Tecnocast 198 – O fantasma da franquia na banda larga

1 curtida

Poxa, esqueceram de citar o caso da TIM, talvez o pior entre as grandes operadoras. Há mais de um ano estão cancelando o contrato de quem atinge 2TB de tráfego em um mês. Não é redução de velocidade, não é suspensão até virar o mês, mas o contrato é simplesmente cancelado.

Meus dois centavos: qualquer limitação desse tipo precisaria ser clara, discriminada claramente no contrato e razoável. 4TB me parece um tanto baixo, ainda mais com a tendência do tráfego aumentar. E se considerar que a Anatel tem nos regulamentos a obrigação de velocidade média em 70% do valor contratado, soa ainda mais absurdo, já que 4TB são muito menos do que o possível trafegar em um mês com 70% de 250Mbps.

As operadoras precisam ser capazes de coibir alguns abusos, mas devem ser razoáveis. O caso do cliente em que a Claro fez essencialmente uma fiscalização extra-judicial na casa me parece tão absurdo que beira o ilegal.

1 curtida

E provavelmente deve ser, pois o cliente foi constrangido, teve que abrir mão de sua privacidade para provar que não estava cometendo uma infração do contrato.
Sendo que quem acusa é que deve provar, se a claro estava o acusando ela que deveria apresentar as provas num tribunal caso ele(o cliente) a acionasse na justiça por acreditar que um possível cancelamento do contrato tenha sido injusta.

No caso da TIM não entra como franquia e sim como abuso de rede, então oficialmente a TIM não tem franquia.

Sobre a questão de provedores locais, eles estão crescendo mto e “salvando” a galera que não tem mta opção, mas também nem tudo são flores.

Eu sempre bato na tecla de q no meu bairro (periferia de SP) só tem UM provedor local pra competir com a Tim, q não tem FTTH e está limitada a 60mbps. Ainda assim ambas são melhores que a Vivo q se mantém firme e forte em entregar incríveis 2mbps.

Já no bairro vizinho, existem pelo menos uns 2 ou 3 provedores locais a mais q no meu bairro, além da Tim e Vivo na mesma situação, porém, NENHUMA além da vivo leva cabeamento até a casa dele, seja lá qual for o motivo, e isso já tem uns bons anos. Não é nem questão de “ah o cabo está em outra rua”, está na rua dele, mas não seguem aquela direção específica pra casa dele.

Experimenta cancelar. Eles vão simular que leva 48 horas, pra ver se vc desiste. Nessas 48 horas sua internet vai voar.

Eu sempre senti um acordo. Onde vivo entra com 2mbs Claro não entra. E vice versa. E onde tem outro internet alternativa não entra.


Nem sabia dessa limitação tão alta (4tera) tenho um plano de 240mega e no site mostra franquia de apenas 400gb.

Que este dia nunca chegue. Essa coisa de franquia de dados é muito ultrapassado. Com a necessidade cada vez constante de se manter conectado não faz sentido mais haver franquias de dados. Pra mim o futuro vai ser quando unificarem os planos de dados móvel e fixo (quem sabe daqui alguns anos, através da starlink), porém se tiver franquia, aí mata a proposta.

Então pessoal, existe um problema muito serio que é a infraestrutura dos prédios para receber fibra. Aqui no meu prédio temos uma única pessoa que ainda possui uma linha telefônica da Oi, que segundo ela fica desligada pois apenas recebe ligação de Telemarketing, mas ela mantem o numero pq faz doação para algumas instituições pela conta de telefone. :joy:

Onde quero chegar com isso? As tubulações dos prédios já estão todas obstruídas com cabos da NET e única via possível, para passar a FIBRA (daria até para passar mais operadoras) seria a remoção do cabo de PAR metálico da Oi, porém quem tem que fazer a adequação é o condomínio, mesmo que fosse autorizado a remoção do cabeamento antigo da Oi as empresas de Fibra não querem fazer (Fica a dica, as pequenas operadoras de FIBRAS deveriam se juntar e formar um consórcio para readequação predial na troca de acesso para Instalação da sua estrutura. ).

Ou seja a Oi/TELEMAR (Estou em Belo Horizonte), deixou para trás este legado de lixo tecnológico para trás. Penso que a solução será o 5G via Radio, daqui a uns 5 Anos.

Obs: Passei a minha infância inteira torcendo para a NET chegar com cabeamento no meu bairro, nunca tive Internet de qualidade na casa dos meus pais em minha infância, não tinha TV a cabo (tinha que pagar caro em TV via Satélite). Hoje no bairro em que minha mãe mora, tem 5 operadoras de Fibra destas pequenas com velocidade de até 350MB/s, e eu hoje aqui, adulto, casado, pai de família, em um bairro mais central preso numa NET de 240MB/s sem ter para onde onde correr. Ou seja, é aguentar ou me mudar! Pensei em ir para o Interior de MG ou SP.

Há exatos 3 anos atrás, eu fiz um evento em Sacramento/MG e contratei link via Fibra para fazer transmissão ao vivo de uma palestra pelo Youtube e fui atendido em menos de 2hs, atualmente o Interior está muito bem servido com Infra de Internet, através de FIBRA.

1 curtida

Outra questão, as operadoras menores praticam muito mais o QOS ou ( Traffic shaping ), não se enganem. Tenho um editor de vídeo que trabalha comigo, que mora numa cidade satélite de Belo Horizonte, ele tem Fibra em casa, porém já identificaram que ele trafega muito na rede por ter que baixar e subir vídeos/arquivos pesados o dia inteiro. A solução foi ter mais um gasto mensal com VPN para tentar enganar a Operadora.

1 curtida

Resido em uma cidade de 20mil hab. tenho 400 mbps full, nada de limitação, já teve mês que só meu pc no wifi consumiu 2 tb, fora 3 tvs com netflix o tempo todo , celulares, meu Xbox, cameras de segurança com gravação em nuvem.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.