquer notificação? O grande problema de segurança é a gente usar o Gmail pra tudo, e ele estar sempre logado no celular…

A gambiarra que encontrei no Samsung foi deixar minha conta Google principal (com o e-mail para recuperar senhas) na Pasta Segura. Aí criar uma conta Google genérica para uso geral no celular.
Ainda tentando me adaptar…

1 curtida

Eu tentei de todas as formas “invadir” minha conta do Nubank. O máximo que consegui foi trocar a senha e acessar a conta. O ladrão ainda teria que ir atrás do meu CPF pra conseguir a troca de senha.

Mas nenhuma transação foi possível antes de autenticar por meio de biometria facial. Isso usando outro celular. No meu próprio, pede a digital cadastrada no aparelho e sequer da pra pedir a troca da senha.

De qualquer forma, deveria ter algum sistema de segurança que bloqueia acesso total ao trocar a senha. Dando um prazo pra desbloquear. Seria tempo suficiente pra vitima informar o roubo e bloquear totalmente o acesso.

Fala pessoal. Como vocês, também passei as últimas semanas preocupado com a segurança do meu celular.
Estava procurando uma forma de exigir a senha para aplicativos específicos, mas infelizmente o iOS não tem uma solução nativa para isso como o Android. Entretanto, encontrei um truque:

  1. Abra o aplicativo Relógio, clique em Timer e em Ao Terminar selecione Parar Reprodução
  2. Em seguida abra o aplicativo Atalhos, clique em Automação e Criar Automação Pessoal
  3. Selecione o gatilho App em seguida For Aberto e escolhas seus aplicativos sensíveis: bancos, carteiras digitais, corretoras e etc…
  4. Em Adicionar uma ação, escolha Iniciar timer e configure para 1 segundo

Toda vez que você abrir um dos aplicativos da lista o iPhone será bloqueado, exigindo que você digite sua senha ou use a biometria para desbloquear. Serve para os casos do “batedor” de celular desbloqueado, que são os mais comuns. Quando ele perceber que foi trancado para fora, tomara que você ja esteja a caminho de casa para inativar o aparelho pelo aplicativo Buscar…

2 curtidas

Muito boa essa dica!!! :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Eu coloquei os apps relacionados a dinheiro na pasta segura e desativei o WhatsApp Pay, eu nunca usei isso mesmo.

Apps financeiros que não usava mais eu exclui minha conta. Picpay eu só tinha conta por causa de cashback, como já fazia uns 2 meses que não aparecia nada, não tem motivos de continuar usando.
Apps de compras como Magalu, Amazon e Mercado Livre, agora pede senha pra eu abrir. Alguns outros apps com informações sensíveis agora também pedem senha.

Algumas medidas de segurança que eu já usava fazia tempo eram:

  • Não salvar contatos como pai e mãe (eu coloco o nome deles)
  • Colocar senha no chip
  • Não salvar contatos no chip.
  • Não mostrar informações das notificações na tela bloqueada.
  • Não exibir notificação de SMS e WhatsApp no smartwatch.

Está cada vez mais chato usar meu celular, mas pelo menos agora me sinto mais seguro.

Antigamente quando eu fazia root, lembro que habilitei uma opção para pedir senha na hora de desligar o smartphone, pois o modus operandi de antigamente era desligar o smartphone logo que foi roubado (foi até citado no episódio) e naquela época não era pedido senha. Eu também tinha um app que tirava foto com a câmera frontal e enviava pro meu e-mail sempre que errava a senha 3 vezes.

1 curtida

Preciso fazer o primeiro, embora eu sequer lembre aonde coloquei o cartãozinho do pin padrão.

O segundo me pergunto se alguém ainda faz, visto q hj da pra salvar em conta google/samsung/apple e etc.

Se é da Vivo, costuma ser 8486

Edit: Achei no Google
PIN da Vivo : 8486. PIN da TIM: 1010. PIN da Claro: 3636. PIN da Oi: 8888.

1 curtida

Valeu.

Eu ia chutar 1234 ou 0000

Não ia acertar de nenhuma operadora

1 curtida

No meu Android, desinstalei o Google Pay e mantive o Samsung Pay, já que o primeiro não pede biometria para fazer pagamento e nem oferece opção para ativar este recurso.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.