Tecnocast 217 – XP, o Windows que se recusou a morrer

1 curtida

Nada morre, as empresas apenas não conseguem extrair mais dinheiro aí precisam criar uma desculpa pra tal.

Olá a todos, como estão as coisas?

Sobre o podcast dos 20 anos do Windows XP, vocês tocaram no assunto dos temas. Nessa mesma época, existia uma cultura muito forte do Deskmod, que envolvia uma forte personalização do sistema, desde aplicar um patch no uxtheme.dll até trocar os ícones, os sons do sistema, os wallpapers, era tudo mesmo. Tinha até os “Transformations Pack”, que tu instalava e transformava o XP em Vista, ou 7, ou até mesmo em um Mac OS.

Aí tu vem para os dias de hoje, as personalizações ficaram muito limitadas. Eu gostava da ideia das live tiles, mas por causa daquela interface limitada que implementaram no Windows 10, não deu pra tirar muito proveito, quando tu clicava com o botão direito em algum item do menu iniciar, não apareciam muitas opções. Enquanto que no Windows 7, tu tinha um “canivete suíço”, onde tu podia resolver as coisas ali mesmo. Nem vamos falar do absurdo que fizeram com a barra de tarefas no Windows 11. Vai acabar criando um mercado de barra de tarefas, assim como foi feito com o menu iniciar a partir do Windows 8.

Enfim, saudade de quando dava pra instalar TEMAS DE VERDADE, e não só trocar a cor da barra de tarefas por outra. Ou melhor nem isso, no Windows 11 agora só tem modo claro e modo escuro. De certa forma, eu tento manter essa cultura de personalizar o visual do sistema, hoje essa cultura está mais direcionada nas distros Linux e nos launchers do Android.

Um abraço a todos. E vou postar aqui uma foto da tela inicial do meu celular. Um dos meus sonhos não realizados era de ter o Lumia 1020, aí tento de alguma forma replicar no meu atual (Poco X3)


Resposta para o fato de que milhões de computadores ainda estão usando XP está também no fato de que a Microsoft não criou um migrador decente que auxilie na migração do XP para qualquer windows mais novo … um exemplo é as máquinas de Raio X de milhões de hospitais e clínicas, cujo o software para a máquina de Raio X funcionar foi criado em Delphi e Cobol, para DOS de 32 bit (e rodou perfeitamente no Windows 95 até o XP, )… inclusive é possível o técnico chegar e certos hospitais e ainda encontrar computadores com Windows 95 ou 98 e o Software da máquina de raio X instalado nele, e o CD de instalação do aplicativo pode ter sumido… nisso se tem uma situação onde a única possibilidade é migrar até o XP , pois a migração do 95 ao 98 e ao XP possuem a capacidade de não perder os aplicativos instalados no computador, ou seja, mesmo que não se tenha mais o instalador mas sabe-se que não vai perder os aplicativos instalados então migrar do 95/98 até o XP é algo confiavel, depois disso o que eu faço é generalizar o XP e tento mudar de hardware para usar um computador mais atual (aposento o hardware antigo e boto algo mais novo), só que a partir daí é que surge a dificuldade… consigo até modificar o regedit pra poder instalar drivers AHCI sobre o XP e em seguida mudo no setup pra o HD ou SSD trabalhar em modo AHCI em vez de modo IDE ( o que garante a melhor vida util do SSD ou maior velocidade quando se usa HD) … porém fico limitado a não sair do XP , pois os infelizes da Microsoft não criaram o migrador do XP para o Vista/ Windows 7 ou 8 ou 10 que mantenha os Aplicativos instalados ainda instalados… ao contrário, ao migrar para o Windows 7 /8 /10 ( clicando no setup.exe do Pendrive e avançar) o que acontece é que o instalador do Windows 7 … 10 vai preservar somente os arquivos da pasta "Meus Documentos " e do desktop, o desgra.ça.do não preserva os aplicativos que ja estavam instalados no XP, e esse é o grande problema que é de fato o que impede muita gente de migrar… É só esse o fato… alem disso, o Windows update parece ser um sistema burro, retardado, pra dizer o mínimo, pois se existisse alguém interessado em resolver o problema dos drivers de verdade a Microsoft ja teria resolvido, afinal de contas são bilhões de computadores e será possível que o proprio Windows não conseguiria identificar o número de serie da placa mae e fazer backup dos drivers e salvar esses drivers na nuvem para o Windows update ter esses drivers pra baixar numa próxima vez ? Serio isso que nesses anos todos a Microsoft não incluiu os drivers de uma simples Impressora Daruma, Bematech e elgin ? Se existe a lei e todos os comércios são obrigados a usar impressoras térmicas e quase todo mundo usa impressora termicas dessaa 3 marcas então é óbvio que a pessoa precisa ter o Windows reconhecendo essas impressoras, mas não, o que a Microsoft fez? Incluiu drivers de video Nvidia no Windows 7 e diante (driver grande, enchendo o tamanho da ISO, e deixou de fora varios drivers de rede, de impressora, bluetooth, chipset, usb… enfim)… é bonito instalar o Windows em PC antigo e ele já me conhecer driver de vídeo e de som, mas sinceramente, dá um ódio saber que mais da metade dos gigas da ISO são drivers de video Nvidia de placas mae velhas, sendo que eu só uso intel, o que me falta muito é driver de rede, driver de USB, de chipset e de impressoras térmicas, todos os drivers que me faltam somados poderiam substituir os drivers de video na ISO e a ISO ficaria bem melhor…
Eu já tentei sozinho fazer o backup do regedit do XP para depois importar no Windows 7 e copiar as pastas "Arquivos de Programa " para se tentar migrar aplicativos que estavam instalados no XP… até usei comando regsvr32 para ativar as várias dll, ja coloquei inclusive para copiar tudo do HD usando o teracopy e assim caso houvesse alguma dll dos Aplicativos largadas dentro da pasta system32 ou outra localização o teracopy copiou tudo ( com a função de ignorar arquivos repetidos) e ainda vi na lista do próprio teracopy esses arquivos copiados e ativei cada um com o regsvr32 … porém, minha trabalhosa empreitada só deu certo com alguns aplicativos, não deu certo com todos, acontece que mesmo eu usando Windows 7 de 32bit os aplicativos de 16bit não rodam no win7 como rodam no XP, o Windows 7 tem bloqueios infernais contra aplicativos de 16bit, alguns rodam, outros não, e isso é bizarro, chega ser inexplicável, enfim, me fazendo ter de instalar o aplicativo XPMODE sobre o Windows 7 e ter de instalar la dentro, o que torna impossível a tarefa de importação de backup de regedit pra dentro do XP de dentro do XPMODE, e é nessa hora que eu desisti e achei melhor deixar o computador rodando o XP mesmo… lembrando que pra todas as etapas geralmente se faz um clone do disco ou uma imagem de backup do disco… então por fim acabe voltando o XP na maquina, em vez de tentar usar windows 7 … foi aí que milhares de empresas esbarraram nesse problema e desistiram de migrar… a culpa é da Microsoft, por não ter criado um migrador decente

Se eu lembro do Windows XP?
XVVVK-BBWRD-6VDBY-4BQ36-FFRDQ
Isso é o que eu lembro de cabeça. De 2006 a 2009 eu trabalhava em uma loja de manutenção aqui em Piracicaba e a gente costumava decorar os seriais de instalação dos sistemas. Usei muito o XP, e na época eu gostava do tema prateado. Ficava muito bonito!
Sou das antigas e tive o ME também. Era muito bom, pois ele sumia o mouse, a tela ficava desfocada, tela azul, programas não abriam… e tudo isso com uma placa mãe PC-Chips! Eu nem lembrava dessa marca até ser mencionada no episódio, que foi muito bom!
Mais pra frente comprei uma placa-mãe da Abit, que era sencacional! Já tinha suporte a SATA, era revolucionária na época!
Bons (???) tempos aqueles… rsrsrs

Minha eXPperiência com o XP só começou em 2007, quando comprei meu primeiro PC e ele veio com windows vista.
Mal comprei e um amigo sugeriu instalar o XP, e assim usei esse PC até meados de 2011 quando comprei um notebook com windows 7

Vira e mexe vc acha algum caixa por aí q ainda roda XP

Uso em meu possante Notebook Positivo Premium… Pena que pelo internet Explorer e Google Chrome ficam com erros de certificado. Uso Ópera e bem limitado. Sistema pra mim imbatível. Uso Office 2003 com a alegria dos assistentes, especialmente O Clippy meu amigo mas edições do Word. Meu filho de 9 anos facinado rindo desses assistentes, do doguinho na pesquisa. Good Times

Lembro de um também THMPV-77D6F-94376-8HGKG-VRDRQ. Deve ter facilmente mais de 10 anos que não uso ele mas está tão cravado na cabeça dá pra lembrar sem dificuldades.

2 curtidas

Lembro que a “versão” mais estável do Vista era “converter” o Windows 2008 Server Standard pra uso em “Workstation”…

Sobre o EEE PC 701, trabalhei numa loja que trouxe do PY, meti o louco e instalei o XP pro mesmo, no office 2003 somente com Word Excel e Powerpoint…Dos 4gb usáveis, sobrava uns 700…Aqueles Windows XP lite eram muito ruins de usar, não dava.

Essa loja tinha um HD IDE com imagens do Norton Ghost…Pra atender a demanda desse EEE PC, foram atrás de “gavetas USB” e com elas em 20 minutos tava clonado o sistema.

Outra coisa que lembro que nessa mesma loja, antes de modificar uma ISO com driver sata ICH9 da intel (modo AHCI)…Alguns clientes queriam XP nos notebooks com Windows Vista de fabrica. Só que alguns notebooks não tinham como colocar “modo IDE” na bios (Toshiba, eu te odeio) e só foi possível pq um dia eu tava olhando uma parte velha do estoque dessa loja e eles tinham 2 FLOPPY USB da Lacie completamente LARGADOS. Usava eles direto, até eu aprender a usar o nLITE.

Só que eu odiava o nLITE, pq ele automatizava demais e eu queria que a instalação fosse o mais “original” possível e poder usar a “restauração de sistema” (no começo da instalação, vc apertava “R” para reparar), coisa que o nLITE retirava. Pra isso precisava extrair o “boot.ima” de uma iso, copiar o conteúdo da ISO modificada pelo nLITE e usar o NERO Burning Rom pra fazer o trabalho.

imagem retirada do forum TackTech

Um pequeno pitaco sobre a sobrevida desses sistemas.

Eu trabalho com Automação Industrial, e nos ultimos anos temos vários clientes que estão buscando a empresa pra migrar a plataforma de automação que eles usam pra uma mais nova pois não encontram HARDWARE compativel.

O softwares que eles rodam no XP não rodavam em windows mais novos, e os processadores mais novos não permitem instalar o XP mais, então quando queimava uma máquina, era um desespero sem tamanho atrás de um PC velho funcional pra fazer a substituição.

Mas é, ele rodava MUITO suave, pois pegou um salto de memória gigantesco, das pessoas saindo de 256MB pra 2GB. Hoje em dia, se vc instalar o Windows 10 num pc com menos de 4GB de RAM, a unica coisa que roda é o cooler.

2 curtidas

O XP tinha como requisito mínimo 64MB de RAM e recomendado 128MB pra versão 32-bit (1GB pra versão 64-bit).
O 10 pede 1GB de RAM mínimo pra versão 32-bit e recomendado 4GB de RAM (2GB e 4GB pra 64-bit).

Então usar o 10 com 4GB de RAM seria “equivalente” a usar o XP com 128MB de RAM (no sentido de estar usando apenas a quantidade recomendada de RAM).
Eu realmente não lembro se o XP rodava muito suave com apenas 128MB de RAM.

Lembro que meu AMD Duron 1400+ soldado na placa “PC Shits”, com chipset SiS não gostava muito. Comecei com 128mb, mas como era compartilhado com video on-board, só ficou tranquilo quando pra mim quando coloquei 256mb.

Realmente foi um salto enorme de estabilidade do Windows 95/98/Me para o XP graças à mudança do kernel Windows 9x para Windows NT.

Agora verdade seja dita, o Windows XP só começou a ficar decente mesmo na versão SP2, que reuniu muitas melhorias de recursos e de segurança. a versão. Se não me engano, as versões pré-SP2 não tinham drivers AHCI a fim de suportar HDDs SATA, o que exigia embutir o driver na imagem de instalação com o nLite.

Eu realmente não lembro se o XP rodava muito suave com apenas 128MB de RAM

Lá nos idos dos anos 2000 eu tinha uma máquina da Positivo com 128mb de ram e que veio com o Windows XP Starter Edition. Acreditem ou não, nessa versão só era possível abrir 3 programas simultaneamente!!

Tive que fazer um upgrade para 256mb de ram para o Windows XP Professional poder rodar legal.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.