Tecnocast 199 – Montando os carros do amanhã

Tecnocast 200 chegando, será que vai rolar um episódio especial?

3 curtidas

Verdade, será que vão fazer algo diferente pra comemorar?

Mobilidade não tem nenhuma relação com carro elétrico.
Carro elétrico é só uma ideia nova (não tão nova assim) pra continuar com o mesmo problema das grandes cidades, q é o trânsito infernal e a falta de investimento em transporte coletivo.

Mas, mobilidade não é apenas isso. Mobilidade é ter uma cidade planejada onde as pessoas possam morar onde tem infraestrutura e, se possível, mais perto do trabalho, não tendo que perder 3 ou 4 horas do dia só pra ir e voltar do trabalho.

Outra problemática dos carros elétricos, principalmente num país como o Brasil, é como carregar esses carros à medida em q as frotas forem crescendo. Sem investimentos pesados em infraestrutura de energia, vamos penar mais do q agora, em época de estiagem. Tomada a cada km de estrada é fácil de colocar. Mas tem q ter energia. E energia, apesar de o combustível fóssil ser mais poluente, ainda é difícil de substituir num país do tamanho do Brasil, com a quantidade de problemas de infraestrutura q temos.

2 curtidas

Conteúdo patrocinado, claro, é basicamente uma propaganda da marca; não que o episódio tenha sido ruim por causa disso, muito contrário, com certeza foi uma discussão bastante produtiva.

Mas como o @imhotep disse, mobilidade não se resume a carro elétrico como as montadoras querem fazer que pensemos. Mas, como o Henrique falou, a eletrificação é um caminho sem volta, adiciono que talvez não em sua totalidade nos próximos 10 anos como as montadoras também querem vender.

Ps: acho inadmissível um gerente (nem sabia q existia sênior pra gerente) de uma área dedicada à eletrificação usar a palavra VOLTAGEM, ainda mais considerando que o público da BMW não é o Tião eletricista, esse sim, que usa a palavra voltagem e não há problema nisso.

1 curtida

Mesmo nos EUA, onde os carros elétricos são mais vistos nas ruas, a gasolina é tão barata, que as pessoas não ficam fazendo cálculo pra saber o que sai mais barato.

No Brasil ainda há outro problema - carro elétrico é pra primeiro dono. O segundo ou terceiro dono que tiver que trocar a bateria, vai ter uma bela surpresa, tamanha a facada.

Claro que é um caminho sem volta, mas não com o romantismo que colocam.

Todo mundo só quer vender o seu carrinho. “Olha como ele é bonito, como tem tela grande, como faz de 0 a 100 em X segundos” Programa de recompra e reciclagem de bateria ninguém viu, ninguém vê. Uma bomba de todas as empresas pra estourar daqui a alguns anos

Os cara querem incentivar o uso do carro elétrico, mas no Brasil é sem condições, além de carros elétricos serem absurdamente caros, tem a questão dos constantes reajustes na conta de energia.

Jabazinho basico da montadora, mas espero ser bom o podcast como sempre foi quando há merchan.

Agora a bandeira vermelha será reajustada em 50% devido à estiagem e carros elétricos custando a partir de 200 mil reais ou mais, no nosso país não será realidade nunca. Pro primeiro dono ainda é tranquilo enquanto estiver na garantia, após o destino será o ferro-velho, já que é inviável a troca.

Bom, a Tesla eu sei que propagandeia sua cadeia circular de baterias, o que inclui um programa de reciclagem aqui e ali.

Nunca fui atrás dos detalhes, então não sei como funciona a coleta e tal, mas pelo menos eles parecem estar olhando para isso.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.